Partilhar

Como fazer fantasia de Frida Kahlo

 
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 6 fevereiro 2020
Como fazer fantasia de Frida Kahlo
Imagem: Reprodução/krystledesantos.com

Frida Kahlo foi uma pintora mexicana do século XX que conseguiu marcar-se na história como uma das mulheres mais fortes não só da América Latina, como de todo o mundo, devido ao seu talento para as artes e militância política. Com pinturas surrealistas e um visual exuberante não só para os dias atuais, esta pintora já costuma ser inspiração para fantasias de Carnaval, Halloween e outras festas do tipo, uma vez que é muito fácil imitar seu visual com artigos que você já tem em casa. Por isso, se você quer se transformar na Frida Kahlo rapidamente conseguindo uma fantasia improvisada, neste artigo do umCOMO vamos explicar para você como fazer fantasia de Frida Kahlo improvisada ou não, mas de forma simples, fácil e eficiente. Continue lendo para se transformar nessa grande pintora mexicana!

Também lhe pode interessar: Como fazer uma fantasia de caveira mexicana

Fantasia de Frida Kahlo

Qual é a melhor opção para roupa de Frida Kahlo? Para se fantasiar de Frida Kahlo a chave é apostar em peças de roupa de cores fortes, pois esta pintora era uma mulher intensa e isso se refletia na sua forma de vestir. Para além de cores fortes, pode usar peças com estampas coloridas e alegres, como as estampas de flores.

Fantasia de Frida Kahlo improvisada

Frida Kahlo nunca usada roupa justas ao corpo, uma vez que o acidente de ônibus que sofreu ainda jovem lhe deixou com algumas sequelas que preferia ocultar. Dessa forma, você tem de procurar peças que fiquem largas e soltas no corpo. O ideal é você optar por uma saia longa, marca registada de Frida Kahlo, e uma blusa também solta.

Uma forma bem fácil de arrumar a roupa para a fantasia de Frida Kahlo é conseguir uma saia longa preta ou vermelha e combinar com uma blusa preta ou vermelha, dependendo do tom que usar na saia. Se as peças tiverem estampas, melhor ainda. Desta forma consegue um contraste bem legal e com uma cor bem chamativa, o vermelho. Se tiver um vestido longo com cores fortes e estampas coloridas, então também é uma boa opção.

Caso não tenha essas roupas a mão em seu armário, procure nos brechós da sua cidade. É quase certo que você encontrará essas peças de roupa por lá: vestido longo estampado, saia longa, blusa colorida... Lembre-se que não há regras, e que a fantasia de Frida Kahlo parte apenas de alguns fundamentos - o resto cabe ao que sua imaginação sugerir como melhor e mais autêntico. Não tenha medo de ousar!

Para conseguir o estilo de Frida Kahlo os xales e echarpes não podem faltar. Mais uma vez, lembre-se que as cores coloridas e as estampas alegres são a chave para conseguir o look da pintora. Jogue o xale ou encharpe nos ombros e já fica quase com a fantasia arrumada. As echarpes são ideais para festas em ambientes fechados, pois em locais abertos e com muito sol (como bloco de Carnaval, por exemplo), podem te deixar sentido muito calor, a depender do tecido de que são feitos. Dica: Acesse esse artigo para saber como fazer fantasia de vidente.

Sapatos para fantasia de Frida

Ao elaborar sua fantasia de Frida Kahlo improvisada, é indispensável pensar também no tipo de calçado ideal. Para os pés deve optar por sapatos bem baixos, quanto mais rasos, melhor. Frida Kahlo sofreu poliomielite na infância e também um acidente de ônibus quando era jovem, e ambos as situações afetaram negativamente os pés da pintora. Por isso você pode optar por calçar umas sapatilhas, com ou sem amarração, umas rasteirinhas ou qualquer outro calçado que considerar confortável para usar nestes dias de folia. Tênis ou até mesmo alpargatas também são uma opção, caso você assim se sinta confortável para melhor aproveitar a festa com eles.

Acessórios para fantasia de Frida Kahlo

Quando você pensa em Frida Kahlo, qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Parte da identidade visual da célebre mexicana está atrelada aos acessórios da pintora, seja as flores no cabelo, seja aos colares, anéis e pulseiras que levava consigo. Ou seja, para conseguir uma fantasia de Frida Kahlo autêntica, as bijuterias não podem faltar.

Esta pintora carregava na bijuteria, principalmente pulseiras, um pouco como fazia também Carmen Miranda. Abuse dos colares, de vários feitios e alturas, e de pulseiras em ambos os braços, misturando estilos, cores e tamanhos. Nesse caso, quanto mais melhor! Como pintora, Frida era fascinada por cores e texturas, e isso também transparecia em seu modo de vestir e de usar acessórios. Faça o mesmo para garantir que sua fantasia fique perfeita!

Como fazer fantasia de Frida Kahlo - Fantasia de Frida Kahlo
Imagem: shopmucho.com

Como fazer o cabelo da Frida Kahlo

O penteado de Frida Kahlo também é uma das características marcantes da pintora, por isso trate de o copiar para conseguir uma fantasia bem legal. O penteado com duplo coque pode dar um pouco de trabalho, por isso se vir que não consegue fazer sozinha, peça ajuda para alguém. Este penteado é um pouco ao estilo da princesa Leia e, para o fazê-lo é bem simples:

  1. Divida o cabelo ao meio e faça duas tranças laterais, como as de crianças.
  2. Prenda cada trança no topo da cabeça, usando grampos para melhorar a fixação. Cuide para não machucar o couro cabeludo nem prender muito forte, pois você pode sofrer dores de cabeça por causa disso.
  3. Após verificar que as tranças estão seguras e fixadas, mas sem lhe causar nenhum machucado, aplique um pouco de laquê ao final para garantir que seu penteado estará intacto mesmo que você corra atrás do trio elétrico. Está pronto seu cabelo de Frida Kahlo!

Outra opção de penteado para a fantasia de Frida Kahlo é fazer uma trança tiara, pode fazê-la seguindo os passos deste outro artigo.

Você pode, e deve, complementar o penteado com acessórios de cabelo para conseguir uma fantasia de Frida Kahlo bem autêntica. As flores são a palavra de ordem, por isso pode optar por usar uma tiara de flores ou então por distribuir pequenas flores pelo cabelo depois de trançado. Caso a festa seja em um local a céu aberto em um dia quente, flores de plástico ficarão melhores do que as naturais, porque essas podem murchar facilmente.

Mais uma vez, estas flores devem ser de cores fortes, não sendo necessário serem vermelhas. Opte por aquelas que destaquem com o tom do seu cabelo. Caso você tenha habilidade, também pode fazer a trança com algum lenço colorido, eliminando assim a necessidade de usar as flores.

Confira também Como fazer fantasia de egípcia feminina.

Como fazer fantasia de Frida Kahlo - Como fazer o cabelo da Frida Kahlo
Imagem: riyabellavintage.com

Maquiagem para fantasia de Frida Kahlo improvisada

O estilo de Frida Kahlo não se restringia apenas a forma de vestir-se, como também ao modo de se maquiar e de cuidar dos pelos faciais - a pintora mexicana não depilava o buço nem fazia as sobrancelhas, por exemplo. Por isso, para finalizar a sua fantasia de Frida Kahlo improvisadaa a maquiagem não pode faltar, principalmente a característica sobrancelha de Frida. Confira o passo a passo abaixo:

  1. Comece preparando sua pele com um hidratante, primer, base de maquiagem e corretivo para disfarçar as imperfeições como manchas, olheiras ou espinhas.
  2. Depois faça contorno levemente no rosto com um pó do tipo bronzer ou mesmo uma sombra marrom para destacar a maquiagem de Frida Kahlo ainda mais.
  3. Nas maçãs do rosto, passe um blush de cores quentes (de preferência o rosa, favorito da pintora) para conseguir uma make bem feminina e aplique o iluminador da sua preferência nas têmporas e no nariz, para dar destaque e trazer pontos de luz ao rosto.
  4. Nos olhos, aplique máscara de cílios e uma sombra colorida, caso queira.
  5. Para os lábios o batom vermelho é essencial, pois Frida Kahlo sempre estava usando-o. A pintora inclusive tinha o hábito de beijar cartas e outras correspondências para que ficassem com a marca do seu batom1. Curioso, não?
  6. O toque final é fazer as suas sobrancelhas fartas e unidas. Com o lápis preto ou mesmo um kit de sombras para sobrancelhas, vá destacando ainda mais as suas sobrancelhas e torne-as exageradas, unindo-as depois no meio. Este detalhe é muito importante, pois a monocelha é uma característica da pintora. Você também pode fazer linhas finas acima dos lábios para dar o aspecto do buço de Frida Kahlo.
  7. Aplique uma bruma fixadora de maquiagem para garantir que ela irá durar por mais tempo e não irá derreter com o suor ou outro agente. Pronto! Agora você já tem a sua fantasia de Frida Kahlo pronta para brilhar neste Carnaval, viu como você fácil?

Veja também: Como fazer fantasia de alemã - Traje típico

Como fazer fantasia de Frida Kahlo - Maquiagem para fantasia de Frida Kahlo improvisada
Imagem: marianagoncalves.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer fantasia de Frida Kahlo, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Referências
  1. VALENTINI, Lauren. What Frida Kahlo Kept Inside Her Makeup Bag. Vogue. Disponível em: <https://www.vogue.com/article/frida-kahlo-unibrow-makeup-revlon-lipstick-blush-beauty-mustache-victoria-and-albert-museum>. Publicado em 6 de fevereiro de 2019. Acesso em 2 de fevereiro de 2020.
Bibliografia
  • HERRERA, Hayden. Frida - a biografia. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2011. 1ª ed. 624 p.
  • MARTINELLI, Andréa. 11 coisas que você não sabia sobre Frida Kahlo (e que vão te inspirar). HuffPost. Disponível em: <https://www.huffpostbrasil.com/2014/07/26/10-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-frida-kahlo-e-que-vao-te-ins_n_5622069.html>. Publicado em 26 de julho de 2014. Acesso em 2 de fevereiro de 2020.

Vídeos relacionados com Como fazer fantasia de Frida Kahlo

1 de 3
Vídeos relacionados com Como fazer fantasia de Frida Kahlo

Escrever comentário sobre Como fazer fantasia de Frida Kahlo

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer fantasia de Frida Kahlo
Imagem: Reprodução/krystledesantos.com
Imagem: shopmucho.com
Imagem: riyabellavintage.com
Imagem: marianagoncalves.pt
1 de 4
Como fazer fantasia de Frida Kahlo

Voltar ao topo da página