Roupa para o batizado

Como me vestir se sou madrinha de batismo

Como me vestir se sou madrinha de batismo
Imagem: diocesisdesantander.com

O batismoé o "primeiro dos sacramentos do cristianismo, que apaga o pecado original de quem o recebe e a este confere o caráter de cristão", tal como afirma a RAE. Por esta razão, geralmente, os batizados têm como protagonista um menino ou menina que recebe este sacramento e começa a fazer parte da comunidade cristã. Igualmente, os padrinhos de batismo também serão fundamentais, já que deverão ajudar os pais na educação da fé do pequeno(a). Assim, se você vai ser madrinha em uma cerimônia batismal, deverá ter tudo preparado. Em umComo oferecemos alguns conselhos sobre como se vestir se você vai ser madrinha de batismo.

Também lhe pode interessar: Requisitos para ser padrinho de batismo

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, é necessário ter sempre presente que o batismo é uma celebração religiosa, na qual as crianças recebem um sacramento sagrado pela primeira vez. É por isso que o traje deverá ir de acordo com a celebração e em nenhum momento devemos esquecer de que é uma cerimônia eclesiástica.

2

Desta forma, recomenda-se às mulheres não vestir decotes muito pronunciados, saias muito curtas, ombros e costas nuas, etc. Também não deverão usar cores muito fortes, como poderiam ser as fluorescentes, ou vestir-se de maneira muito chamativa.

3

Da mesma forma, cabe destacar que se trata de um evento semiformal, isto é, deverá vestir-se com aspecto formal, embora sem exagerar; por exemplo, não será necessário vestir-se de grife.

4

Por outro lado, ao escolher o traje da madrinha para um batismo também será necessário considerar a época do ano em que se realiza a celebração. Muitas vezes espera-se o bom tempo para realizar a cerimônia, mas segundo a época do ano em que tenha nascido o bebê, também é possível que o batismo seja realizado em temporadas frias do ano.

5

Uma boa opção são os vestidos curtos ou de coquetel, ainda que sempre deverão estar na altura do joelho e não mais curtos do que isso. Como já ressaltamos, recomenda-se optar por cores que não sejam muito chamativas, de modo que o bege, as cores terra ou os tons pastéis são os ideais.

6

No caso de que se celebre na primavera-verão, procure escolher tecidos frescos para o seu traje de madrinha de batismo, para não passar calor na igreja durante a cerimônia.

7

Se o clima é frio ou você não gosta de vestidos, também pode optar por um terninho de cor claro, já que cabe destacar que o preto não será a cor mais apropriada para um batismo.

8

Recomenda-se que os sapatos para o batismo do seu/sua afilhado(a) sejam de altura media, que podem ir em conjunto com uma pequena bolsa. Quanto ao resto dos acessórios, não aconselhamos ir muito carregada, mas sim optar por um look simples.

9

Em relação ao penteado e maquilagem, para ir à comunhão do seu afilhado ou afilhada, também não deverá ser muito carregada. O mais recomendável será uma maquiagem natural e um penteado simples, mas elegante.

10

Como conselho final, na hora de escolher o traje para ser madrinha de um batismo, sugerimos que escolha alguma coisa que a faça sentir-se confortável, ao mesmo tempo que bonita. O protagonista da cerimônia será o bebê ou criança que é batizada, mas lembre-se que o papel da madrinha também será fundamental.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como me vestir se sou madrinha de batismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Casamentos e Festas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Idalina Barros
Oi bom dia. Minha pergunta: Tenho 22 anos e serei batizada na igreja católica. Como devo me vestir? Uma outra dúvida é o que dá de lembrancinha aos meus convidados. Agradeço a atenção
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Idalina, procure ir com um vestuário discreto, uma vez que vai estar dentro de uma igreja. Isso não significa que tenha de renunciar à moda, apenas evite cores muito fortes ou comprimentos curtos. Quanto às lembracinhas de batizado, poderá ver algumas ideias nesse link: http://festa.umcomo.com.br/articulo/ideias-para-lembrancinhas-de-batizado-11965.html Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Deise
Olá! Eu posso usar um jeans?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Deise, apesar do batismo ser uma ocasião menos informal, ainda assim os jeans são uma peça de roupa demasiado informal. O melhor é optar por umas calças de sarja, de linho ou um outro tecido que não jeans. Espero ter ajudado! Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos ;)
Deise
Então tá.. rsrsrs Obrigada Sara, vou usar uma social que eu tenho, essa deve dar. :) Abraço!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Dá sim Deise, vai ficar ótima :) Até uma próxima ;)
Imagem: diocesisdesantander.com
Como me vestir se sou madrinha de batismo