PARTILHAR

Que comida servir em um batizado

Que comida servir em um batizado
Imagem: hojeparajantar.blogspot.com

Para as famílias cristãs, o batizado de um filho é sem dúvidas um evento especial e geralmente os responsáveis pelo bebê organizam uma celebração posterior à cerimônia. Existem tantos tipos de menus como tipos de celebração. Por exemplo, o tipo de menu escolhido varia em função de se a celebração é de dia ou de tarde, assim como do número de convidados, ou de se queremos fazer uma celebração formal ou mais informal. No entanto, deve-se sempre preservar os elementos delicados que combinam com esse tipo de comemoração. Para não errar, neste artigo do umCOMO damos algumas ideias sobre que comida servir em um batizado.

Também lhe pode interessar: Como decorar um batizado

Como organizar um batizado simples: um restaurante

Preparar um almoço de batizado leva tempo e dedicação. Se você não quer ter muito trabalho decidindo o que servir no batizado de seu filho ou filha nem gastar muito com decoração em uma festa de batizado, o mais habitual é escolher um restaurante onde ofereçam uma grande variedade de pratos. Você pode escolher um local que já seja tradicionalmente frequentado pela família, por exemplo.

Quanto a quem deve pagar a conta do restaurante, a regra é que quem convida, paga. No entanto, é possível combinar previamente a divisão dos valores com os membros da família, pedindo contribuições dos avós, padrinhos, etc. Nessa hora, a palavra chave é diálogo!

Cardápio para almoço de batizado: churrasco

Não importa se você mora no Norte ou no Sul do país: os brasileiros amam churrasco, e não há dúvidas que reunir os amigos para apreciar uma saborosa carne assada na brasa é uma paixão nacional. Por isso, fazer um churrasco de batizado é uma ótima pedida para celebrações realizadas pela manhã. Assim, você pode fazer o churrasco na hora do almoço, logo após a cerimônia.

Comida para batizado

O churrasco em família pode ser feito em casa, caso haja espaço, ou então é possível alugar uma churrasqueira em um clube de campo. Nesse tipo de almoço para batizado, deve ser calculado aproximadamente 500 gramas de carne para cada convidado, sendo assim, em um almoço de batizado para 50 pessoas, o ideal é ter 25kg de carne mais os acompanhamentos.

Sugestão de cardápio para churrasco de batizado

Um bom cardápio para churrasco de batizado pode conter:

  • Diferentes tipos de carne (picanha, maminha, alcatra, linguiça, etc)
  • Arroz branco
  • Feijão tropeiro
  • Farofa
  • Molho vinagrete ou molho à campanha
  • Batatas fritas
  • Pão de alho
  • Espetinho de queijo coalho
  • Coração de galinha
  • Asa de frango
  • Salada de alface e tomate

Não se esqueça dos vegetarianos: veja como fazer um churrasco de legumes. Também é necessário decidir previamente se você vai ou não servir bebidas alcoólicas, como cerveja, espumante, etc.

Para saber mais informações sobre a proporção de comida por pessoa e quanto irá gastar, utilize uma calculadora de churrasco para se programar com antecedência.

Que comida servir em um batizado - Cardápio para almoço de batizado: churrasco

Almoço para batizado simples e barato

Para economizar no seu almoço de batizado, nada melhor do preparar a tradicional macarronada. Essa é uma receita que agrada a todos, além de ser barata e simples de fazer. Calcule 80g de massa para convidado, ou seja, se você for servir macarronada num almoço de batizado para 30 pessoas, deve preparar mais de 2,4 quilos de macarrão.

Macarronada

Consulte nossa categoria receitas de macarrão para mais opções para esse almoço de batizado simples e barato. Se você deseja um prato um pouco mais sofisticado, poderá preparar um delicioso macarrão com frutos do mar.

Dica: na celebração do batizado, você também pode servir outro tipo de comida e escolher uma grande variedade de presuntos, queijos, verduras, frutos secos ou frutas em um buffet. Sirva uma tábua de queijos de entrada e também uma salada fresca antes do prato principal.

Se você fará almoço de batizado para 30 pessoas ou mais, a macarronada pode ser a melhor das opções em razão da praticidade em seu preparo.

Que comida servir em um batizado - Almoço para batizado simples e barato
Imagem: supermercadolopes.com.br

Ideias para almoço de batizado: bife à parmegiana

Uma das ideias para almoço de batizado simples é fazer bife à parmegiana, receita simples e que costuma agradar todos. Veja abaixo os ingredientes necessários e também o modo de preparo:

Ingredientes

  • 1 kg de carne bife;
  • 4 dentes de alho;
  • Sal
  • 3 ovos;
  • 1 limão;
  • Farinha de rosca;
  • Óleo;
  • 1 cebola;
  • 1 lata de molho de tomate;
  • Queijo mussarela.

Modo de preparo

  1. Pique o alho e a cebola e tempere os bifes, adicionando também sal a gosto;
  2. Coloque o óleo em uma frigideira e deixe em fogo médio até ferver;
  3. Quebre os ovos e coloque-os em um prato com o suco do limão e bata com um garfo até que se torne uma mistura homogênea. Em outro prato, coloque a farinha de rosca;
  4. Passe os bifes na mistura com ovo e, após, na farinha de rosca;
  5. Deixe os bifes fritando até que a casca de farinha esteja dourada;
  6. Após terminar a fritura, coloque os bifes em uma forma, adicionando o molho e tomate e o queijo mussarela de forma que toda a carne esteja coberta;
  7. Coloque os bife no forno por 5 minutos até que o queijo esteja derretido.

Para incrementar o cardápio para almoço de batizado, faça arroz, batatas fritas e uma salada colorida. A receita rende 5 porções.

Se você pretende servir vinho no almoço de batizado, você pode se inspirar com o artigo com ideias de acompanhamentos para cada tipo de vinho.

Que comida servir em um batizado - Ideias para almoço de batizado: bife à parmegiana

Almoõ de batizado batizado simples e barato: macarrão gratinado

Em um batizado, os amantes tanto da massa como do queijo irão chorar por mais com esta receita extraordinária que se faz de uma forma muito simples e em muito pouco tempo. Se você quer triunfar com sua família ou amigos aprenda como fazer macarrão gratinado com essa receita simples do umCOMO, um prato típico da cozinha tradicional italiana que poderá fazer em sua própria cozinha e é perfeito para um almoço de batizado.

Ingredientes para macarrão gratinado

  • 400 g de macarrão;
  • 500 g de carne moída;
  • 4 tomates maduros;
  • 1 cebola;
  • 150 g queijo ralado;
  • 50 g de manteiga;
  • Azeite de oliva;
  • Sal;

Como fazer macarrão gratinado

  1. Para começar com nossa receita de macarrão gratinado, o primeiro que temos que fazer é esquentar água com um pouco de sal e um pouquinho de azeite. Quando começar a ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar por cerca de 8 ou 10 minutos (dependendo de como gostar da massa: "al dente" ou mais macia);
  2. Quando o macarrão estiver cozido, escorra com a ajuda de um escorredor e passe água fria por cima. Depois, prepare a bandeja para por para gratinar no forno untando com manteiga por todos os lados para evitar que grudem; se não gosta da manteiga pode untar a bandeja com azeite de oliva. O objetivo deste passo é conseguir que a massa não fique grudada quando colocarmos no forno;
  3. A seguir, deveremos preparar o refogado para o macarrão gratinado. Para isso, pegue o tomate maduro e rale; assim que estiver pronto, reserve. Agora pegue a cebola e pique em pedaços muito pequenos; quando estiver tudo pronto, coloque uma panela no fogo com um pouco de azeite, acrescente a cebola com uma pitada de sal e, quando dourar, adicione a carne moída. Quando estiver pronto, jogue na frigideira o tomate ralado misturando bem todos os ingredientes.
  4. Enquanto o molho se faz, pré-aqueça o forno a 180ºC tanto por cima como por baixo. Quando estiver tudo pronto, verta o molho em cima do macarrão que está na bandeja e mexa bem para que tudo fique molhadinho. Para finalizar, adicione queijo por cima do macarrão em uma quantidade considerável para que, ao gratinar, o seu macarrão gratinado fique delicioso.
  5. Coloque a bandeja no forno e deixe que o queijo gratine; vá controlando como o queijo se desfaz para, depois, começar a dourar e ficar cada vez de um tom mais marrom. É um processo muito rápido que demora no máximo 5 minutos. Por isso é aconselhável que esteja na cozinha vendo a evolução do macarrão gratinado.
  6. Quando o queijo estiver gratinado já poderá tirar a bandeja do forno e servir imediatamente. Para dar um toque mais delicioso pode polvilhar um pouco de orégano por cima da receita e, assim, estará degustando um prato típico da "bela Itália". Bom apetite!
Que comida servir em um batizado - Almoõ de batizado batizado simples e barato: macarrão gratinado

Ideia para cardápio de batizado: escondidinho de frango

Almoço de batizado: o que servir? Essa é uma questão bastante comum porque devemos pensar em algo simples de fazer mas que ao mesmo tempo seja saboroso e que agrade os convidados, o que pode ser difícil de se encontrar. Uma das sugestões de almoço de batizado simples e barato é o escondidinho de frango, que cai bem na situação, principalmente se for uma festa de batizado simples com familiares mais próximos. Veja abaixo como prepará-lo.

Ingredientes

  • 4 peitos de frango desfiados;
  • 1 kg de batata;
  • 1 lata de molho de tomate;
  • 1 lata de milho;
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 colher de sopa de margarina;
  • 1 pote de requeijão;
  • 500 gramas de mussarela;
  • Sal.

Modo de preparo

  1. Cozinhe e desfie os peitos de frango. Enquanto isso, coloque as batatas para cozinhar;
  2. Em uma frigideira, coloque a margarina, a cebola e o alho, que devem ser picados previamente para serem refogados;
  3. Coloque o frango na frigideira com os temperos refogados;
  4. Adicione o molho de tomate e o sal a gosto;
  5. Desligue o fogo, adicione o milho e mexa;
  6. Descasque as batatas cozidas e faça um purê adicionando sal e o requeijão;
  7. Em uma forma, coloque a mistura de frango e, em cima, o purê;
  8. Pique a mussarela e coloque em cima da receita;
  9. Coloque a forma em forno médio por 10 minutos ou até que o queijo esteja dourado.

A receita abaixo rende 8 porções e o frango pode ser substituído por carne seca ou carne moída.

Que comida servir em um batizado - Ideia para cardápio de batizado: escondidinho de frango

Brunch de batizado

Se o almoço de batizado for na primavera ou verão, você terá mais opções por poder fazer a festa ao ar livre. Caso seja de manhã, pode oferecer aos seus convidados um extraordinário brunch. Apesar de ser de costume anglo-saxônico, esta prática é cada vez mais conhecida e muitos preferem este tipo de comida na hora de comemorar um batizado. Pode colocar outra mesa com sobremesas entre a comida para batizado, incluindo bolos, chocolates ou cupcakes, segundo sua preferência.

O que servir em um brunch de batizado

Festa de batizado, o que servir? As opções são muitas:

  • Pães diversos
  • Frios
  • Ovos
  • Salada de frutas
  • Quiches
  • Bolos
  • Cupcakes
  • Sucos
  • Espumantes

O segredo de um bom brunch de batizado (além da comida cuidadosamente preparada) está na decoração. Dê preferência a tons pastéis e delicados, como rosa, azul e amarelo bebê. Lacinhos e luzinhas são boas opções. Veja mais dicas em como decorar um batizado.

Que comida servir em um batizado - Brunch de batizado
Imagem: bbc.com

Como preparar um brunch de batizado em casa

Este termo, proveniente do inglês, mistura os conceitos de breakfast ou café da manhã e lunch ou almoço, criando uma nova hora para esta refeição que se inicia por volta das 11 da manhã e acaba normalmente após as 13 horas, a hora perfeita para quem se levanta tarde para tomar café mas cedo para almoçar. Uma tradição original da Inglaterra que se espalhou e na qual é possível degustar pratos do café da manhã ao mesmo tempo em que bebe uma deliciosa mimosa (espumante com suco de laranja) e aproveita um dia prometedor.

Agora você confere cada detalhes sobre como preparar um brunch em casa com os pratos mais emblemáticos desta refeição para você que possa desfrutar de um delicioso encontro junto com os seus amigos e familiares.

O segredo do brunch

Na hora de preparar um brunch em casa é importante considerar alguns detalhes para que seja fabuloso, por isso recomendamos:

  • Que a hora de início seja de preferência a partir das 10h30 ou 11h00, deste modo poderá servir todos os pratos completos e deliciosos próprios desta refeição, assim como bebidas alcoólicas. Sim, o brunch caracteriza-se precisamente por ter álcool.
  • Além de álcool não podem faltar o café e os sucos.
  • A ideia é servir os pratos como em um bufê, para que cada um possa escolher e misturar segundo a sua vontade.
  • Você deve oferecer alternativas variadas sem esquecer dos ingredientes básicos desta refeição: os ovos, diferentes tipos de pães, vinho espumante e, claro, a vontade de se divertir.

Agora que você já sabe o segredo, que pratos pode servir em um brunch, comentamos algumas das receitinhas de brunch mais comuns:

Ovos Benedict

Se você está planejando um brunch em casa, saiba que este prato não pode faltar pois é a preparação estrela de qualquer brunch que se preze. Elaborados com salmão defumado ou presunto, trata-se de uma das formas mais deliciosas e refinadas de comer ovos, e a recomendação é calcular 2 por pessoa a não ser que saiba que algum dos seus convidados não vão comer.

Não sabe preparar? não tem problema, você aprenderá na nossa receita como fazer ovos Benedict.

Ovos mexidos e bacon

Para os mais clássicos também deve haver uma opção que seja deliciosa e simples de preparar. Os ovos mexidos e o bacon, tão tipicamente americano mas tão gostoso, é a opção que procura. Encha um refratário generosamente com ovos mexidos e outro com bacon ou sirva montado com uma base de pão seguida de bacon e ovo e deixe todo o mundo pedindo mais. Delicioso!

Variedade de queijos e embutidos

Simples mas sempre bem-vinda e deliciosa: uma tábua de queijos e embutidos variados não pode faltar na hora de preparar um brunch em casa, pois servirá para acompanhar de forma harmônica e perfeita todos os pratos a apresentar.

A esta deliciosa lista de opções devem ser somadas alternativas doces, pois sem variedade não há brunch, por isso anote as mais habituais.

Panquecas

Como poderiam faltar? As panquecas são um clássico da cozinha americana que já viajou o mundo inteiro. Devem ser servidas sem nada, mas deixando na mesa junto a elas alternativas como a manteiga, a geleia de frutas e, se tiver à mão, xarope de ácer ou maple syrup, com o qual este prato é tipicamente servido.

Alguns gostam de acompanhá-lo com ovos mexidos e bacon, outra opção que pode adicionar à lista de degustações salgadas. Não tem nem ideia de como fazer? No nosso artigo como fazer panquecas americanas explicamos com detalhes.

Torradas francesas

Fáceis de elaborar e a perdição de muitos, as torradas francesas também são muito típicas nas alternativas doces do brunch, por isso convém acrescentar à mesa se deseja ampliar as possibilidades de quem adora começar o dia com opções mais doces que salgadas.

Pães variados

Para preparar um brunch em casa em alto estilo, o pão não pode faltar na mesa. O ideal seria servir pelo menos dois tipos diferentes para que os seus convidados possam escolher; além disso poderá colocar também um pouco de doces, como minicroissants, bolinhos de canela, torta de frutas ou de bolachas para fechar com chave de ouro.

Frutas e iogurte

Uma boa salada de frutas fresca e alguns iogurtes também serão muito valorizados entre os seus convidados, apesar de que com a enorme lista de opções que já propomos até agora o melhor será escolher entre algumas ou servir pequenas porções, caso contrário não precisarão comer mais durante dias!

Mimosa e espumante, um brinde ao batizado

Isto é o melhor do brunch: você poder servir uma mimosa, isto é, um coquetel de espumante com suco de laranja sem remorso, brindar com champanhe ou qualquer outra opção que preferir, como vinho branco ou cerveja. Se o brunch for em sua casa poderá servir o que seus convidados gostarem para desfrutar de um dia único e muito divertido.

Outras bebidas que não podem faltar

Além do álcool, em seu brunch não podem faltar café, leite de vaca ou leites vegetais, sucos e um pouco de água para quem precise ingerir toda essa comida com algo leve.

Uma boa sugestão: tenha à mão chás digestivos porque após este manjar pode ser que precisem.

Que comida servir em um batizado - Como preparar um brunch de batizado em casa

Catering para batizado em casa

Caso queiram comemorar em casa existem empresas de catering que podem levar a comida até ela. Primeiro, terá que escolher um menu da oferta variada que eles possuem. Depois, se tiver um jardim pode organizar o almoço ou jantar tipo coquetel e decorá-lo a gosto. É uma forma mais familiar que permite aos convidados se mover com liberdade pelo jardim. Também é uma alternativa um pouco mais econômica que a do restaurante, além de ser sofisticada.

Que comida servir em um batizado - Catering para batizado em casa
Imagem: lyonslifestyle.com

Bolo de batizado

Você pode surpreender seus convidados com o bolo no almoço de batizado. Hoje em dia, existem muitas possibilidades para decorar o bolo: desde colocar chupetas, ursinhos, até colocar a foto do bebê. Surpreenda seus convidados com um bolo maravilhoso. Estes são os detalhes que os convidados nunca esquecem!

Capriche também nos docinhos: brigadeiro, beijinho, cajuzinho e outros são sempre um sucesso. Você também pode montar uma mesa com balas. Se tiver um dinheiro extra, também é possível contratar alguém para preparar algodão doce na festa. Seus convidados irão amar!

Dica: como lembrancinha para batizado, prepare bem-nascidos para os convidados (o típico pão de ló servido em casamento como bem-casado).

Que comida servir em um batizado - Bolo de batizado
Imagem: maecorujasa.com

Receitas de bolos para batizado - Simples e baratos

Se você mesmo vai preparar o bolo para o batizado, aqui estão algumas receitas fáceis e inspiradoras que quando bem executadas são opções perfeitas de bolos para batizado:

Bolo tradicional

Bolo, pão-de-ló, bolo esponjoso... chame como quiser, mas o resultado será sempre o mesmo: um bolo simples, rápido de preparar e ao mesmo tempo delicioso. É que fazer bolo não tem nenhum mistério e pode ser elaborado com ingredientes que com certeza você tem em casa, como a farinha, o açúcar e os ovos. No umCOMO temos duas receitas diferentes receitas de bolo tradicional bem simples de fazer:

Bolo de iogurte

Uma variante do bolo básico é adicionar iogurte, seja ele natural, de limão ou do sabor que preferir. Além disso, é o copo do iogurte que servirá como medida de referência para o resto dos ingredientes do seu bolo esponjoso. Por isso não espere mais e descubra na nossa receita os passos a seguir para fazer um bolo de iogurte. Você vai adorar!

Bolo de chocolate

E para os amantes do chocolate... um saboroso bolo de chocolate! Você pode adicionar chocolate de cobertura ou sobremesa à massa, cacau em pó, calda de chocolate ou a versão que mais gostar. Nós oferecemos a você diferentes receitas:

Bolo de limão

Um clássico entre os bolos é a sua versão de limão, um bolo ótimo para qualquer ocasião: café da manhã, lanches, sobremesas... Além dos ingredientes essenciais que usará para elaborar qualquer outro bolo, só deverá adicionar as raspas do limão e seguir detalhadamente os passos que explicamos para você no artigo sobre como fazer bolo de limão.

Bolo de laranja

E para os que preferem a laranja, também é possível se deliciar com um saboroso bolo deste cítrico. Neste caso, além das raspas também deverá adicionar o suco de uma laranja para aromatizar ainda mais o bolo; sugerimos visitar as nossas receitas:

Bolo sem açúcar

Não queremos que ninguém fique sem comer bolo! Os diabéticos também poderão desfrutar dos pães-de-ló e bolos na sua versão sem açúcar. Para isso só será necessário usar edulcorantes adequados para diabéticos, como a stevia ou a sacarina líquida. Por isso não perca mais tempo e descubra como fazer bolo sem açúcar; inclusive explicamos para você como substituir o açúcar para facilitar a sua vida diária.

Bolo sem glúten

Os celíacos também não terão desculpa, porque apesar de que para a receita original de bolo seja usada farinha de trigo, também é possível preparar com outros tipos de farinha adequadas para celíacos. Portanto, só terá que substituir este ingrediente e seguir as instruções da nossa receita sobre como fazer um bolo sem glúten.

Que comida servir em um batizado - Receitas de bolos para batizado - Simples e baratos

Entreter as crianças durante o batizado

Se existirem mais crianças na festa, é bom contratar alguma atuação feita por palhaços ou animadores infantis para entretê-los. Algumas sugestões são:

  • Dança das cadeiras;
  • Corrida de saco;
  • Caça ao tesouro:
  • Gincanas;
  • Pique-esconde;
  • Estoura-balão.

Para mais dicas, confira nosso artigo que brincadeiras fazer em uma festa infantil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que comida servir em um batizado, recomendamos que entre na nossa categoria de Casamentos e Festas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
angela
como organizar um batizado simples e barato
Mayara
Gente preciso saber o que fazer de comida em um jantar?
A sua avaliação:
Maria helena
Vou batisar minhas netas 3h da tarde que servir de comer
Que comida servir em um batizado
Imagem: hojeparajantar.blogspot.com
Imagem: supermercadolopes.com.br
Imagem: bbc.com
Imagem: lyonslifestyle.com
Imagem: maecorujasa.com
1 de 11
Que comida servir em um batizado

Voltar ao topo da página ↑