Festa Junina

50 frases de São João - Legendas de Festa Junina

50 frases de São João - Legendas de Festa Junina

Hoje em dia, no Brasil, a festa junina, é sempre celebrada no mês de junho e tem como objetivo homenagear três santos católicos. São eles: São Pedro, São João Batista (São João) e Santo Antônio, que tem a fama de casamenteiro. Neste artigo do umCOMO reviveremos as tradições das Festa de São João e festas juninas, no geral, contando as suas origens e com uma seleção de 50 frases de São João e legendas de Festa Junina. Inspire-se!

Índice

  1. Como surgiram as festas juninas
  2. Frases de São João
  3. Frases de São João engraçadas
  4. Frases de Forró

Como surgiram as festas juninas

Para saber como surgiram as festas juninas é preciso viajar pelos séculos e chegar aos anos anteriores à era cristã, quando está registrada a origem do evento.

Festa junina e sua origem pagã

Assim como muitas festas religiosas que são celebradas até os dias de hoje, a origem da festa junina é pagã, ou seja, de um povo que cultuava vários deuses e não apenas um como acontece com a maioria das religiões atuais. No hemisfério norte, a origem da festa está associada com as diversas celebrações realizadas no solstício de verão, que se refere ao dia mais longo e com a noite mais curta do ano, que lá acontece nos dias 21 ou 22 de junho. Esse período é também marcado pelo início das colheitas e, por isso, os povos da Antiguidade, como os egípcios e os celtas, faziam rituais para pedir fartura.

Mesmo com o advento do cristianismo, quando as festas pagãs foram proibidas, os povos continuavam com as suas antigas crenças e celebrações. Por isso, aproximadamente no século 10, na Europa, a igreja resolveu adaptar essas festas, afim de cristianizá-las. Assim, ao invés de celebrar a fertilidade foram incluídos na mesma data a homenagem aos três santos citados.

Como surgiram as festas juninas no Brasil

Além disso, é importante dizer que as festas juninas não surgiram no Brasil apenas devido à colonização dos povos europeus, já que, curiosamente, os índios daqui também realizam, na mesma época, festas parecidas, mesmo que no Brasil o mês de junho marque o início do inverno.

De qualquer forma, historiadores têm indícios de que os índios comemoravam a agricultura no mês de junho com danças, cantos e muita comida. Desse modo, como acontece com uma grande parte das festas religiosas no país, os costumes indígenas se fundiram aos dos padres jesuítas portugueses, resultando em uma celebração mais próxima do que se vê hoje em dia. De um lado, a homenagem aos santos, do outro a abundância de comidas e bebidas, muitas das quais estão associadas aos pratos típicos brasileiros, como o milho, a mandioca, o amendoim e a batata-doce. Já os portugueses agregam a pipoca, o bolo de fubá e o quentão, entre outras.

Traje caipira

Já as roupas caipiras que são marca registrada da festa refletem o Brasil do século 20, quando mais de metade da população brasileira vivia na zona rural. Enquanto isso, a quadrilha é uma dança de origem francesa, em que os pares fazem alegres sequências coreografadas de movimentos. Enquanto isso, a fogueira, que está em todas as festas juninas, remete ainda aos costumes pagãos, embora também haja uma justificativa cristã. Nela, a mãe de São João Batista, Santa Isabel, falou para a Virgem Maria que acenderia uma fogueira para informá-la do nascimento do seu filho.

Mesmo sendo uma festa nacional, cada região do país incrementa a comemoração com algumas particularidades, como é o caso da música. Dessa forma, costuma-se tocar os sons tradicionais de cada lugar. No nordeste brasileiro é onde acontecem as maiores festas juninas, sendo que nos seus estados as composições mais presentes são do sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga, enquanto na região sudeste costuma-se ouvir muito os compositores João de Barro, Lamartine Babo e Adalberto Ribeiro.

Por fim, não se pode deixar de lado as simpatias que são tão repetidas nessa época do ano. A maioria delas é para Santo Antônio, o mais requisitado pelas moças solteiras. Os balões que marcam a decoração das festas juninas também possuem caráter religioso, uma vez que se acredita que eles levam os pedidos para São João.

Frases de São João

Como comentado, no Brasil e mundo afora o dia 24 de junho é celebrado como o dia de São João. Como no Brasil, a maior expressão dessa celebração são as festas juninas, para este artigo selecionamos frases de Festa Junina, que também são consideradas frases da Festa de São João, muitas delas são versos marcantes de grandes musicas brasileiras:

  1. São João, São João, acende a fogueira do meu coração!
  2. Neste São João vou de calça e chapéu de palha, vou arrumar uma namorada.
  3. Hoje é Sao João! Simbora pular fogueira e comer canjica.
  4. 'Pula a fogueira iaiá. Pula a fogueira ioiô. Cuidado para não se queimar. Pois essa fogueira já queimou o meu amor'
  5. Eu pedi numa oração ao querido São João que me desse um matrimônio. São joão disse que não! São joão disse que não! Isto é lá com Santo Antônio! - (Mário Reis - Isto é Lá Com Santo Antônio)
  6. 'Quero levar você comigo quando o São João chegar...' - (Tribo de Jah - Quando o São João chegar)
  7. 'São João tá diferente. Tá no clima da gente' - (Os 3 do Nordeste - São João Tá Diferente)
  8. 'Quem sabe a gente casa numa festa de São João. Dançando xite nosso rosto colado sente o coração' - (Falamansa - Numa Festa de São João)
  9. 'Ai Xangô, Xangô menino da fogueira de São João. Quero ser sempre o menino, Xangô. Da fogueira de Sao João' - (Gilberto Gil - São João, Xangô menino)
  10. 'São João na terra é fogueira. São João no céu é balão. Dança quadrilha na poeira. Isso é que é São João' - (Mastruz com Leite - São João da Terra)
  11. 'Nem é o som do vento. Nem estrondo do trovão. É o roncado da sanfona. Me chamando pro São João' - (Mastruz com Leite - São João de Todos os Tempos)
  12. 'São João nas Capitá. Não me diga que é São João.
  13. É calça remendada no joelho e no fundão'- (Luiz Gonzaga - São João na Capitá)
  14. 'Coração-bôbo. Coração-bola. Coração-balão. Coração-São-João. A gente se ilude, dizendo: "já não há mais coração!' (Alceu Valença - Coração Bobo)
  15. 'A fogueira tá queimando em homenagem a São João. O forró já começou. Vamos gente, rapa-pé nesse salão!' - (Luiz Gonzaga - São João na Roça)
  16. 'Nunca vi São João sem foguete, sem fogueira tric-trac, ronqueira, busca pé e balão' - (Luiz Gonzaga - São João Sem Futrica
  17. 'Mas não faz mal, o que passou, passou. Eu quero um novo amor para brincar o são joão' - (Trio Nordestino - Nesse São João)
  18. 'Essa noite de alegria. Vai viver meu coração. E você queira ou não queira. Viva a São João' - (Olê Lê Viva São João - Marinês)
  19. 'Dançar quadrilha, xaxado, xote, forró e baião. Alegria, alegria tudo isso é São João' - (Dominguinhos - Tudo é São João)
  20. 'Fagulhas, pontas de agulhas. Brilham estrelas de São João. Babados, xotes e xaxados. Segura as pontas meu coração' - (Gal Costa - Festa do Interior)
  21. 'No mês de junho tem o Deus por testemunho. Com meu violão em punho vou fazer o São João. Tomar licor, menino fazer eu vou. A festa do interior e também da capital' - (Elba Ramalho - São João na Estrada)
50 frases de São João - Legendas de Festa Junina - Frases de São João

Frases de São João engraçadas

Uma festa tão alegre também tem o seu senso de humor. É por isso que, assim como as frases de Festa Junina engraçadas, também existem as frase de Sao João Engraçadas que, aliás, servem de inspiração como legenda para foto de Festa Junina:

  1. Tô me guardando para quando São João chegar.
  2. Partido político lembra muito Festa de São João: antes de começar tem formar quadrilha.
  3. Viva São João! Que ele nos ajude a pular a fogueira como todos os nosso problemas.
  4. Não se importe em levar tocos, junte todos eles e você terá a maior fogueira no São João.
  5. A maior mentira da festa de São João: 'vou ali e já volto'.
  6. Aproveita que é São João e se joga na fogueira.
  7. Keep Calma que já é São João!
  8. Estado civil: arretada,
  9. Uma sentimento chamado 'eita'.
  10. Sossega o facho e não me aperreie.
50 frases de São João - Legendas de Festa Junina - Frases de São João engraçadas

Frases de Forró

Uma festa de São João precisa ter forró! É por isso que selecionamos legendas de forró e frases juninas curtas:

  1. Fui atrás da felicidade e acabei no forró.
  2. Tudo passa nessa vida, menos minha vontade de dançar forró.
  3. 1 palavra, 1 amor, 5 letras: forró
  4. Ignore o que te faz sofrer e aproveite o forró que te faz feliz.
  5. Keep Calm and bora dançar um forró.
  6. Procura-se: um par para me ensinar a dançar forró.
  7. Ignore o que te faz sofrer e aproveite o forró que te faz dançar feliz.
  8. A vida é muito curta para não dançar forró.
  9. Nem todo mundo é igual, alguns sabem dançar forró.
  10. O Ministério da Saúde adverte: forró faz bem ao coração.
  11. Para todo mal existe um bom xote.
  12. Em caso de dor, dance.
  13. Forrozeiro de carteirinha!
  14. A gente gosta é de dançar forró agarradinho.
  15. Forró é bom de ver, de ouvir e de dançar.
  16. É forró, é fogueira é quentão. Amo meu São João!
  17. 'Não há nada igual ao forró. Bom de ver. Bom de ouvir e dançar. Pouco antes do dia raiar eu não vejo quase ninguém só. Não há nada igual ao forró' - (Bicho de Pé - Não Há Nada Igual Ao Forró)
  18. 'Cabra pra você entrar nesse forró, tem que pedir licença, tem que derramar suor, tem que ser cabra macho' - (Elba Ramalho - Forró Temperado)
  19. 'Quem foi esse inteligente que inventou o forró, fez a morena levantar o pó. Ele é um artista, trabalhou bem' - (Elba Ramalho - Forró do Xenhenhém)

Leia também: Como fazer bandeirinhas de Festa Junina

50 frases de São João - Legendas de Festa Junina - Frases de Forró

Se pretende ler mais artigos parecidos a 50 frases de São João - Legendas de Festa Junina, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
TEREZA SORAIA
Mto diversificado c/as alegres histórias que representa o mês de junho e ótimas dicas em fácil leitura.
1 de 4
50 frases de São João - Legendas de Festa Junina