menu
Partilhar

Ideias de comida para o Natal

 
Por Juliana Ribeiro. 18 dezembro 2021
Ideias de comida para o Natal

Antes que você perceba, mais um ano se passou, o Natal estará aí e com ele os jantares e refeições em família que enfeitam a mesa de gala. Se você já começou a pensar no cardápio para o Natal, neste artigo do umCOMO oferecemos 5 ideias de comida para o Natal para todos os gostos e orçamentos.

Você pode optar por menus de Natal com carnes tradicionais, peixes deliciosos com um toque original, entradas leves... Anote e escolha os pratos que mais lhe agradam, ou ainda adapte-os mais ao seu paladar, para que neste Natal você faça sucesso com os seus convidados.

 

Canja e cordeiro de Aranda

Este cardápio é um clássico e um sucesso garantido, por isso se lhe parece adequado para a sua festa de Natal em casa, preste atenção em como fazer canja e cordeiro ao estilo Arandino:

Canja para a noite de Natal

Fazer a canja é muito simples, pois você só precisa cozinhar as diferentes carnes e vegetais em uma panela. Cenoura, alho-poró, um nabo, um talo de salsão, 1/2 cebola ... são alguns dos ingredientes básicos, embora você possa adicionar (ou remover) outras verduras e hortaliças. Quanto às carnes, é necessário uma peça de vitela, por exemplo, cerca de 500 gramas de chouriço, e 1/4 de frango ou galinha, sem esquecer um osso do joelho ou pernil de boi, que darão a canja um sabor único.

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela com 3 - 4 litros de água (dependendo da quantidade que pretender preparar).
  2. Deixe ferver por cerca de duas horas, retirando a espuma que se forma. Em uma panela de pressão, ficará pronto em cerca de 30 minutos.

Cordeiro de Aranda

Para fazer o cordeiro de Aranda, é necessário um pernil ou ombro de cordeiro em aleitamento de excelente qualidade. Para torná-lo perfeito para você, as etapas a seguir são:

  1. Unte muito bem cada pedaço com banha de porco e sal grosso a gosto.
  2. Pegue uma panela de barro e despeje nela um ou dois copos de água de modo que o fundo fique coberto. Coloque o cordeiro sobre ela.
  3. Pré-aqueça o forno a cerca de 190º e quando atingir a temperatura, coloque a caçarola. O tempo de cozimento é de aproximadamente de uma hora e meia a duas horas. Lembre-se que na metade desse tempo você deve virar o cordeiro, borrifando-o de vez em quando com seu próprio caldo.

Além do estilo Aranda, existem muitas outras maneiras de preparar cordeiro. Por exemplo, você também pode saber Como fazer pernil de cordeiro assado com vinho branco.

Acompanhamento e sobremesa

Como guarnição, pode-se preparar um repolho roxo tradicional com passas e nozes.

  1. Corte a verdura em julienne (pequenos bastões) e deixe ferver até ficarem macios (cerca de 20 minutos).
  2. Escorra e refogue com um dente de alho picado.
  3. Quando estiver pronto, adicione um punhado de nozes em pedaços e passas... delicioso!

Para finalizar, uma sobremesa leve, como umas rodelas de abacaxi sozinhas ou acompanhada de suco de laranja e grãos de romã, será a finalização perfeita, já que é uma sobremesa deliciosa que ajuda na digestão.

Ideias de comida para o Natal - Canja e cordeiro de Aranda

Menu de Natal original: salada Waldorf e robalo ao sal

Você quer experimentar algo diferente? Então, tente fazer este menu de Natal original.

Salada Waldorf pra o Natal

A sofisticada salada Waldorf é realmente muito simples, porque tem apenas três ingredientes básicos. Parece simples, mas a combinação de sabores é surpreendente.

  1. Faça salsão picado, maçãs cortadas em fatias ou em cubos e molho de maionese ou iogurte.
  2. Misture bem os ingredientes em uma tigela grande ou saladeira.
  3. Se quiser, também pode adicionar algumas tiras de alface macia (tipo alface francesa) e decorar com nozes ou amêndoas picadas.

Robalo ao sal

  1. Coloque a primeira camada de sal grosso em uma assadeira e coloque o peixe.
  2. Cubra também completamente com sal grosso e leve ao forno pré-aquecido a 180/190º.
  3. Em 25/35 minutos (dependendo do peso do peixe) estará pronto.
  4. Quebre a camada de sal e separe os lombos do robalo para servi-los acompanhados de umas batatas guarnecidas cozidas e temperadas com um azeite aromatizado ao alho ou pimenta.

Sobremesa para o natal com sorvete

Para finalizar, um sorvete de limão ao espumante é perfeito. Prepare-o com antecedência:

  1. Misture 1 litro de sorvete de limão com ½ garrafa de espumante.
  2. Bata com um liquidificador em alta potência.
  3. Conserve na geladeira até a hora de servir.
Ideias de comida para o Natal - Menu de Natal original: salada Waldorf e robalo ao sal

Flores de alcachofra confitada e rosbife

Outra possibilidade para um cardápio de Natal é combinar alcachofras da estação com carnes requintadas para um cardápio leve e sofisticado.

Flores de alcachofra

  1. Limpe cada alcachofra removendo as folhas externas mais duras e cortando o caule (não a base) e as pontas.
  2. Para dar-lhes a forma de uma flor, coloque-as de cabeça para baixo e pressione-as com força com as palmas das mãos. Vire-as e separe as 'pétalas'.
  3. Em uma panela, aqueça bastante azeite, mas leve ao fogo baixo, sem chegar à fervura. Quando o azeite estiver quente, acrescente as flores de alcachofra e deixe marinar por 10-15 minutos.
  4. Após este tempo, você pode cozinhar suas alcachofras bem fritas ou grelhadas.

Rosbife para o Natal

O rosbife é uma excelente escolha como prato principal de um cardápio de Natal. Para fazê-lo é importante escolher uma peça de vitela muito macia como lombo ou o ombro. Para fazer certo, siga estas dicas:

  1. Tempere a peça a seu gosto, acrescentando, se quiser, alguns temperos (tomilho, orégano, alecrim ...). É importante que antes de grelhar a carne esteja em temperatura ambiente por pelo menos uma hora.
  2. Pré-aqueça o forno a cerca de 200º. Adicione a carne e calcule um tempo de cozimento de cerca de 15 a 20 minutos para cada quilo, dependendo se você quer o assado mais ou menos ao ponto.
  3. Mantenha o fogo alto pelos primeiros 10-15 minutos, para criar uma camada dourada na parte externa da peça. Em seguida, baixe para 170º/180º para que a carne fique cozida por dentro sem ficar seca.
  4. Antes de servir é importante que o rosbife descanse alguns minutos.

Aqui explicamos mais sobre Como fazer rosbife.

Salada de frutas

Como sobremesa, oferecer uma rica salada de frutas (kiwi, banana, melancia, melão, manga, morangos, laranja, abacaxi, maçã, etc., o que você quiser) banhadas em calda ou não, sem dúvida, é uma excelente ideia.

Ideias de comida para o Natal - Flores de alcachofra confitada e rosbife

Salpicão de frutos do mar e bochechas com risoto de abóbora

Tome nota desta outra opção entre as várias ideias de comida para o Natal que pode preparar. Se você deseja integrar frutos do mar e carnes em seus pratos principais, essas opções de primeiro e segundo pratos são perfeitas.

Salpicão de frutos de mar para o Natal

O marisco é um dos protagonistas em jantares e um prato que pode ser preparado com antecedência de uma forma muito simples.

  1. Camarões menores ou maiores, mexilhões, caranguejo, polvo... escolha os frutos do mar de sua preferência, e cozinhe com uma folha de louro.
  2. Descasque-os, retirando as cabeças e as cascas.
  3. Pique também cebolinhas, pimentões vermelhos e verdes e, se quiser, picles.
  4. Misture os vegetais com os frutos do mar e faça um molho rico com azeite de oliva virgem e um vinagre suave.
  5. Se necessário, retifique o sal e deixe o salpicão descansar na geladeira até a hora de levá-lo à mesa.

Nesta outra receita você poderá aprender mais sobre Como fazer salpicão de frutos do mar.

Bochechas com risoto de abóbora

Bochechas de boi ou de porco são um dos pratos 'estrela' e fazê-las ficar macias e com mel é muito fácil.

  1. Passe as bochechas na farinha e frite-as em uma panela em temperatura alta para que a carne fique selada. Retire e reserve.
  2. No mesmo azeite, faça um molho com a cebolinha picada, 2-3 alho e um tomate maduro ralado (ou triturado da panela).
  3. Quando a cebolinha ficar transparente, adicione as bochechas e adicione um caldo de carne ou vegetais ou apenas água (pelo menos 1 litro). Aromatize o caldo com tomilho fresco, pimenta, uma folha de louro, sal ... Quando começar a ferver, adicione um bom toque de vinho tinto de qualidade e, assim que evaporar, baixe o fogo para que a carne cozinhe aos poucos. Em cerca de uma hora estará pronto.
  4. Acompanhe o prato com um cremoso risoto de abóbora que pode ser preparado simplesmente acrescentando ao molho que o risoto tradicional requer, alguns cubos de abóbora previamente cozidos.

Nessa outra receita você poderá ver mais sobre Como fazer um risoto fácil.

Doce para o Natal

Para sobremesa é sempre preferível comer frutas ou sorvetes light ou comprar os tradicionais torrões ou biscoitos amanteigados de Natal.

Ideias de comida para o Natal - Salpicão de frutos do mar e bochechas com risoto de abóbora

Abacate com camarão e merluza ao molho verde

Esta é a última das ideias de comida para o Natal, mas lembre-se que pode adaptá-las ao seu gosto ou possibilidades mais acessíveis. Aprenda os passos para fazer abacate com camarão e pescado ao molho verde, você verá como é fácil e delicioso.

Abacate com camarão

Com este menu você poderá fazer um coquetel de camarão, mas o abacate com camarão é uma magnífica entrada ou prato principal que poderá ser útil se quiser variar e não fazer este coquetel tradicional.

  1. Corte um abacate maduro ao meio e retire o caroço.
  2. Leve os camarões para ferver e, quando o marisco estiver pronto e esfriar, retire as cabeças e as cascas.
  3. Misture as caudas de camarão com um pouco de cebola picada, pepino e maionese (pode adicionar outros vegetais).
  4. Distribua a mistura entre os abacates, aproveitando o espaço deixado pelo caroço, e deixe esfriar na geladeira.

Merluza ao molho verde

Para fazer a merluza, peça ao peixeiro que a prepare em fatias grossas ou lombos e siga estes passos:

  1. Numa panela de barro, aqueça um pouco de azeite de oliva e doure alguns alhos, umas tiras de pimentão verde, meia cebola picada e salsinha.
  2. Adicione uma colher de sopa de farinha para obter um molho consistente.
  3. Adicione, também, um pouco de vinho branco e meio copo de água ou caldo de peixe.
  4. Coloque as fatias de merluza neste molho de forma que fiquem bem cobertas.
  5. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos e bom apetite!

Saiba mais sobre Como fazer molho verde.

Neste caso, como sobremesa, mais uma vez, você pode optar por servir diretamente os doces típicos de Natal como torrões ou oferecer uma variedade de frutas ou uma sobremesa feita com frutas. Se você não conseguir optar por apenas uma opção, aqui estão algumas ideias sobre Como fazer sobremesas de Natal.

Ideias de comida para o Natal - Abacate com camarão e merluza ao molho verde

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ideias de comida para o Natal, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Ideias de comida para o Natal
1 de 6
Ideias de comida para o Natal

Voltar ao topo da página