Partilhar

Quais são os símbolos do Halloween

Por Sara Silva. Atualizado: 26 outubro 2018
Quais são os símbolos do Halloween

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é uma comemoração que acontece na noite de 31 de Outubro. É tradição, em vários países, decorar o exterior da casa nessa data com abóboras iluminadas, se fantasiar de algum personagem assustador e jogar doce ou travessura. O Halloween é também um ótimo pretexto para organizar uma festa temática, na qual não podem faltar biscoitos de múmias, decoração assustadora, iluminação criativa e, claro, muitas referências a símbolos de Halloween. Mas quais são os símbolos do Halloween? Para o ajudar nessa o umCOMO reuniu neste artigo os principais símbolos do Halloween, seus significados e tudo o que você precisa saber sobre essa celebração.

Também lhe pode interessar: Quais são as tradições de Halloween

Significado da abóbora no Halloween

Não pode haver Halloween sem abóboras, este é um dos principais símbolos da festividade! De noite elas devem ser iluminadas com velas no interior para que, segundo a lenda, iluminem o caminho do espírito de Jack, um homem que aprisionou o diabo mas que, ao morrer, foi recusado no céu e no inferno, tendo ficado na Terra a vaguear.

Como você vai ler a seguir, originalmente eram furados os nabos, não as abóboras. Segundo a lenda, um homem chamado Jack, que uma vez enganou Satanás, foi proibido de entrar no céu e no inferno quando morresse. Ele foi condenado a vagar na escuridão, com só um carvão para iluminar seu caminho. É por isso que colocamos velas dentro de abóboras cortadas no Halloween.

Quais são os símbolos do Halloween - Significado da abóbora no Halloween
Fonte: sheknows.com

Porque a abóbora é o simbolo do Halloween

No dia 31 de outubro milhares de abóboras são cortadas com formas monstruosas para colocar uma vela lá dentro e homenagear a noite de Halloween. No entanto, de onde vem esta tradição? As origens da noite dos mortos devem ser procuradas na cultura celta, que foi a que criou as bases fundamentais do que hoje conhecemos como Halloween.

A lenda de Jack Lanterna

Para saber por que Halloween é representado com uma abóbora devemos remontar-nos a 2500 anos atrás e explorar uma lenda da cultura celta. Esta lenda popular fala de um homem irlandês que é muito avarento.

Na noite de 31 de outubro Jack encontra-se com o próprio demônio em uma taberna e chega a um acordo com ele: lhe dará sua alma em troca de uma moeda para tomar o último drinque. O demônio aceita a troca e converte-se em moeda, Jack coloca-a no bolso, onde também leva um crucifixo, algo que impede que o diabo volte a recuperar seu aspecto.

Jack aproveita esta situação e chega a um outro acordo com o demônio: entregaria sua alma em um prazo de 10 anos. Após este tempo, o demônio volta a procurar Jack que volta a fazer-lhe uma chantagem com outro crucifixo: desta vez diz-lhe que o diabo nunca levará a alma de Jack.

Mas quando Jack morre sua alma não pode entrar no céu por causa de sua vida pecadora nem pode entrar no inferno pelo pacto feito com o diabo; então Jack é obrigado a viver no mundo dos vivos.

No entanto, o caminho para voltar ao mundo dos vivos é escuro e o demônio dá a Jack um carvão aceso que iluminará o caminho dele. Para evitar que a luz se apague, Jack coloca o carvão dentro de um nabo que estava comendo e assim consegue voltar ao mundo dos vivos.

A evolução da lenda

Na cultura celta, os nabos eram um fruto muito recorrente nas plantações. Os povos perfuravam os nabos e colocavam o carvão dentro deles; estas lanternas caseiras eram colocadas nos túmulos para que os mortos pudessem encontrar o caminho de regresso ao mundo dos vivos durante a noite de 31 de outubro.

Para saber por que Halloween é representado com uma abóbora precisamos entender que a lenda passou da cultura celta à cultura norte-americana. Foi então que os irlandeses viram que no novo país não havia plantação de nabos, mas que havia um excesso de abóboras, um fruto maior e mais fácil de perfurar. De modo que foi alterada a tradição dos nabos pela das abóboras no Halloween.

Abóboras de Halloween atualmente

As abóboras de Halloween são conhecidas como "Jack-o-lantern", ou seja, a lanterna de Jack, a ferramenta que o irlandês avarento usou para poder viajar do mundo dos mortos para o mundo dos vivos.

Os celtas achavam que o dia 31 de outubro era o último dia do ano e que durante a noite se quebrava o fio que havia entre a vida e a morte. Por isso, as pessoas iluminam suas casas com esta lanterna que ajuda os espíritos a não se perderem durante este trajeto de volta à vida. Leia o seguinte artigo se quiser saber por que Halloween é comemorado no dia 31 de outubro.

O motivo pelo qual as abóboras são esculpidas com formas terríveis é para imitar o rosto de Jack e, desta forma, afugentar o diabo, porque o pacto que eles fizeram há tantos anos ainda hoje continua vigente.

Quais são os símbolos do Halloween - Porque a abóbora é o simbolo do Halloween

Outros símbolos do Halloween

A festa de Halloween é muito divertida para todas as crianças do mundo todo, sobretudo porque em geral consiste em se fantasiar e comer doces, que criança não gosta disso? Há bem mais em Halloween do que "doce ou travessura", no entanto, é possível que você queira compartilhar a história da festa com a sua família. Confira o significado de outros símbolos do Halloween que também são super importantes:

Significado da bruxa no Halloween

Existem várias histórias assustadoras que relacionam as bruxas às tradições da noite de 30 e 31 de outubro. A mais conhecida conta que as bruxas participavam em festas organizadas pelo diabo, nas quais jogavam maldições e feitiços a qualquer pessoa que viam e se transformavam em objetos e animais para pregar sustos.

Vassouras

No 31 de outubro das vassouras representam as bruxas e onde está uma vassoura, certamente haverá uma bruxa por perto! Por outro lado também simbolizam a limpeza e o poder de varrer para fora da vida de alguém as más energias e pensamentos negativos.

Gatos pretos

Em alguns países os gatos pretos são encarados como mau presságio e almas de pessoas mortas, razões mais que suficientes para fazerem parte das tradições de Halloween! Nessa data eles representam a transformação, pois se diz que os gatos no 31 de outubro são bruxas transformadas em animal.

Morcegos

Crê-se que os morcegos enxergam além da aparência dos vivos, conseguindo ler seus pensamentos, intenções e sentimentos. Verdade ou não, sua simples presença é capaz de assustar, devido ao fato de se alimentarem do sangue de seres vivos e estarem associados a vampiros.

Fantasmas

A tradição diz que no Dia das Bruxas as almas voltam à terra para assombrar a população, pelo que são um dos símbolos mais conhecidos nesta data. Pessoas se fantasiam de fantasmas, incluem fantasmas de papel na decoração e fazem biscoitos de fantasmas para comemorar o Halloween.

Caveiras e ossos

Simbolizam claramente a morte, doença e vida na terra com os dias contados. São excelentes elementos para decorar uma festa de Halloween e se diz que os fantasmas usam esqueletos para assustar os mortais. Além disso, no 31 de outubro também estão relacionadas com uma festividade mexicana chamada "Dia dos Mortos".

Sangue

O sangue bem vermelho é outro dos símbolos muito populares no Halloween, usado sob forma de sangue falso para tornar as fantasias mais realistas e assustadoras. Ele também surge simulado em algumas comidas de Halloween, através de corante alimentício, vinho ou ketchup.

Lápides e cemitérios

O cemitério é o local onde o mundo dos vivos se mistura com o mundo dos mortes, e muitas histórias assustadoras do Dia das Bruxas se relacionam com esse espaço, dizendo que as almas saem de suas lápides na noite do 31 de outubro para assombrar os vivos.

Corujas

Apesar de não serem tão populares quanto os morcegos, as corujas também fazem parte dos símbolos do Halloween. Tradicionalmente são símbolo de sabedoria e mistério, no entanto, para outros povos, esta ave está relacionada com magia negra.

Quais são os símbolos do Halloween - Outros símbolos do Halloween

Como explicar o Halloween

Explique as origens da festa de Halloween. Apesar da cristandade medieval ser a origem da maioria de nossas modernas celebrações de Halloween, algumas tradições estão enraizadas em "Samhain", uma festa muito antiga irlandesa. Este festival honra os mortos e marcou o começo do inverno e o começo do novo ano (pelo antigo calendário celta) nos primeiros tempos cristãos e pagãos.

Fale a respeito de como difundir a comemoração. Como o cristianismo ganhou força na Europa no século IX, a igreja declarou o 1º de novembro Dia de Todos os Santos para honrar os santos que ainda não têm seu próprio dia de homenagem. A missa especial celebrada é conhecida como "Allhallowmas" (a missa de todos os santos). A noite anterior era conhecida como All Hallows Eve.

Discuta as origens de "doce ou travessura" (trick-or-treat). Uma versão é a de que no Dia dos Mortos, os cristãos primitivos iam de porta em porta pedindo "Bolos de alma", oferecendo em troca, uma oração pela alma do doador. Outros dizem que em Samhain, os participantes usavam máscaras que representam os mortos, e saíam de casa em casa recolhendo os alimentos que tinham sido reservados pelos defuntos.

Explique por que os participantes usam fantasias de Halloween. As pessoas costumavam achar que em All Hallows Eve, existia uma linha entre os mortos e os vivos debilitados, e que os espíritos para voltar a entrar no mundo, possuíam os vivos. Ao que parece, as pessoas temerosas usavam o traje de vampiros e fantasmas para evitar um encontro com o real, e serem possuídas.

Explique as comemorações similares no mundo todo. Desde o dia dos Mortos no México, passando pelo Festival dos mortos na Sicília e o "Fawkes Day" da Inglaterra, há muitas comemorações parecidas com as de Halloween no mundo todo. Sua família, inclusive, poderia desfrutar de algumas destas tradições e comemorações em várias culturas.

Quais são os símbolos do Halloween - Como explicar o Halloween
Fonte: sagamistica.blogspot.com

Como comemorar o Halloween

Halloween tem origem na frase "All hallow's eve", que provém do inglês antigo e significa "véspera de todos os santos", uma vez que se refere à noite de 31 de Outubro, véspera do feriado de Todos os Santos. O Halloween era uma festa religiosa que graças ao seu cunho protestante anglo-saxônico se converteu numa festa pagã. Nos últimos anos cada vez mais países celebram mais e melhor o Halloween incorporando as suas próprias tradições. A seguir explicamos-lhe as coisas mais básicas para curtir um Halloween.

Fantasias de Halloween

Fantasie-se algo tenebroso e medonho para festejar o Halloween. Sem dúvida uma das coisas mais divertidas da festa de Halloween são as fantasias e disfarces, por uma noite pode representar algum dos famosos e aterradores personagens como: Annibal Lecter, Jason, Freddie Krueger, Zoombies, Mortos vivos, Drácula, Frankenstein, Michael Meyers, Leatherface, Damian o filho de diabo, Ghostface, Regan a menina do exorcista ou Jack Skellington são alguns dos mais populares nos USA. Mas pode também disfarçar-se de múmia, vampiro, diabo ou Harry Potter que são também muito populares para festejar o Halloween.

Decore a casa com figuras do Halloween

Decore a casa para o Halloween, a abóbora, balões com caras de mortos, velas que dão um ambiente fúnebre à sua casa são apenas algumas das muitas decorações que pode fazer para celebrar um Halloween divertido. Além de decorar pode por música ambiente para Halloween e/ou ver uns filmes de Halloween com os seus amigos.

Gostosuras ou travessuras?

Jogar ao "doçura ou travessura?", originalmente o doçura ou travessura era uma lenda segundo a qual nem só os espíritos dos defuntos eram livres de vaguear pela Terra durante a noite, mas também todos os entes provenientes de todos os reinos espirituais. Entre eles havia um terrível e maléfico, que deambulava pelos povos e aldeias, indo de casa em casa pedindo precisamente "doçura ou travessura". Atualmente as crianças disfarçadas vão pelas casas dizendo doçura ou travessura com o objetivo de conseguirem doces e presentes.

Inspire-se: 30 frases de Halloween em inglês com tradução

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os símbolos do Halloween, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre Quais são os símbolos do Halloween

Quais são os símbolos do Halloween
Fonte: sheknows.com
Fonte: sagamistica.blogspot.com
1 de 5
Quais são os símbolos do Halloween

Voltar ao topo da página