Partilhar

Como fazer um cartão para o Dia das Mães

Por Carla Fernandes. Atualizado: 16 janeiro 2017

O dia das mães esta chegando e nada melhor como oferecer um cartãozinho artesanal feito por você, que vale mais do que qualquer presente que compra na esquina. Só vai precisar de alguns materiais de papelaria e outros que tem em casa e vai fazer um cartão lindo e o melhor é que é fácil e muito rápido. Decore e personalize a seu gosto para obter um melhor resultado. Continue lendo o artigo que o umComo preparou para si sobre como fazer um cartão para o dia das Mães com várias ideias passo a passo.

Também lhe pode interessar: 10 presentes criativos para o Dia das Mães

Cartão com flores e botões

Este é um cartão muito simples e delicado para uma mãe. Vai precisar de:

  • papel color set de cor
  • uma garrafa de refrigerante ou de água
  • botões
  • cola
  • tintas
  • tesoura
  • lápis
  1. Pinte o fundo das garrafa com a cor que pretende dar às flores e no papel branco vá deixando as marcas do fundo da garrafa. Note que as marcas irão dar uma forma de flor. Troque de cor quando e se pretender para poder obter mais variedade.
  2. Delimite as flores deixando uma margem entre as marcas de tinta com um lápis.
  3. Corte as flores e cole um botão no centro de cada flor.
  4. Faça um cartão com uma ou duas folhas de color set e na capa do cartão cole as flores a seu gosto.
  5. Não se esqueça de deixar uma frase por dentro do cartão para a sua mãe.
Como fazer um cartão para o Dia das Mães - Cartão com flores e botões

Cartão com retalho de tecidos

Este segundo cartão é um pouco mais elaborado, mas não se preocupe, se não conseguir ou se não souber costurar pode sempre optar por usar a caneta que também serve.

Materiais necessários:

  • retalhos de tecidos de várias cores e padrões
  • uma cartolina rosa
  • um papel manteiga rosa
  • uma folha de papel sulfite
  • uma tesoura zigue-zague
  • linha
  • agulha
  • alfinete
  • caneta de cor preta
  1. Para fazer este cartão com tecido comece por recortar um retângulo do tamanho que desejar para o cartão e dobre ao meio.
  2. Recorte o papel manteiga rosa em zigue-zague um retângulo mais pequeno, sensivelmente do tamanho de metade do retângulo cortado anteriormente. Cole este papel por cima da cartolina, como mostra na imagem abaixo.
  3. Com o papel sulfite faça o coração que vai ocupar a moldura e também as folhas. Recorte pelo limite e com um alfinete prenda os moldes por cima dos retalhes de tecido.
  4. Corte os tecidos pelos moldes e costure um rebordo no coração e os apontamentos nas folhas com a linha e a agulha. Caso não se entenda com a costura opte por fazer com a caneta desenhando o rebordo e os apontamentos.
  5. Cole os tecidos ao papel de forma a que fique parecido com a figura abaixo e desenhe com a caneta o caule.
Como fazer um cartão para o Dia das Mães - Cartão com retalho de tecidos

Cartão de mãos

Este tipo de cartão é muito simples de fazer, só tem de usar as suas mãos e dar asas à imaginação. Precisa de:

  • cartolina de cor
  • tesoura
  • lápis ou caneta
  1. A forma das suas mãos é a chave para fazer esse cartão. Para a primeira opção que damos você vai primeiro dobrar a cartolina ao meio, colocar a sua mão de forma a que o polegar e o indicador toquem na dobra e desenhe sua mão.
  2. Recorte com o cartão dobrado para que a parte de trás também fique com a forma. Não corte a parte da dobra onde os dedos tocavam. No fim, e desdobrado o cartão, tem de se parecer com duas mão fazendo um coração, veja na imagem em baixo.
  3. Na segunda você vai cortar um a forma da sua mão duas vezes e uma tirinha de cartolina.
  4. Cole a ponta da tira em cada mão e dobre-a em várias partes, decore a seu gosto com uma frase que o inspire.
Como fazer um cartão para o Dia das Mães - Cartão de mãos

Cartão vaso de flores

Este cartão é muito original por ele não ser o formato convencional de cartões mas sim em forma de vaso de flores. Você consegue esconder a mensagem dentro do vasinho e assim e como uma surpresa.

Lista de materiais para o cartão:

  • papel de cartão ou color set em 4 cores diferentes a seu gosto
  • papel de cartão com um padrão (pode ser de bolinhas)
  • fita de cetim
  • cola branca
  • tesoura
  • lápis
  1. O primeiro passo é recortar o vaso, poderá tornar o vaso mais divertido colando o papel das bolinhas na parte que irá ficar em frente.
  2. Na parte da frente do bordo do vasinho, coloque uma tira de fita e faça um lacinho com a fita e cole também do lado direito, em cima da tirinha ou faça simplesmente uma borboleta e cole-a. (opcional)
  3. Desenhe as flores no papel color set. Faça uma combinação de cores com flores mais pequenas e outras maiores para depois serem sobrepostas, e não se esqueça das folhas em verde. Monte as flores com um pouco de cola.
  4. Recorte agora um retângulo onde irá ser colocada a frase para o dia da mãe (cuidado que esse tem de ser menor que o vaso para poder caber dentro dele). Use a imaginação nas formas de recortar e nas cores.
  5. Cole as flores no topo do cartão e deixe que algumas folhas sem cola para que depois elas fiquem encaixadas de fora no vaso.
  6. Escreva uma frase bonita para a sua mãe e coloque dentro do vaso e está pronto a oferecer.
Como fazer um cartão para o Dia das Mães - Cartão vaso de flores

Cartão 3D

Um dos cartões mais bonitos e engraçados de oferecer é os cartão em três dimensões. Não é assim tão difícil de fazer como parece e não precisa de muita coisa. Confira o passo a passo.

Material necessário para o cartão:

  • cartolina branca e de outra cor.
  • tesoura
  • cola
  • lápis
  1. Para dar o efeito de três dimensões você vai sobrepor uma cartolina na outra. Primeiramente dobre a cartolina branca ao meio desenhe da dobra para cima o que você pretende que fique destacado no cartão, veja o exemplo que colocamos em baixo.
  2. A técnica esta na forma como recorta o desenho. Tenha em conta que o cartão vai estar dobrado por isso tem de fazer o recorte de modo a que ele sobressia. Recorte também alguns efeitos em cima ou em baixo que depois irão tomar a cor da outra cartolina.
  3. Cole a cartolina branca por cima da cartolina de cor, tendo em atenção a não colar o desenho pois ele depois não irá abrir.
  4. Do lado que você não desenhou ainda sobra um espaço para escrever algo que queira dizer à sua mãe nesse dia.
Como fazer um cartão para o Dia das Mães - Cartão 3D

Fique sabendo mais sobre o dia das mães:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um cartão para o Dia das Mães, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre Como fazer um cartão para o Dia das Mães

1 de 6

Voltar ao topo da página