Festas de adultos

Como se comportar em um jantar formal

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se comportar em um jantar formal

Convidaram você para um jantar formal e você não tem ideia de como agir? Não se preocupe. O protocolo pode parecer um pouco complexo, mas com uma série de diretrizes você vai compreender e saber exatamente como se comportar em um jantar formal. Você só precisa obedecer algumas normas básicas de comportamento e algumas ações que não deverá realizar em hipótese alguma.

Passos a seguir:
1

Durante a ocasião é melhor conversar em um tom de voz baixo. As conversas estridentes e os risos exagerados podem tornar-se um pouco incômodos para o resto dos convidados. Não sobressair na mesa é de boa educação. Nos jantares formais pessoas costumam ter uma conversa amena e pouco ruidosa.

2

Devemos observar nossa postura na mesa. Enquanto comemos os cotovelos não devem estar nunca em cima da mesa, é uma atitude que dentro do protocolo não é aceite. Além disso, os braços são mostrados apenas até a metade do antebraço e nunca devem ser levantados os cotovelos. São aspectos essenciais em um jantar formal ou uma ceia de gala, nunca esqueça a posição na mesa.

3

Na hora de comer devemos lembrar-nos que são os alimentos que devem que chegar à nossa boca, e não a nossa boca a eles. Mexer os braços para esta ação é normal, mas não está bem visto que nos agachemos para tomar a sopa ou qualquer outro tipo de prato.

4

Os talheres e taças servem apenas para comer. Não devemos falar gesticulando com nenhum deles nas mãos. É melhor comer e beber, deixar os talheres e a taça e continuar com a conversa. Evidentemente é totalmente proibido falar com a boca cheia.

5

O guardanapo é um elemento muito útil em um jantar formal. Antes de beber convém limpar os lábios, desta forma não deixaremos nenhum resto de comida na taça nem nenhuma mancha no vidro.

6

Lembremos que os talheres são usados em uma ordem específica, e mais ainda se se trata de um jantar formal. Primeiro os talheres que estão mais longe do prato deixando para o final os que estão ao lado dele. Quanto aos copos, o da água é o que está mais próxima das facas e o do vinho branco é menor que o do tinto.

7

Quando terminar de comer não se esqueça de colocar paralelamente a faca e o garfo no prato. Assim indicaremos que já terminamos de comer. Em um jantar formal devemos permanecer sentados até que todos os comensais tenham terminado. Portanto, nada de sair para fumar quando terminar o último prato. Tendo isto claro, saberemos comportar-nos em um jantar formal sem problemas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se comportar em um jantar formal, recomendamos que entre na nossa categoria de Casamentos e Festas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como se comportar em um jantar formal