Fazer uma fantasia simples

Como fazer fantasia do curupira passo a passo

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 12 maio 2019
Como fazer fantasia do curupira passo a passo

Curupira é um personagem do folclore brasileiro conhecido por ser o protetor das florestas. Reza a lenda que ele tem o cabelo ruivo e os pés virados para trás, para enganar asameaças que pretendem seguir suas pegadas na floresta. O fantasia de curupira é uma ótima ideia para o Dia do Folclore, festas de Halloween ou festas à fantasia. E o melhor: ela é super fácil de ser confeccionada. Você já vai entender melhor nesse artigo do umCOMO que ensina como fazer a fantasia do curupira passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como fazer fantasia do Bozo - Passo a passo

Índice

  1. Roupa do curupira
  2. Como fazer a fantasia do curupira passo a passo
  3. Fantasia do curupira: maquiagem e cabelo

Roupa do curupira

Diferente do Saci-Pererê, que tem o seu gorro vermelho como uma de suas características mais marcantes do seu figurino, o curupira não é tão visualmente lembrado pelas suas roupas, mas sim pelo seu pé virado para trás e o cabelo vermelho. Mesmo assim, ilustrações e representações do personagem o retratam sempre usando uma espécie de tanga ou calção com folhas verdes, fazendo alusão aos elementos da natureza.

Como fazer fantasia do curupira passo a passo - Roupa do curupira

Como fazer a fantasia do curupira passo a passo

A roupa do curupira pode ser improvisada com alguns elementos básicos e tecido verde, se você não tiver um shorts (ou sunga) verde para usar por baixo, pode ser também algo vermelho ou laranja, que faça referência ao fogo.

Como complemento essencial, você precisará usar folhas de plástico ou de papel para colar em sua roupa de curupira. Você pode encontrá-las em lojas de artigos para festas, lojas de decoração ou lojas de fantasias. Na falta delas, desenhe as folhas em cartolina e recorte-as.

Para fazer a fantasia de curupira, você vai precisar de:

  • Sunga ou calção verde ou vermelho;
  • Fita, tecido, ou cinto que dê a volta na cintura;
  • Folhas de plástico ou papel;
  • Fita que dê a volta nos pulsos e tornozelo
  • Cola, fita adesiva ou cola quente.

Fantasia do curupira

Confira um passo passo bem simples para a fantasia do curupira e fotos para se inspirar:

  1. O primeiro item da sua fantasia de curupira é conseguir esse calção verde ou vermelho para colocar por baixo. Uma sunga é uma boa opção;
  2. Então, use a fita/tecido/cinto que dá a volta na sua cintura para pendurar as folhas (como na foto). Se você fez as folhas em papel, é mais fácil fazer uma saia com tnt para para roupa do curupira e colar as folhas sobre ela com cola quente;
  3. Feito isso, a principal parte da sua fantasia estará pronta. Agora é hora de pensar nos detalhes que fazem a diferença como tornozeleiras de folhas e pulseiras. Para confeccioná-las, basta fazer como na saia porém em uma escala menor;
  4. Por fim, se você arranjar um par de pés falsos para colar nos seus tornozelos a fantasia fica perfeita, como na foto!
Como fazer fantasia do curupira passo a passo - Como fazer a fantasia do curupira passo a passo
Imagem: Reprodução/Instagram/@robertofelipedeoliveira

Fantasia do curupira: maquiagem e cabelo

Os elementos de beleza que mais caracterizam a lenda e fantasia do curupira são elementos de fogo e tons de verde. Como não existem regras, algumas ideias simples e perfeitas são:

  • Cabelo: peruca laranja ou vermelha ou pintar o cabelo com spray para cabelo;
  • Sobrancelhas: tingidas de vermelho ou verde, ou com purpurina verde ou vermelha;
  • Maquiagem: o urucum é uma excelente referência aos elementos da floresta, pode ser usado sobre o rosto e também sobre o peitoral.

Veja mais ideias de fantasias folclóricas em:

Como fazer fantasia do curupira passo a passo - Fantasia do curupira: maquiagem e cabelo
Imagem: Reprodução/borgesmake-up.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer fantasia do curupira passo a passo, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/Instagram/@robertofelipedeoliveira
Imagem: Reprodução/borgesmake-up.blogspot.com
1 de 4
Como fazer fantasia do curupira passo a passo