Halloween

Quais são os símbolos do Halloween

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 19 novembro 2020
Quais são os símbolos do Halloween

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é uma comemoração que acontece na noite de 31 de outubro. É tradição, em vários países, decorar o exterior da casa nessa data com abóboras iluminadas, se fantasiar de algum personagem assustador e jogar doce ou travessura. O Halloween é também um ótimo pretexto para organizar uma festa temática, na qual não podem faltar biscoitos de múmias, decoração assustadora, iluminação criativa e, claro, muitas referências a símbolos de Halloween. Mas quais são os símbolos do Halloween? Para o ajudar nessa o umCOMO reuniu neste artigo os principais símbolos do Halloween, seus significados e tudo o que você precisa saber sobre essa celebração.

Também lhe pode interessar: Quais são as tradições de Halloween

Índice

  1. Significado da abóbora no Halloween
  2. Porque a abóbora é o simbolo do Halloween
  3. Outros símbolos do Halloween
  4. Como explicar o Halloween
  5. Como comemorar o Halloween
  6. Símbolos do Halloween em inglês

Significado da abóbora no Halloween

Um dos maiores símbolos do Halloween é a abóbora! De noite elas devem ser iluminadas com velas no interior para que, segundo a lenda, iluminem o caminho do espírito de Jack, um homem que aprisionou o diabo mas que, ao morrer, foi recusado no céu e no inferno, tendo ficado na Terra a vaguear.

Como você vai ler a seguir, originalmente eram furados os nabos, não as abóboras. Segundo a lenda, um homem chamado Jack, que uma vez enganou Satanás, foi proibido de entrar no céu e no inferno quando morresse. Ele foi condenado a vagar na escuridão, com só um carvão para iluminar seu caminho. É por isso que colocamos velas dentro de abóboras cortadas no Halloween e é esse o significado da abóbora no Halloween.

Quais são os símbolos do Halloween - Significado da abóbora no Halloween
Imagem: sheknows.com

Porque a abóbora é o simbolo do Halloween

No dia 31 de outubro milhares de abóboras são cortadas com formas monstruosas para colocar uma vela lá dentro e homenagear a noite de Halloween. No entanto, de onde vem esta tradição? As origens da noite dos mortos devem ser procuradas na cultura celta, que foi a que criou as bases fundamentais do que hoje conhecemos como Halloween.

A lenda de Jack Lanterna

Muito tempo atrás havia na Irlanda um homem chamado Jack, que era alcoólatra e um tanto agressivo, a ovelha negra da pequena cidade onde vivia. Em um 31 de outubro (data na qual se comemora o Halloween) Jack saiu para beber em uma taverna e resolveu ignorar o fato de que essa é a noite na qual os mortos voltam ao mundo dos vivos.

Ao sair do estabelecimento, Jack continuou nas ruas até após a meia-noite até começar a ouvir sons estranhos e então uma voz. De início, não fazia ideia de quem o chamava, até perceber que se tratava do diabo. Ao questionar pelo que o diabo apareceu, Jack descobre que, após anos e anos se dedicando à bebedeira e tratando mal amigos e pessoas próximas, sua alma seria levada para o inferno e que aquele seria o último de seus dias. Assim que descobre o que está acontecendo, Jack pede um último desejo a ser realizado, o que julga ser justo já que passará ao mundo dos mortos. O Diabo aceita e então Jack diz querer uma última bebida, pedindo que o Diabo se transforme em uma moeda para pagá-la.

Esperto que era, Jack coloca a moeda em uma carteira fechada por um zíper em formato de cruz, o que prende o Diabo e em muito o faz sofrer. Para fugir de ter sua alma levada, Jack faz um acordo de que aceitará seu destino dentro de um ano, então, liberta o diabo de sua carteira. Tentando se livrar do destino de ter sua alma levada, a partir desse dia Jack muda completamente de comportamento e passa a tratar bem sua família, começa e trabalhar e a frequentar a igreja, mas de nada adianta.

Um ano se passa e o Diabo retorna, exigindo que Jack lhe dê sua alma, então, Jack novamente dá um golpe e pede para que, dessa vez, seu último desejo seja comer uma maça que estava em uma árvore próxima. O Diabo, um pouco receoso, vai buscar a maça na árvore e Jack usa uma faca para fazer uma cruz em seu tronco e prendê-lo novamente.

Um ano após o golpe com a árvore, Jack acaba morrendo e fica preso entre o céu e o inferno, já que suas ações passadas não permitem que vá para o Paraíso mas o golpe com o Diabo não permite viver no reino das trevas, ficando então preso no limbo. Para conseguir iluminar seu caminho, Jack coloca uma vela em um nabo, tática utilizada na Irlanda que serve para fazer com que a luz dure mais tempo, então, perambula pelo limbo atrás de uma saída sem nunca encontrar.

A evolução da lenda

Na cultura celta, os nabos eram um fruto muito recorrente nas plantações. Os povos perfuravam os nabos e colocavam o carvão dentro deles; estas lanternas caseiras eram colocadas nos túmulos para que os mortos pudessem encontrar o caminho de regresso ao mundo dos vivos durante a noite de 31 de outubro.

Para saber porque Halloween é representado com uma abóbora precisamos entender que a lenda passou da cultura celta à cultura norte-americana. Foi então que os irlandeses viram que no novo país não havia plantação de nabos, mas que havia um excesso de abóboras, um fruto maior e mais fácil de perfurar. De modo que foi alterada a tradição dos nabos pela das abóboras no Halloween.

Abóboras de Halloween atualmente

As abóboras de Halloween são conhecidas como "Jack-o-lantern", ou seja, a lanterna de Jack, a ferramenta que o irlandês avarento usou para poder viajar do mundo dos mortos para o mundo dos vivos.

Os celtas achavam que o dia 31 de outubro era o último dia do ano e que durante a noite se quebrava o fio que havia entre a vida e a morte. Por isso, as pessoas iluminam suas casas com esta lanterna que ajuda os espíritos a não se perderem durante este trajeto de volta à vida. Leia o seguinte artigo se quiser saber porque Halloween é comemorado no dia 31 de outubro.

O motivo pelo qual as abóboras são esculpidas com formas terríveis é para imitar o rosto de Jack e, desta forma, afugentar o diabo, porque o pacto que eles fizeram há tantos anos ainda hoje continua vigente.

Outros símbolos do Halloween

A festa de Halloween é muito divertida para todas as crianças do mundo todo, sobretudo porque em geral consiste em se fantasiar e comer doces, que criança não gosta disso? Há bem mais em Halloween do que "doce ou travessura", no entanto, é possível que você queira compartilhar a história da festa com a sua família. Confira abaixo símbolos do Halloween e seus significados:

Significado da bruxa no Halloween

A bruxas eram, originalmente, mulher reais consideradas capazes de ter poderes sobrenaturais, entretanto, existem várias histórias assustadoras que relacionam as bruxas às tradições da noite de 30 e 31 de outubro. O maior significado da bruxa no Halloween está relacionado com a história de que as bruxas participavam em festas organizadas pelo diabo, nas quais jogavam maldições e feitiços a qualquer pessoa que viam e se transformavam em objetos e animais para pregar sustos.

Até hoje em dia existem mulheres consideradas bruxas, que são as seguidoras da religião Wicca. Para saber mais sobre as bruxas fictícias e as da vida real, veja 100 nomes de bruxas, seus significados e origens.

Vassouras

No 31 de outubro, as vassouras representam as bruxas e, onde está uma vassoura, certamente haverá uma bruxa por perto, afinal, é esse seu meio de transporte! Por outro lado também simbolizam a limpeza e o poder de varrer para fora da vida de alguém as más energias e pensamentos negativos.

Gatos pretos

Os significados dos símbolos de Halloween podem ser diversos, em alguns países os gatos pretos são encarados como mau presságio e almas de pessoas mortas, razões mais que suficientes para fazerem parte das tradições de Halloween!

Nessa data eles representam a transformação, pois se diz que os gatos no 31 de outubro são bruxas transformadas em animal. Além disso, os gatos pretos também podem ser "familiares" das bruxas, ou seja, um animal de companhia habitado por um espírito conectado com a magia negra e que é capaz de ajudar as bruxas em troca de proteção.

Morcegos

Crê-se que os morcegos enxergam além da aparência dos vivos, conseguindo ler seus pensamentos, intenções e sentimentos. Verdade ou não, sua simples presença é capaz de assustar, devido ao fato de se alimentarem do sangue de seres vivos e estarem associados a vampiros, por isso, morcego e Halloween estão sempre relacionados.

Fantasmas

A tradição diz que no Dia das Bruxas as almas voltam à terra para assombrar a população, por isso são um dos símbolos mais conhecidos nesta data. Além dos fantasmas, que não espíritos desencarnados, também é comum ver zumbis durante o Halloween, ou seja, corpos de mortos que voltaram para a vida durante a data.

No Halloween pessoas se fantasiam de fantasmas, além de colocar fantasmas de papel na decoração e fazee biscoitos de fantasmas durante a comemoração.

Caveiras e ossos

Simbolizam claramente a morte, doença e vida na terra com os dias contados. São excelentes elementos para decorar uma festa de Halloween e se diz que os fantasmas usam esqueletos para assustar os mortais. Além disso, no 31 de outubro também estão relacionadas com uma festividade mexicana chamada "Dia dos Mortos".

Sangue

O sangue bem vermelho é outro dos símbolos muito populares no Halloween, usado sob forma de sangue falso para tornar as fantasias mais realistas e assustadoras. Ele também surge simulado em algumas comidas de Halloween, através de corante alimentício, vinho ou ketchup.

Esse é um dos símbolos da comemoração pois o sangue está relacionado aos mortos, tema central do Hallowen.

Lápides e cemitérios

Entre os principais símbolos do Halloween temos o cemitério, o local onde o mundo dos vivos se mistura com o mundo dos mortes, e muitas histórias assustadoras do Dia das Bruxas se relacionam com esse espaço, dizendo que as almas saem de suas lápides na noite do 31 de outubro para assombrar os vivos.

Corujas

Apesar de não serem tão populares quanto os morcegos, as corujas também fazem parte dos símbolos do Halloween. Tradicionalmente são símbolo de sabedoria e mistério, no entanto, para outros povos, esta ave está relacionada com magia negra.

Quais são os símbolos do Halloween - Outros símbolos do Halloween

Como explicar o Halloween

Explique as origens da festa de Halloween. Apesar da cristandade medieval ser a origem da maioria de nossas modernas celebrações de Halloween, algumas tradições estão enraizadas em "Samhain", uma festa muito antiga irlandesa. Este festival honra os mortos e marcou o começo do inverno e o começo do novo ano (pelo antigo calendário celta) nos primeiros tempos cristãos e pagãos.

Fale a respeito de como difundir a comemoração. Como o cristianismo ganhou força na Europa no século IX, a igreja declarou o 1º de novembro Dia de Todos os Santos para honrar os santos que ainda não têm seu próprio dia de homenagem. A missa especial celebrada é conhecida como "Allhallowmas" (a missa de todos os santos). A noite anterior era conhecida como All Hallows Eve.

Discuta as origens de "doce ou travessura" (trick-or-treat). Uma versão é a de que no Dia dos Mortos, os cristãos primitivos iam de porta em porta pedindo "Bolos de alma", oferecendo em troca, uma oração pela alma do doador. Outros dizem que em Samhain, os participantes usavam máscaras que representam os mortos, e saíam de casa em casa recolhendo os alimentos que tinham sido reservados pelos defuntos.

Explique por que os participantes usam fantasias de Halloween. As pessoas costumavam achar que em All Hallows Eve, existia uma linha entre os mortos e os vivos debilitados, e que os espíritos para voltar a entrar no mundo, possuíam os vivos. Ao que parece, as pessoas temerosas usavam o traje de vampiros e fantasmas para evitar um encontro com o real, e serem possuídas.

Explique as comemorações similares no mundo todo. Desde o dia dos Mortos no México, passando pelo Festival dos mortos na Sicília e o "Fawkes Day" da Inglaterra, há muitas comemorações parecidas com as de Halloween no mundo todo. Sua família, inclusive, poderia desfrutar de algumas destas tradições e comemorações em várias culturas.

Quais são os símbolos do Halloween - Como explicar o Halloween
Imagem: sagamistica.blogspot.com

Como comemorar o Halloween

Halloween tem origem na frase "All hallow's eve", que provém do inglês antigo e significa "véspera de todos os santos", uma vez que se refere à noite de 31 de Outubro, véspera do feriado de Todos os Santos. O Halloween era uma festa religiosa que graças ao seu cunho protestante anglo-saxônico se converteu numa festa pagã. Nos últimos anos cada vez mais países celebram mais e melhor o Halloween incorporando as suas próprias tradições. A seguir explicamos-lhe as coisas mais básicas para curtir um Halloween.

Fantasias de Halloween

A maior das tradições do Halloween é a fantasia! Fantasie-se algo tenebroso e medonho para festejar o Halloween. Sem dúvida uma das coisas mais divertidas da festa de Halloween são as fantasias e disfarces, por uma noite pode representar algum dos famosos e aterradores personagens como: Annibal Lecter, Jason, Freddie Krueger, Zoombies, Mortos vivos, Drácula, Frankenstein, Michael Meyers, Leatherface, Damian o filho de diabo, Ghostface, Regan a menina do exorcista ou Jack Skellington são alguns dos mais populares nos USA. Mas pode também disfarçar-se de múmia, vampiro, diabo ou Harry Potter que são também muito populares para festejar o Halloween.

Decore a casa com figuras do Halloween

Decore a casa usando as cores do Halloween, ou seja, bastante preto e cores escuras como roxo e vinho. Utilize abóboras, balões com caras de mortos, velas que dão um ambiente fúnebre à sua casa são apenas algumas das muitas decorações que pode fazer para celebrar um Halloween divertido. Além de decorar pode por música ambiente para Halloween e/ou ver uns filmes de Halloween com os seus amigos.

Gostosuras ou travessuras?

Jogar ao "doçura ou travessura?", originalmente o doçura ou travessura era uma lenda segundo a qual nem só os espíritos dos defuntos eram livres de vaguear pela Terra durante a noite, mas também todos os entes provenientes de todos os reinos espirituais. Entre eles havia um terrível e maléfico, que deambulava pelos povos e aldeias, indo de casa em casa pedindo precisamente "doçura ou travessura". Atualmente as crianças disfarçadas vão pelas casas dizendo doçura ou travessura com o objetivo de conseguirem doces e presentes.

Símbolos do Halloween em inglês

O Halloween é uma tradição principalmente nos Estados Unidos, sendo uma das imagens que nos remetem ao país. Em razão da forte comemoração, todos os símbolos da esta têm um nome em inglês. Veja abaixo as traduções de palavras e expressões relacionadas ao Halloween:

  • Bruxa = witch;
  • Abóbora = pumpkin;
  • Caveira = skull;
  • Ossos = bone;
  • Gato = cat;
  • Vassoura = broom;
  • Morcego = bat;
  • Caldeirão = cauldron (ou caldron);
  • Gostosuras ou travessuras = trick or treat;
  • Coruja = owl;
  • Fantasma = ghost;
  • Sangue = blood;
  • Lápide = gravestone (ou tombstone e headstone);
  • Cemitério = cemetery (ou graveyard);
  • Morte = death;
  • Medo = fear.

Falando nisso, aproveite para conferir: 45 frases de Halloween em inglês com tradução

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os símbolos do Halloween, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Vídeos relacionados com Quais são os símbolos do Halloween

1 de 3
Vídeos relacionados com Quais são os símbolos do Halloween

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: sheknows.com
Imagem: sagamistica.blogspot.com
1 de 4
Quais são os símbolos do Halloween