Partilhar

Como se vestir para Festa Junina

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 22 março 2019
Como se vestir para Festa Junina
Imagem: niveastelmannonline.wix.com

As Festas Juninas, conhecidas também como festas dos santos populares, são festas bem tradicionais no Brasil e ninguém consegue escapar delas. Fogueiras, bandeirinhas coloridas, danças e comida típica são algumas das coisas que vão animar esses dias de festa. Durante esses dias, a tradição manda tirar a roupa colorida do armário, soltar a criatividade e criar trajes bem legais para as festas juninas. Se ainda não sabe o que vestir durante esses dias, neste artigo do umCOMO vamos lhe dar algumas dicas sobre como se vestir para Festa Junina.

Traje feminino para Festa Junina

As Festas Juninas são super animadas, por isso nada melhor que escolher um look bem alegre que combine com a ocasião. Algo que não pode faltar no traje feminino para as festas juninas são os típicos vestidos coloridos com mangas fofas, cheios de rendas, fitas coloridas, estampa de xadrez ou outras estampas bem coloridas. Mas se você não conta com um vestido com estas características no seu armário, não se preocupe que pode customizar algum que tenha no seu armário, adicionando detalhes de renda e fitas, para alegrar a peça.

Como improvisar roupa de Festa Junina

Outra opção é pegar em uma saia e camiseta de estampas diferentes e usar assim mesmo, misturando estampas diferentes para criar um look de caipira. As saias com frufus e com armação são as ideais para usar durante as festas juninas. Se quiser também poderá usar uns shorts que poderá combinar com uma meia-calça estampada ou colorida. Para além disso, as mulheres também podem ir vestidas de noivinhas nas festas juninas. Se optar por se vestir de noiva deverá usar um vestido de noiva branco mas com muitos detalhes coloridos com fitas e retalhos coloridos, para dar vidar ao vestido.

Como se vestir para Festa Junina - Traje feminino para Festa Junina
Imagem: blognamoda.com

Como fazer maquiagem caipira

Na hora de se fantasiar para se arrumar para Festa Junina, não basta caprichar na composição das vestimentas, é preciso que a maquiagem combine com a fantasia escolhida, sendo que em alguns casos ela ganha mais destaque do que a própria roupa:

  1. Mesmo se tratando de uma make caipira, não se pode esquecer de seguir todo o procedimento para uma produção completa e perfeita. O primeiro passo é usar um corretivo para disfarçar as imperfeições, como manchas e olheiras.
  2. Depois aplique uma camada leve de base líquida e, após, um pouco de pó compacto. Todos esses produtos devem ter tonalidades que se assemelhem ao tom da sua pele.
  3. Já para fazer as pintinhas, é possível usar um lápis de outra cor que não seja a preta, como um tom marrom, para um look caipira mais natural. As sardas nas bochechas fazem parte da make caipira, mas se você quiser pode fazê-las mais discretas.
  4. Uma dica é abusar um pouco na make, mas sem carregar demais. As sombras devem ser de cores fortes e não têm de combinar necessariamente com a sua roupa.
  5. O glitter deve ser usado para deixar a make cheia de brilho e, sem esquecer de passar máscara de cílios ou aplicar cílios postiços.
  6. Passe um blush rosinha e aposte num batom vermelho ou em tons de rosa forte.

Dica para maquiagem de Festa Junina tradicional

Já quem prefere aprender a se maquiar de caipira com o estilo tradicional deve pintar os lábios com um batom de cor vermelha bem viva e, além das pintinhas pretas na bochecha, aplicar blush para deixá-las coradas. Nesse sentido, vale ainda apostar na maquiagem dos olhos que pode combinar duas cores de sombras, bem como deixar os olhos marcantes com delineador e máscara, a qual pode, inclusive, ser aplicada nos cílios inferiores. Na hora de escolher a cor das sombras, a dica é que elas se harmonizem não apenas entre si, mas também com a roupa. Em geral, usa-se a camisa xadrez para o look caipira. Assim, repita as cores da estampa ou outras que combinem.

Maquiagem de Festa Junina mais discreta

Embora a maquiagem caipira, muito usada nas épocas em que se comemora a festa junina no Brasil, costume ser bem colorida e alegre, quem prefere um visual mais discreto e natural também pode apostar no look inspirado no interior brasileiro. Nesse caso, a dica é fazer com lápis preto para os olhos algumas pintas pelo rosto, inclusive, nas bochechas – item esse que não pode faltar em uma maquiagem caipira, e destacar os olhos, com rímel e lápis na cor preta também. Para um visual mais alegre, escolha uma sombra colorida ou uma sombra marrom para um visual elegante. Na boca, batom nude.

Maquiagem caipira moderna

Quem pretende fazer a maquiagem de festa junina, mas também deseja seguir um visual mais moderno pode usar as cores que estão na moda na hora de escolher os tons da sombra e o batom. As cores laranja, rosa queimado, vinho e roxo estão em alta, inclusive, nos delineadores e máscaras. Dessa forma, o visual fica super alegre, bem ao estilo caipira, no entanto, mesmo nessa ocasião é importante usar o bom senso e não fazer uma combinação de cores muito diversa que desarmonize a beleza da produção.

Maquiagem caipira para crianças

Já que as crianças também costumam usar a maquiagem caipira nas festas juninas, o mais adequado é que mães e pais ofereçam a elas produtos específicos para a sua idade, que costumam agredir menos a sua pele, ainda muito sensível. Outra dica é evitar muitas camadas de maquiagem e destacar mais as bochechas coloridas.

Como se vestir para Festa Junina - Como fazer maquiagem caipira
Imagem: sempreglamour.com.br

Penteados de Festa Junina

Para o cabelo, a tradição na festa junina é fazer duas tranças, uma de cada lado ou duas maria-chiquinhas, em que pode prender o cabelo com elásticos coloridos ou até mesmo com fitas ou laços coloridos. Para complementar pode usar um chapéu de palha, um elemento bem típico das festas juninas.

Veja várias inspirações no artigo: Como fazer penteado para Festa Junina - crianças e adultos

Como se vestir para Festa Junina - Penteados de Festa Junina
Imagem: Instagram/bocarosablog/Pinterest

Traje masculino para festa junina

Os homens têm duas opções de trajes para as festas juninas, noivo ou caipira. Para montar o look masculino para as festas juninas algumas peças imprescindíveis são uma camisa xadrez, calça jeans, botina, um cinto com fivela e um chapéu de palha. Estas são peças que com certeza você encontrará no seu armário, agora tudo o que tem de fazer é customizá-las de forma a ficarem mais alegres para as festas juninas. Então o que pode fazer nas calças jeans é adicionar retalhos coloridos e estampados, de maneira a parecerem remendos. Depois consiga um blazer colorido ou, na falta de um colorido adicione cor com remendos coloridos e estampados. Finalize o look caipira masculino com uma gravata colorida ou de estampa e já tem o seu traje pronto para as festas juninas!

Veja também: 28 ideias de brincadeiras para Festa Junina - para todas as idades!

Como se vestir para Festa Junina - Traje masculino para festa junina
Imagem: pinstake.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se vestir para Festa Junina, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre Como se vestir para Festa Junina

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Jorge Roberto Cosenzo
Muito legal este site.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Jorge, que bom saber que o nosso site é do seu agrado! Muito obrigada pela visita e continue nos acompanhando :)

Como se vestir para Festa Junina
Imagem: niveastelmannonline.wix.com
Imagem: blognamoda.com
Imagem: sempreglamour.com.br
Imagem: Instagram/bocarosablog/Pinterest
Imagem: pinstake.com
1 de 5
Como se vestir para Festa Junina

Voltar ao topo da página