Halloween

Como fazer uma fantasia de Saci Pererê

Como fazer uma fantasia de Saci Pererê
Imagem: quartodopedro.blogspot.pt

O Saci, conhecido também como Saci Pererê é um dos personagens mais populares do folclore brasileiro. Este menino tem até um dia em sua homenagem, o 31 de Outubro, data em que também se celebra o Halloween, ele também é lembrado no Dia do Folcore, dia 22 de agosto.

Saci era um menino negro de uma só perna que vivia fazendo travessuras na floresta e nas casas, assustando pessoas e animais e escondendo objetos domésticos. Como no dia 31 de Outubro se celebra tanto o Halloween como o dia de Saci Pererê, uma combinação perfeita seria se fantasiar de Saci Pererê. Gostou da ideia? Quer uma roupa de Saci? Fique atento ao seguinte artigo de umCOMO e aprenda como fazer uma fantasia de Saci Pererê.

Vai precisar de:
  • Calções vermelhos
  • Tecido vermelho
  • Gorro vermelho
  • Cachimbo
Também lhe pode interessar: Como é comemorado o Dia das Bruxas no Brasil
Passos a seguir:
1

A roupa do Saci Pererê é bem simples de reproduzir. Se você já tiver uns calções vermelhos no seu armário, já tem metade do trabalho feito para a fantasia de Saci. Caso você não tenha, consiga uns ou faça-os você mesmo com algum tecido vermelho, pode ser até TNT.

2

Quando já tiver os calções para a fantasia de Saci, costure uma faixa vermelha, como aparece na imagem. Basta cortar uma tira de tecido vermelho e costurar uma ponta na parte da frente dos calções e a outra na parte de trás.

Como fazer uma fantasia de Saci Pererê - Passo 2
Imagem: blogiveco.com.br
3

Os complementos que caraterizavam Saci Pererê eram um cachimbo e um gorro vermelho.

Como fazer o gorro do saci

Para fazer o gorro de Saci você só precisa de cortar dois triângulos de tecido vermelho e costurá-los um ao outro ou então, basta usar um molde de gorro do Saci Pererê.

Quanto ao cachimbo pergunte para seu avô se não tem nenhum por casa. Assim você conseguirá uma autêntica fantasia de Saci Pererê!

Outra ideia: Como fazer fantasia do curupira passo a passo

4

Atenção: em muitos tutoriais de fantasia de Saci recomenda-se vestir collants e uma camiseta de manga comprida pretos e colocar os calções por cima, calçar sapatos e luvas pretas e pintar o rosto de preto com tintas faciais. Entretanto, uma pessoa branca pintar a pele de preto, também conhecido como 'blackface' é considerado um ato de racismo e ofensivo. Em umCOMO repugnamos qualquer alusão ao racismo.

Veja também: Como fazer uma fantasia de sereia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma fantasia de Saci Pererê, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Jackie
O problema não é fazer a fantasia, e sim achar que a parte que a criançada mais curte, se pintar de preto ser considerado racismo. E o péssimo habito de fumar, ser incentivado.
A sua avaliação:
tania Senna
Preciso fazer uma fantasia de Saci para meu neto
Imagem: quartodopedro.blogspot.pt
Imagem: blogiveco.com.br
1 de 2
Como fazer uma fantasia de Saci Pererê