Outros Batizado

Requisitos para ser padrinho de batismo

Requisitos para ser padrinho de batismo

Na hora de escolher os padrinhos de batismo, é importante conhecer os requisitos que a Igreja estabelece para poder ser padrinho ou madrinha de batismo. É que será necessário cumprir uma série de critérios que assegurem que se cumprirá a missão dos padrinhos, ou seja, a de instruir ao novo cristão na fé.

Deste modo, será muito importante que as pessoas escolhidas se comprometam a acompanhar os pais nas tarefas de educação, assim como também deverão assumi-las caso estes faltem. Por isso, através deste artigo de umComo queremos explicar a você detalhadamente quais são os requisitos para ser padrinho de batismo.

Também lhe pode interessar: Quais os deveres dos padrinhos de batismo

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, destaca-se que só poderá ter um padrinho de batismo ou uma madrinha ou um de cada, nunca dois padrinhos nem duas madrinhas. Deste modo, os pais do menino ou menina -ou quem ocupe seu lugar caso faltem- deverão escolher de forma premeditada quem querem que seja o padrinho e/ou a madrinha de batismo de seu filho/a. É importante referir também que não poderá ser o pai ou a mãe do menino/a que se vai batizar.

2

Assim, será imprescindível que estas pessoas cumpram com uma série de requisitos marcados pela Igreja Católica para poder ser padrinhos de batismo da criança. Em primeiro lugar, o padrinho ou a madrinha deverá ter 16 anos já feitos; os menores desta idade não poderão ser.

No entanto, é importante referir que o Bispo, pároco ou algum outro cargo eclesiástico podem decidir, por justa causa, que se aceite uma exceção ou se estabeleça outra idade. Trata-se apenas de casos muito pontuas que o requeiram.

3

Por sua vez, essa pessoa deverá ter a capacidade para cumprir com as funções dos padrinhos de batismo junto com a intenção de desempenhar esta missão. É que o padrinho, a madrinha ou ambos deverão apoiar e iniciar a criança na vida cristã e tentar que siga o caminho do Evangelho. No nosso artigo poderá ver quais os deveres dos padrinhos de batismo.

Requisitos para ser padrinho de batismo - Passo 3
4

Outro dos requisitos para ser padrinho ou madrinha implica ser católico e ter recebido os três sacramentos da iniciação cristã:

  • Batismo
  • Confirmação
  • Eucaristia

Assim como também deverá seguir uma vida congruente com a fé e a missão que vai cumprir.

5

Para poder ser padrinho ou madrinha de batismo, não deverá ter estado afetado por nenhuma pena canônica -excomunhão, suspeita, suspensão, expulsão do estado clerical...- seja imposta ou declarada.

6

Uma vez que se conhecem todos os requisitos a cumprir para poder ser padrinho ou madrinha de batismo, será importante que na hora de escolher os padrinhos de batismo os pais não se deixem guiar apenas pelos motivos de parentesco, amizade ou prestígio social, mas deverão escolher pessoas com capacidade e habilidade para instruir seu filho/a na educação cristã. Para o ajudar nesta escolha, pode consultar as nossas dicas para saber como escolher os padrinhos de batismo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Requisitos para ser padrinho de batismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Casamentos e Festas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Pedro Paulino da Silva
Sou participante da Pastoral do Batismo em minha cidade. Gostaria que informassem o documento da igreja que exige o Sacramento do Crisma para que um/a católico/a seja padrinho ou madrinha de uma criança.
Agradeço antecipadamente.
A sua avaliação:
thamirys
oi eu fui convidada pra ser madrinha de um bêbê que ainda vai nascer,porém eu só tenho 15 anos e não sei se o padre vai me deixar batizá-lo obs:a mãe da criança é muito amiga minha.
Miriam
Meu companheiro foi convidado ser padrinho de batismo, porém não somos casados nem civil ou religioso, não serei eu a madrinha. Ele não participa da comunhão por conta da nossa relação, o pessoal da igreja disse q ele não poderia receber pois estaria em pecado. Eu não sou católica ainda, mas nessas condições ele pode batizar a criança ??
Pedro Paulino da Silva
Conforme os documentos da Igreja, para ser padrinho ou madrinha de uma criança pessoas que vivem maritalmente sem serem casadas não podem ser padrinhos.
A sua avaliação:
william dewes
como deve ser padrinho de crisma?
quais os sacramentos que o padrinho tem que ter
estou em dúvida de quais os sacramentos quo um cristão católico tem que ter para ser padrinho de batismo e de crisma por favor mim tire desta dúvida,obrigado Valdevino.
Editor umComo.com.br
Oi! As informações que você está buscando podem ser encontradas no artigo.
1 de 2
Requisitos para ser padrinho de batismo