Partilhar

Como sentar as pessoas à mesa - dicas essenciais!

 
Por Letícia Lima. Atualizado: 18 outubro 2017
Como sentar as pessoas à mesa - dicas essenciais!

Receber convidados em casa para um almoço ou jantar especial sempre é uma tarefa divertida e prazerosa. Um bom anfitrião sabe receber com elegância - além da escolha dos pratos, talheres, copos e do menu, a missão também envolve saber dispor os convidados à mesa de forma harmoniosa a fim de gerar a maior integração possível. Mais do que uma norma de etiqueta, trata-se de ser agradável e gentil com aqueles que convidamos à nossa casa, de maneira a tornar a experiência a mais agradável possível. Descubra em umCOMO como sentar as pessoas à mesa e garanta o sucesso da sua próxima reunião!

Também lhe pode interessar: Como se comportar em um jantar formal

Quem senta na cabeceira da mesa?

Todos sabem que a cabeceira é o lugar de honra da mesa: quem se senta lá consegue ver e dar atenção a todos que estão presentes na recepção. Via de regra, quem senta na cabeceira da mesa é o anfitrião, ou seja, o dono da casa onde está acontecendo o almoço ou jantar. No caso de um casal de anfitriões, cada um se senta em uma cabeceira, bem em frente ao outro.

Dica: Veja também como decorar a mesa para um jantar com amigos!

Etiqueta de casal ao sentar à mesa: sentar na frente ou do lado?

Algumas regras de etiqueta variam de um país para o outro e podem provocar situações engraçadas. No Brasil, é comum ver em restaurantes casais sentados lado a lado à mesa - o que gera muita repercussão entre estrangeiros, que não estão habituados a esse tipo de comportamento.

No entanto, no que diz respeito à etiqueta de casal ao sentar à mesa, o correto é que o casal sente-se um na frente do outro. Dessa forma, ao sentar as pessoas à mesa, marque os lugares dos casais de forma que um fique sentado diante do outro. Esse posicionamento produz maior fluidez no fluxo de conversas, o que é altamente benéfico para qualquer recepção.

Curiosidade: Você sabe para que servem as regras de etiqueta? Confira esse artigo e descubra!

Como sentar as pessoas à mesa - dicas essenciais! - Etiqueta de casal ao sentar à mesa: sentar na frente ou do lado?

Sentar à mesa com a família

Sentar à mesa com a família para compartilhar uma refeição é um hábito presente em todas as comunidades humanas. Esse ato fortalece os laços familiares e ajuda a promover o diálogo entre os membros de uma família, reduzindo brigas e minimizando tensões.

Ao sentar à mesa com a família, os anfitriões devem se sentar na cabeceira da mesa e as pessoas mais velhas nos lugares de honra (ao lado do anfitrião). Siga essa ordem e disponha os casais de forma que se sentem um diante do outro. As crianças pequenas também devem se sentar à mesa com a família, mesmo que façam bagunça ou ainda não saibam manejar os talheres. Isso é importante para criar vínculos entre a criança e os demais membros da família.

Confira nosso artigo sobre como ter boas maneiras à mesa para saber mais sobre este tema.

Placement cards: marcador de lugar à mesa

Nas recepções formais, cresce o uso dos placement cards: trata-se de pequenos cartões com o nome de cada convidado, indicando o lugar onde ele deverá se sentar. Esse marcador de lugar à mesa é muito útil, pois permite que o anfitrião possa dispor os convidados com antecedência.

Essa disposição com antecedência permite que o anfitrião organize os convidados a fim de possibilitar um bom fluxo comunicacional - uma boa opção é colocar pessoas com afinidades e interesses em comum próximas umas às outras. Dessa forma, sua recepção será lembrada não só pelo sabor da comida ou pela elegância da mesa, como também pela harmonia e boas conversas que aconteceram ali.

Uma boa ideia para placement cards (ou marcador de lugar à mesa) é imprimir pequenos cartões em papel cartão e escrever o nome dos convidados à mão com uma caligrafia bonita. É possível fixá-los a pequenos arranjos de flores, por exemplo, para dar um toque romântico e sofisticado.

Como sentar as pessoas à mesa - dicas essenciais! - Placement cards: marcador de lugar à mesa

Marcador de lugar na mesa: casamento

Casamentos são ocasiões únicas e muito especiais. Uma das grandes preocupações dos noivos é sobre a disposição dos convidados pelo salão - uma boa opção para casamentos é usar marcador de lugar na mesa, de maneira que seus convidados aproveitem a festa e conversem entre si.

Ao montar as mesas, procure colocar os membros da família da noiva em uma mesa e os membros da família do noivo em outra. Colegas de trabalho devem ter uma mesa para si, e os amigos do casal podem ficar misturados. O casal e os padrinhos devem sentar-se em uma mesma mesa, de preferência localizada no centro do salão. Use um marcador de lugar na mesa para indicar o lugar de cada convidado.

Para mais dicas sobre casamento, veja nosso artigo sobre como distribuir os convidados pelas mesas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como sentar as pessoas à mesa - dicas essenciais!, recomendamos que entre na nossa categoria de Casamentos e Festas.

Escrever comentário sobre Como sentar as pessoas à mesa - dicas essenciais!

O que lhe pareceu o artigo?

Como sentar as pessoas à mesa - dicas essenciais!
1 de 3
Como sentar as pessoas à mesa - dicas essenciais!

Voltar ao topo da página