Noite de Natal

Jogos de Natal para fazer com a família - 15 ideias

 
Tamires Criscio
Por Tamires Criscio. Atualizado: 18 dezembro 2018
Jogos de Natal para fazer com a família - 15 ideias

Chega o Natal e com ele as reuniões em família. Para que a sua noite seja muito mais divertida, nós reunimos as melhores ideias de brincadeiras para família no Natal. Não há desculpa para não ter uma ceia cheia de alegria e felicidade! O umCOMO separou 15 ideias de jogos de Natal para fazer com a família para garantir muita diversão e alegria na noite mais familiar do ano. Confira essa lista de surpresas de Natal para a família e escolha a sua preferida!

Índice

  1. Jogos de Natal em Família: quem desembrulha primeiro?
  2. Dinâmica da árvore de Natal: pessoa-árvore de Natal
  3. Brincadeiras para animar o Natal: come, come
  4. Jogos de Natal para grupo: Papai Noel de bexiga
  5. Como fazer uma guirlanda de bexigas
  6. Dança da cordinha com luzinhas de Natal
  7. Dança da cadeira natalina
  8. Brincadeiras de perguntas e respostas para o Natal: quem é quem?
  9. Caça ao tesouro natalino
  10. Bingo Natalino
  11. Gorro de papai noel surpresa
  12. Árvore de Natal de Copos
  13. Barra premiada
  14. Amigo da onça

Jogos de Natal em Família: quem desembrulha primeiro?

Nesse jogo de Natal para família, uma luva de cozinha de pano é requisito essencial. O desafio é ver quem consegue abrir o presente de Natal primeiro usando a luva. Todos podem fazer ao mesmo tempo enquanto uma pessoa fica no controle ou fazer como no vídeo abaixo, uma pessoa tenta abrir enquanto a outra não acerta os dois dados com o número 6. Quem abrir primeiro, ganha um presente extra.

No vídeo abaixo você entende melhor como funciona a brincadeira do 'quem desembrulha primeiro' (unwrap the gift):

Dinâmica da árvore de Natal: pessoa-árvore de Natal

Nessa brincadeira de Natal para a família toda, o pessoal deve estar dividido em dois grupos, uma pessoa de cada grupo deve ser a árvore natalina. Quanto mais objetos forem colocados na pessoa, maior a chance do grupo ganhar. Separe bastante enfeites de natal para garantir várias opções. No final é preciso contar qual grupo colocou mais peças de natal na “pessoa árvore natalina”.

Brincadeiras para animar o Natal: come, come

Esse é um desafio de Natal para ver quem é a pessoa que consegue comer mais um doce típico de natal. O doce pode ser pedaços de rabanada ou de panetone por exemplo. No desafio esses doces devem estar pendurados em fios e as pessoas devem se esticar para conseguir comer, quem comer mais pedaços ganha.

Jogos de Natal para grupo: Papai Noel de bexiga

Nessa brincadeira duas pessoas da família devem se vestir de Papai Noel, e se encherem de bexiga, e os resto da família dividida em grupos devem tentar estourar as bexigas apenas com abraços. O time que estourar todas as bexigas primeiro ganha.

Sugestão: Como se fantasiar de Papai Noel

Como fazer uma guirlanda de bexigas

Falando em bexigas, quem curte brincadeiras para família toda no Natal pode organizar ateliês e concurso de 'artesanatos natalinos'. Uma forma muito original de fazer uma guirlanda de Natal é fazê-la com balões, com a combinação de 3 balões alongados podemos desenhar uma guirlanda muito original e divertida para a entrada de nossa casa. Saiba como fazer uma guirlanda de bexigas no passo a passo a seguir:

  1. Primeiro compre balões alongados de cor verde e vermelha. Após comprá-los, encha um de verde escuro e outro de verde claro. Os balões para a guirlanda devem ser os mais longos que encontrarmos já que isto nos permitirá fazer uma guirlanda maior.
  2. Combine o balão de cor verde mais claro para conseguir uma guirlanda de Natal com balões mais bonita e espetacular.
  3. Entrelace um ao outro como se vê na imagem, não tenha medo de apertá-los, se fizer rápido não acontecerá nada, se explodir, lembre-se que tem mais balões guardados.
  4. O passo seguinte é entrelaçar os dois balões formando uma trança como para o cabelo ou como duas serpentes que se juntam e se entrelaçam até ao final.
  5. Continuamos entrelaçando com cuidado, para que dê certo é importante que os dois balões tenham uma pressão similar. Assim poderemos criar uma coroa bem equilibrada.
  6. Pronto! Já temos a parte principal da guirlanda pronta, agora vamos fazer os enfeites para dar um pouco de cor à guirlanda de Natal.
  7. Com um balão vermelho do mesmo tamanho dos dois balões verdes faremos um laço, para isso verifique os seguintes passos.
  8. Divida o balão em quatro, para assim conseguir um laço com duas esferas.
  9. Já temos o primeiro laço, agora falta o segundo laço e depois teremos as pontas do laço para a guirlanda de Natal.
  10. Agora já temos o laço para colocar em cima da guirlanda verde e que lhe dará um toque de cor, você viu que é fácil!
  11. Para atar os três balões passe a ponta dos dois balões verdes por dentro do balão vermelho e assim já ficarão juntos. Viu como foi muito fácil fazer a guirlanda de Natal? Anime-se, pois certamente você conseguirá.
Jogos de Natal para fazer com a família - 15 ideias - Como fazer uma guirlanda de bexigas

Dança da cordinha com luzinhas de Natal

Nesse fio elétrico natalino, as pessoas da família devem tentar passar por debaixo de uma corda, mas todas devem estar usando uma barriga de papai noel. Conforme todos os familiares vão passando, o fio deve cada ficar mais baixo, quem cair está fora. A última pessoa que conseguir passar sem tocar nas luzinhas de Natal, ganha.

Dança da cadeira natalina

Na dança da cadeira natalina, a diversão está em colocar as melhores músicas natalinas e rodar em algumas cadeiras que devem estar em uma quantidade menor que o número de familiares que vão sentar, ao final da música todos devem sentar, quem ficar sem lugar deve sair. A cada rodada uma cadeira é retirada, até sobrar apenas 1 cadeira e 1 familiar sentado.

Brincadeiras de perguntas e respostas para o Natal: quem é quem?

Essa dinâmica de Natal funciona assim: cada um da família deve usar um gorro de papai noel com um nome de uma pessoa bem famosa e conhecida. Cada um deve adivinhar qual é o seu personagem, fazendo perguntas para os outros participantes da família. Se a pessoa não adivinhar, ela fica responsável por fazer toda a limpeza após a festa de natal.

Caça ao tesouro natalino

Essa também é uma brincadeira para a família toda. Dentro da casa, esconda alguns kits com presentinho natalinos, o legal é colocar vales presentes em dinheiro. A família deve ser dividida em grupos, e algumas pistas devem ser criadas para chegar até o tesouro natalino. O primeiro grupo que encontrar o tesouro, fica com os presentes para serem gastos juntos.

Inspire-se: Perguntas para torta na cara - 100 sugestões para crianças e adultos

Bingo Natalino

A família pode se unir para comprar alguns prêmios interessantes no valor de 100 a 200 reais, tal como eletrodomésticos e outros presentes mais caros. Com cartelas com temas de bingo natalino e peças para sortear os que são fáceis de achar na internet, você faz um sorteio com tema de Natal. Quem for sorteado deverá ainda contar uma história usando as imagens que o permitiram ganhar.

Inspire-se para um Natal diferente em família: Como fazer um Natal diferente

Gorro de papai noel surpresa

Separe 10 gorros de papai noel e coloque diferentes objetos dentros, como se fosse pequenas lembranças. A família toda deve adivinhar o que tem dentro de cada um dos gorros. Quem acerta fica com o gorro para si. Coloque coisas diferentes e divertidas e que sejam difíceis de acertar. O objetivo é que seja colocada as coisas mais inesperadas e que todos fiquem surpresos com elas.

Sugestão: Desenho de gorros de Natal

Árvore de Natal de Copos

Nesse jogo o objetivo é quem consegue fazer a maior árvore de Natal de copos. A família pode ser dividida em equipes que vão receber copos descartáveis, o grupo que fizer a árvore mais alta ganha. Quem derrubar a árvore está desclassificado.

Leia também: As melhores brincadeiras para WhatsApp

12. Barra premiada

Nessa brincadeira todos os convidados da festa devem levar 1 barra de chocolate e uma nota de 10 reais. Em uma mesa coloque todas as barras e em um pote todas as notas. Além disso, crie um saco com o nome de todos os convidados que querem participar. Uma primeira pessoa deve sortear um nome, a pessoa sorteada escolhe uma barra, e sorteia uma outra pessoa. O jogo vai assim por diante até que uma última pessoa é sorteada e fica com todo dinheiro e a última “barra premiada”.

Veja também: Os melhores jogos de bebida

Jogos de Natal para fazer com a família - 15 ideias - 12. Barra premiada

Amigo da onça

O amigo secreto é uma das brincadeiras de Natal mais conhecidas no Brasil e uma de suas versões que faz bastante sucesso é o amigo da onça, que envolve presentes engraçados e irônicos. Para instruções de jogo e ideias de presentes engraçados para amigo da onça, dê uma olhada no nosso artigo sobre como fazer a brincadeira do amigo da onça.

Amigo secreto tradicional

Quem prefere manter a tradição no amigo secreto em família, pode adicionar um pouco de humor também à brincadeira com as dicas do artigo sobre como revelar amigo secreto de forma engraçada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Jogos de Natal para fazer com a família - 15 ideias, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Jogos de Natal para fazer com a família - 15 ideias