Halloween

Porque o Halloween é comemorado dia 31 de Outubro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Porque o Halloween é comemorado dia 31 de Outubro

Todo mundo sabe que 31 de outubro é Halloween, a noite dos mortos, a noite onde as abóboras saem às ruas e as pessoas se fantasiam de personagens terríveis. Sim, todo mundo sabe tudo isso; mas o que a maioria das pessoas não sabe é porque o Halloween é comemorado dia 31 de outubro.

Em umComo faremos uma breve viagem histórica para que descubra de onde vem esta festa e entenda porque o Halloween é comemorado dia 31 de outubro.

Também lhe pode interessar: Como é comemorado o Dia das Bruxas no Brasil

O Halloween nasce na Irlanda

Apesar do que muitos pensam, o Halloween não nasceu nos Estados Unidos e sim na Irlanda. Na verdade, a tradição desta festa vem de 2500 anos atrás, muito tempo antes de que a América fosse descoberta pelos homens de Colombo.

A cultura celta, de onde o Halloween procede, achava que dia 31 de outubro era o último dia do ano, um dia em que os espíritos podiam sair dos cemitérios e rondar pelas ruas. Para evitar que os espíritos malignos se apoderassem das pessoas vivas, elas enchiam suas casas de ossos, caveiras e outras coisas relacionadas com a morte para que os mortos passassem reto e não entrassem em seus lares.

A cultura celta achava que durante o 31 de outubro, no último dia do ano, a linha que separa o mundo dos vivos e dos mortos ficava mais estreita, por isso os espíritos podiam sair das suas tumbas e se misturar com os vivos.

Outra tática que tinham para evitar que os mortos entrassem nas casas era deixar doces na porta para que os espíritos ficassem contentes, ficando sem vontade de fazer algo ruim. Outra forma de espantar os espíritos era se vestir como eles para se camuflar e passar totalmente desapercebido.

Sabendo tudo isto, podemos entender porque o Halloween é comemorado dia 31 de outubro e conhecer a origem da tradição da decoração, das fantasias e dos doces. Leia o seguinte artigo se quer saber mais sobre a origem do dia das bruxas.

Expansão para a América

A maioria das pessoas acha que o Halloween é uma festa original dos Estados Unidos, já que a quantidade de filmes feitos com este motivo e a propaganda sobre esta festa veio de lá, criando uma confusão sobre a origem desta tradição.

No entanto, o Halloween é de origem Celta e foi importada aos Estados Unidos por um grupo de irlandeses. Foi em 1840 que esta festa chegou aos EUA, durante a Grande Fome, época em que os imigrantes da Irlanda foram semeando a tradição da "noite dos mortos" em diferentes partes do país.

Mas não foi até 1921 que o Halloween começou a ser celebrado de forma massiva; nesse ano houve em Minnesota, pela primeira vez, um desfile de Halloween, algo que posteriormente foi imitado pelo resto dos estados americanos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque o Halloween é comemorado dia 31 de Outubro, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Porque o Halloween é comemorado dia 31 de Outubro