Atividades para o aniversário

O que fazer no aniversário com pouco dinheiro

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 6 julho 2023
O que fazer no aniversário com pouco dinheiro

Aniversário é sempre uma data importante. É o dia em que você nasceu e, por isso, fazer aniversário representa um novo ciclo de possibilidades, mais um ano de experiências vividas.

A palavra aniversário é de origem latina e significa "aquilo que volta todos os anos”. Dessa forma, podemos desejar que, a cada aniversário, a gente renove tudo o que tiver sido bom para nós nos anos que se passaram e que fique tudo aquilo que te impulsionou a melhorar, crescer e amadurecer.

Contudo, nem sempre estamos com dinheiro sobrando para fazer aquela super comemoração de aniversário e temos que optar por uma festinha simples. Se este for o seu caso, não se preocupe! Neste artigo do umCOMO te mostraremos o que fazer no aniversário com pouco dinheiro.

Índice

  1. O que fazer no aniversário
  2. Festa americana
  3. Piquenique no parque
  4. Maratona de filmes ou séries
  5. Festa do pijama
  6. Noite de jogos
  7. Comemoração participativa
  8. Apresentações públicas
  9. Passeio especial
  10. Trabalho voluntário
  11. Faça uma videoconferência
  12. Comida barata para festa de aniversário
Ver mais >>

O que fazer no aniversário

Há pessoas que não se importam tanto com a data e há outras que não deixam passar em branco e gostam de comemorar, nem que seja algo mais intimista. Existem diversas maneiras de se comemorar aniversário, das festas caríssimas até as celebrações mais modestas, como um almoço com amigos e parentes. Confira a seguir 10 opções de o que fazer no aniversário com pouco dinheiro, para não extrapolar o orçamento.

1. Festa americana

Popularizadas nos anos 1990, as festas americanas são uma forma clássica de promover uma reunião de amigos sem gastar muito, uma vez que a ideia é ela ser colaborativa e que cada convidado traga alguma comida ou bebida[1] para compor a mesa do aniversariante.

Com a lista de convidados na mão, você deve avisá-los de que eles terão de trazer uma contribuição para a festa e pedir que eles, ao confirmarem a presença, falem o que cada um pretende trazer. Anote para ter noção do cardápio da festa e para controlar itens muito repetitivos. Cuide para não correr o risco de todo mundo só trazer bebida ou acabar com uma mesa cheia de bolos.

2. Piquenique no parque

Se você curte atividades ao ar livre, nada mais agradável do que comemorar em um piquenique com amigos e familiares. As cidades normalmente estão repletas de lugares públicos, como parques e praças, que podem ser o lugar ideal para este tipo de atividade.

Escolha um parque bacana, ou o seu preferido, na sua cidade ou um lugar que seja aprazível e reservado, leve toalhas e cangas para estender no chão, além de algumas almofadas. Definido o local, você pode optar por fornecer a comida, escolhendo um menu econômico e simples (ao final do artigo você poderá ver ideias), dentro do curto orçamento que você estipular para a festa, ou você pode definir que o seu piquenique será colaborativo e pedir para os seus convidados trazerem as comidas e as bebidas.

Neste outro artigo você pode ver como preparar um piquenique.

3. Maratona de filmes ou séries

Esta é uma ótima opção para você reunir um grupo de amigos na sua própria casa: uma maratona de filmes ou séries! Prepare a sua sala de televisão de maneira que todos fiquem confortáveis. Escolha uma sequência de filmes ou uma temporada de uma série que seja do interesse de todos e convide seus amigos para virem assistir com você.

Para o cardápio, nada acompanha melhor uma sessão cinematográfica do que pipoca com guaraná. E ainda é uma opção barata! Faça vários baldes de pipoca quentinha e coloque a bebida para gelar. Para não faltar um bolinho, uma ideia é fazer cupcakes que são individuais e fáceis de comer.

4. Festa do pijama

Na mesma ideia da maratona de filmes e séries, a festa do pijama é algo simples que você pode organizar na sua própria casa. Convite o seu círculo de amigos mais íntimos para passarem a noite com você, se divertindo e partilhando histórias e momentos bacanas.

Lembre-se de organizar previamente o local onde cada convidado irá dormir e garanta um ambiente confortável e silencioso. No dia seguinte, vocês podem continuar as comemorações com um delicioso café da manhã econômico.

5. Noite de jogos

Organizar uma noite de jogos pode ser muito divertido e uma ótima maneira barata de comemorar aniversário. Tire os seus jogos de tabuleiro do armário e peça para os seus amigos trazerem algum que você ainda não tenha.

Monte pequenos grupos para cada jogo e faça turnos de revezamento. Assim você confraternizará com todos que estiverem presentes. Para comer, uma rodada de pizza é uma boa pedida, é só escolher uma pizzaria que não cobre muito caro pela entrega.

6. Comemoração participativa

Chame seus amigos e parentes para uma almoço ou jantar comemorativo e fale que você quer comemorar seu aniversário, mas explique que precisará que cada um pague o seu próprio gasto.

Opte por algum estabelecimento de sua preferência, mas leve em consideração o valor cobrado no local, para a conta não ficar cara para ninguém. O importante é estarem todos reunidos, confraternizando e compartilhando um momento especial e divertido juntos. Um ato simpático da sua parte é fazer uma lembrancinha simples agradecendo a presença deles.

7. Apresentações públicas

Escolha um evento ou apresentação cultural gratuita[2] que você aprecie muito e convide as pessoas queridas para te fazerem companhia, assistirem com você e aproveitarem a ocasião para te prestigiar pelo seu aniversário.

Lembre-se de convidar apenas aquelas pessoas que têm o mesmo gosto cultural que você. Será divertido e um momento de troca de experiências educativas e sua data especial não passará em branco. Quando estiverem juntos, diga que está feliz por estarem juntos, comemorando ao seu aniversário e assistindo a algo que vocês valorizam em conjunto.

8. Passeio especial

Promova uma visita a um local que agrade a maioria de seus amigos e familiares: um museu, um parque ou uma exposição para que todos estejam juntos e divirtam-se no dia do seu aniversário. Muitos estabelecimentos oferecem, inclusive, descontos ou até mesmo entrada grátis para aniversariantes.

Vocês podem terminar o passeio fazendo um belo lanche, almoçando ou jantando em um local bacana para encerrar a comemoração.

9. Trabalho voluntário

Nesta ideia para comemorar aniversário com pouco dinheiro, você pode chamar alguns amigos para visitarem lugares que precisam de atos de caridade, como asilos e orfanatos, para passarem o dia ajudando outras pessoas. Poucas coisas são tão gratificantes como ser útil a quem mais necessita e fazer trabalho voluntário pode ser uma excelente forma de passar o dia do seu aniversário.

10. Faça uma videoconferência

Você tem amigos e parentes que moram longe? Use a tecnologia a seu favor e combine com eles um horário para fazer uma comemoração virtual por videoconferência. Será uma ótima oportunidade de matar a saudade e conversar todo mundo junto, se atualizando das últimas novidades de todos. Você ainda pode se surpreender com alguma surpresa que eles tenham preparado para a ocasião, mesmo que estando distantes.

Comida barata para festa de aniversário

Você já definiu o que fazer no seu aniversário, mas falta escolher a comida que vai servir para os seus convidados? Confira a seguir uma lista de sugestões de comida barata para sua festa de aniversário:

  1. Escondidinho de carne
  2. Fricassé de frango
  3. Rodizio de Pizza
  4. Cachorro-quente
  5. Crepes
  6. Brusquetas de tomate
  7. Empadinhas e quibes
  8. Palitinhos de cenoura e legumes
  9. Bolinho de arroz
  10. Tortas salgadas
  11. Bolo de aniversário caseiro
  12. Fondue de frutas

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer no aniversário com pouco dinheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Referências
  1. COMO COMEMORAR O SEU ANIVERSÁRIO GASTANDO POUCO. Disponível em: <https://guiadossolteiros.com/dinheiro/como-comemorar-seu-aniversario-gastando-pouco/>. Acesso em 04/07/2023
  2. 7 FORMAS GRATUITAS DE COMEMORAR UM ANIVERSÁRIO. Disponível em: https://www.familia.com.br/7-formas-gratuitas-de-comemorar-um-aniversario/>. Acesso em 04/07/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que fazer no aniversário com pouco dinheiro