Partilhar

Quais são as tradições de Halloween

Por Sara Viega. Atualizado: 20 agosto 2018
Quais são as tradições de Halloween

Em 31 de Outubro celebra-se o Halloween, uma das festas mais populares nos Estados Unidos que pouco a pouco, mediante a influência da televisão e do cinema, está sendo acolhida também noutros países, contagiando todo o mundo com a desejo de festejar também o Halloween. De origem celta, o seu nome vem da abreviatura da frase All Hallows E'en, que significa a véspera do dia de Todos os Santos, os seus costumes são estranhos para muitos e por isso mostramos-lhe aqui em umComo.com.br quais são as tradições de Halloween e as suas origens.

Também lhe pode interessar: Quais são os símbolos do Halloween

A abóbora

Símbolo do Halloween, o Jack ou Lantern consiste numa abóbora com um rosto esculpido que se ilumina com uma vela, esta tradição têm a influências dos irlandeses e da sua lenda do Jack, um homem mau que ao morrer não é aceite nem no céu nem no inferno e por isso vagueia pelo mundo com uma couve e uma vela em busca de uma entrada para esses lugares. A couve foi substituída pela abóbora, mais comum nos EUA e popularizou-se tornando-se o símbolo desta festa.

O disfarce para se divertir

Uma parte da magia do Halloween consiste em disfarçar-se, a origem desta tradição remonta à Europa, quando a peste fustigou o continente e durante a celebração do dia de Todos os Santos surgiram algumas representações artísticas que se realizavam nas missas, onde as pessoas se disfarçavam para lembrar aos crentes o quão vulnerável é o ser humano perante a morte, o costume popularizou-se, sempre com a morte como mote, podendo ser a explicação para os disfarces do dia das bruxas.

Toco à tua porta e espero no mínimo um biscoito

Nos EUA não há Halloween sem o "Trick or Treat", o doçura ou travessura onde as crianças vão de casa em casa pedindo doces, tradição relacionada com a perseguição dos protestantes aos católicos em Inglaterra, depois de uma tentativa de atentado ao rei protestante James I, os homens protestantes da época criaram uma celebração de falsa onde iam a casa dos católicos tapados com máscaras exigindo cerveja e bolos, esta ideia transformou-se até fazer parte da celebração do Halloween.

Mas porquê tanto alarido por causa de um doce

Todos gostamos de doces, mas não é por isso que são o centro do Trick or Treat, na realidade deve-se novamente à sua relação com a festa de Todos os Santos onde o cristãos europeus iam de povo em povo pedindo bocados de pão doce para rezarem pela alma dos defuntos, quanto mais os familiares ofereciam melhor, a tradição manteve-se e adaptou-se ao Halloween.

As assustadoras Bruxas

O Halloween também é conhecido como a noite das bruxas, porque é nesta data que o mundo dos vivos se mistura com o mundo dos mortos, segundo conta a lenda, muito importante para quem, como as bruxas, pactua com o diabo, convertendo-se na véspera do ano novo à bruxaria, uma data poderosa onde os feitiços têm ainda mais força e o oculto tem mais presença, daí a explicação para que o disfarce de bruxa seja um dos favoritos desta celebração.

Leitura complementar: Quais são os símbolos do Halloween e seus significados

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as tradições de Halloween, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre Quais são as tradições de Halloween

7 comentários
julia sousa
isso é muito pirado!!!
maria eduarda
muito legal o halloween...nas escolas sao comemorado...
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, muito obrigada pelo seu comentário ;)
Bruna
Julia - Não é saite é site entendeu? Obrigada Me ajudou , obrigada Sara
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Bruna, muito obrigada pelo seu comentário valeu :)
Sara
Julia obrigada pelo comentário :)
julia
gostei muito desse saite descobri bastante coisas
maria rosane araujo de melo
eu queria saber o que é bones
nathalia dias miranda
foi enteresante so nao gostei da esplicao do que halloween

Quais são as tradições de Halloween
Quais são as tradições de Halloween

Voltar ao topo da página