Partilhar

Como fazer fantasia de alemã - Traje típico

 
Por Julia Latorre. Atualizado: 28 setembro 2017
Como fazer fantasia de alemã - Traje típico

O conhecido traje alemão é uma roupa típica da região do Estado da Baviera, na Alemanha, que é a região responsável pela maior Oktoberfest do mundo, a de Munique. Ainda que este traje não seja considerado propriamente uma fantasia, já que a confecção de uma roupa típica pode levar até uma semana e custar mais de R$300, é possível reproduzir o visual tradicional do Sul da Alemanha de uma maneira mais simples para que você possa vestir em eventos à caráter ou festas à fantasia. Para te ajudar, o umCOMO reuniu as informações indispensáveis sobre como fazer fantasia de alemã.

Traje alemão feminino

A roupa típica alemã feminina mais comum é o vestido conhecido como Dirndl, que é aquela combinação de saia, avental e corpete. Essa roupa pode variar de acordo com o vilarejo, mas você consegue montar uma seguindo alguns conceitos básicos:

  • Camisa: de botões com manga curta bufante nos ombros e babados nas mangas e gola;
  • Corpete ou colete: justo que vai por cima da camisa. Pode estar acoplado ao vestido;
  • Vestido ou saia godê: os originais são longos ou na altura do joelho em cores variadas, podendo ter detalhes dourados e motivos floridos. Apesar de existirem modelos mais curtinhos, os eventos oficiais, como a Oktoberfest, para desconto na entrada toleram o comprimento mínimo de 4 dedos acima do joelho;
  • Bombacha: é aquela calçola também usada em alguns vestidos de festa junina. Apesar de não ser obrigatória, faz uma diferença no visual principalmente nos modelos mais curtos. O nome desse traje é a ceroula típica feminina germânica;
  • Avental: deve estar sempre 4 dedos acima do comprimento da saia. O nó do avental nas festas da Alemanha pode dizer muita coisa. Se ele aparece do lado esquerdo significa que aquela garota é solteira, do lado direito significa que ela é comprometida e atrás quer dizer que ela é viúva ou trabalha no local;
  • Meias: nem todas usam, mas quando usadas são brancas e beiram a altura do joelho. Elas também podem ser substituídas por polainas alemãs;
  • Sapatos: sapatilhas, botas e sapatos sociais fechados em tons únicos, sem estampas e sem mostrar dedos e calcanhar são aceitos como trajes típicos nos eventos oficiais. Uma opção ainda mais tradicional são os tamancos de madeira típicos germânicos;
  • Acessórios: chapéu germânico, lenço e tiara de flores são opcionais, mas são a cereja do bolo desse look.

Para fazer uma fantasia alemã improvisada, basta vasculhar o seu armário e buscar os itens mais parecidos com estes comentados. O mais importante é focar no visual do conjunto todo. Por exemplo, se você não tem um vestido ajustado na cintura, experimente usar uma saia mais rodada e combinar com um colete ou avental. Com sorte você consegue até adaptar algum vestido de festa junina e combiná-lo com um avental, os acessórios e a meia branca, que é fácil de encontrar e fará toda a diferença.

Como fazer fantasia de alemã - Traje típico - Traje alemão feminino

Penteados alemães

Apesar do cabelo solto ou o chapéu também serem aceitos, os penteados típicos alemães mais copiados são todos aqueles que envolvem tranças embutidas ou envolta da cabeça. O umCOMO já tem os tutorias prontíssimos de penteados com tranças que são perfeitos para serem usados com o Dirndl. Tente algum destes:

  1. Trança tiara: trança em formato de arco contornando a cabeça;
  2. Trança boxeadora: duas tranças embutidas simétricas;
  3. Trança embutida invertida: é uma variação da trança embutida normal que também pode ser feita em cascata dupla.

Além da trança, você ainda pode complementar com a tiara de flores, que também fica lindo para quem preferir usar os fios soltos. Outra sugestão é seguir as dicas de penteados com tiara de flores.

Como fazer fantasia de alemã - Traje típico - Penteados alemães

Traje alemão masculino

Para reproduzir a roupa típica alemã masculina Lederhosen, embora elas possam ter variações, aposte nessas peças de roupa e acessórios:

  • Calça lederhosen (de couro): você pode improvisar com uma calça marrom ou verde. O ideal é que ela tenha o comprimento abaixo do joelho ou até o tornozelo;
  • Camisa: geralmente branca de manga curta ou comprida com colarinho;
  • Chapéu estilo germânico
  • Suspensório: o ideal é que ele respeite o modelo tradicional (foto) para os eventos oficiais;
  • Colete: opcional;
  • Meias brancas: até a altura do joelho ou polainas alemãs;
  • Sapatos: sapato social fechado, bota ou botina ou sapatênis em cor escura com cadarço da mesma cor.
Como fazer fantasia de alemã - Traje típico - Traje alemão masculino

Lederhosen feminina (fantasia de alemã masculina)

A lederhosen, que é mais conhecida por ser usada por homens, também tem versões femininas, que geralmente são confeccionadas em couro ou tecidos parecidos. o mais importante é respeitar o corte do modelo e, se possível, aderir a detalhes típicos como os bordados, a braguilha e os botões. O comprimento mínimo aceito em festas oficiais é na metade da coxa.

Como fazer fantasia de alemã - Traje típico - Lederhosen feminina (fantasia de alemã masculina)
Fonte: heavencostumes.com.au

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer fantasia de alemã - Traje típico, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Conselhos
  • Na Oktoberfest ou em festas oficiais que dão descontos na entrada para quem veste o traje típico o uso de sandálias, calçados estampados, suspensórios com prendedores, bolsas grandes, saias e vestidos muitos curtos, dentre outras variações, costumam ser considerados uma descaracterização do traje e, portanto, não dão direito ao desconto. O ideal é ler o regulamento da festa antes.

Escrever comentário sobre Como fazer fantasia de alemã - Traje típico

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer fantasia de alemã - Traje típico
Fonte: heavencostumes.com.au
1 de 5
Como fazer fantasia de alemã - Traje típico

Voltar ao topo da página