PARTILHAR

Como fazer a brincadeira do amigo da onça

Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 3 dezembro 2019
Como fazer a brincadeira do amigo da onça
Imagem: bailiwickexpress.com

As festas de final de ano da família, do colégio ou da empresa costumam sempre contar com o tradicional amigo secreto. Nessa brincadeira, decide-se por sorteio a quem se vai dar o presente, e a regra é descrever a pessoa para que os outros participantes possam adivinhar quem será o presenteado. No amigo da onça (também conhecido como inimigo secreto), por sua vez, a ideia é mais divertida - o objetivo é fazer graça, dar um presente que a pessoa não irá gostar. Como diz o famoso ditado da internet, the zueira never ends! Aprenda agora no umCOMO como fazer a brincadeira amigo da onça.

Também lhe pode interessar: Como jogar amigo chocolate - Regras e ideias

Como fazer amigo secreto da onça

O amigo da onça é uma variação do amigo secreto. Nesse jogo, a ideia é dar um presente que provoque ou irrite o seu colega (por exemplo, dar um pente para um amigo que é careca ou um caderno de caligrafia para o que tem uma letra muito feia).

Como fazer amigo da onça

  1. Junte o grupo interessado em participar e faça o sorteio. Para substituir o tradicional papelzinho e evitar que as pessoas troquem de amigo, você pode usar um site como o Sorteio Amigo Secreto, por exemplo ou fazer sorteio de amigo secreto pelo WhatsApp.
  2. Delimitem quanto cada um deverá gastar com o presente. Como se trata de uma brincadeira de fazer graça e provocativa, o interessante é que o orçamento do amigo da onça não ultrapasse R$15 por presente.
  3. Uma das maneiras de brincar de amigo da onça é, no grande dia combinado para a troca de presentes, que todos os participantes devem se reunir e, um a um, dar as características da pessoa que sorteou. Não sabe como? Confira nosso artigo como revelar amigo secreto de forma engraçada. Seja criativo!
  4. Entregue o presente e observe as reações. Quanto mais risadas, mais você acertou na escolha!

Se você prefere a versão tradicional do jogo, confira nosso artigo sobre como brincar de amigo secreto.

Amigo da onça brincadeira - presentes

Você deve ser criativo na hora de escolher o presente da brincadeira amigo da onça. Pense em alguma característica do seu amigo: se ele gosta de beber, se tem um time do coração, se é chorão, se é inteligente, se é tranquilo ou estressado, etc.

Quanto às dicas de presente para amigo da onça no trabalho, a principal é avaliar bem qual é o seu nível de proximidade com a pessoa sorteada. Ser inadequado na escolha do presente do amigo da onça pode levar a um clima ruim no ambiente de trabalho. Por exemplo: antes de dar um kit de higiene bucal para um colega que tem mau hálito, verifique primeiro se vocês tem intimidade o suficiente para isso ou não. Caso contrário, escolha um presente mais leve para a brincadeira.

Confira as sugestões de presente do umCOMO:

  • Amigo beberrão: uma garrafa de cachaça cheia de água;
  • Amigo atrasado: um relógio;
  • Amigo com letra feia: um caderno de caligrafia;
  • Amigo careca: uma peruca;
  • Amigo que perde os compromissos: uma agenda;
  • Amigo chorão: uma chupeta;
  • Amigo tranquilão: um energético;
  • Amigo estressado: um maracujá.

A regra geral para escolha dos presentes de amigo da onça é que você deve ser divertido e brincalhão, mas precisa manter o respeito por seus amigos, parentes ou colegas de trabalho. Afinal, o que se quer criar é um clima descontraído, e não uma situação chata entre as partes.

Como brincar de amigo secreto diferente

Além do amigo da onça, existem diversos outros formatos de amigos secreto que também podem ser muito divertidos de serem realizados em casa, na empresa, na escola, na faculdade, etc. Os mais tradicionais escolhem um presente específico (caneca, canetas, livros, chocolate, etc) para trocarem entre si. No entanto, há algumas outras opções mais divertidas: confira no nosso artigo Amigo secreto diferente - 30 ideias geniais para brincar.

Como se faz a brincadeira do amigo chocolate

Pouquíssimas pessoas não gostam de chocolate - esse é um presente curinga, porque costuma agradar a todos. Por isso, fazer um amigo chocolate é uma boa opção para celebrações, seja nas festas de fim de ano ou na Páscoa.

Você pode seguir as mesmas regras de um amigo secreto comum, mas combinar antes entre as partes que o presente deve ser em chocolate. As regras ficam a critério do grupo: se será por quantidade chocolate (cada um deve ganhar um quilo, por exemplo) ou por valor (cada um dos participantes deve gastar uma quantidade de dinheiro previamente estipulada como razoável pelo grupo).

Veja também: Como fazer a dinâmica do presente

Como fazer a brincadeira do amigo da onça - Como se faz a brincadeira do amigo chocolate

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a brincadeira do amigo da onça, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Antonia Gomes
Boas ideias, vou fazer igual!!!
Como fazer a brincadeira do amigo da onça
Imagem: bailiwickexpress.com
1 de 2
Como fazer a brincadeira do amigo da onça

Voltar ao topo da página