Requisitos para ser padrinho de batismo
Na hora de escolher os padrinhos de batismo, é importante conhecer os requisitos que a Igreja estabelece para poder ser padrinho ou madrinha de batismo. É que será necessário cumprir uma série de critérios que assegurem que se cumprirá a missão dos padrinhos, ou seja, a de instruir ao novo cristão na fé.
Deste modo, será muito importante que as pessoas escolhidas se comprometam a acompanhar os pais nas tarefas de educação, assim como também deverão assumi-las caso estes faltem. Por isso, através deste artigo de umComo queremos explicar a você detalhadamente quais são os requisitos para ser padrinho de batismo.
Passos a seguir:
Em primeiro lugar, destaca-se que só poderá ter um padrinho de batismo ou uma madrinha ou um de cada, nunca dois padrinhos nem duas madrinhas. Deste modo, os pais do menino ou menina -ou quem ocupe seu lugar caso faltem- deverão escolher de forma premeditada quem querem que seja o padrinho e/ou a madrinha de batismo de seu filho/a. É importante referir também que não poderá ser o pai ou a mãe do menino/a que se vai batizar.
Assim, será imprescindível que estas pessoas cumpram com uma série de requisitos marcados pela Igreja Católica para poder ser padrinhos de batismo da criança. Em primeiro lugar, o padrinho ou a madrinha deverá ter 16 anos já feitos; os menores desta idade não poderão ser.
No entanto, é importante referir que o Bispo, pároco ou algum outro cargo eclesiástico podem decidir, por justa causa, que se aceite uma exceção ou se estabeleça outra idade. Trata-se apenas de casos muito pontuas que o requeiram.
Por sua vez, essa pessoa deverá ter a capacidade para cumprir com as funções dos padrinhos de batismo junto com a intenção de desempenhar esta missão. É que o padrinho, a madrinha ou ambos deverão apoiar e iniciar a criança na vida cristã e tentar que siga o caminho do Evangelho. No nosso artigo poderá ver quais os deveres dos padrinhos de batismo.
Outro dos requisitos para ser padrinho ou madrinha implica ser católico e ter recebido os três sacramentos da iniciação cristã:
- Batismo
- Confirmação
- Eucaristia
Assim como também deverá seguir uma vida congruente com a fé e a missão que vai cumprir.
Para poder ser padrinho ou madrinha de batismo, não deverá ter estado afetado por nenhuma pena canônica -excomunhão, suspeita, suspensão, expulsão do estado clerical...- seja imposta ou declarada.
Uma vez que se conhecem todos os requisitos a cumprir para poder ser padrinho ou madrinha de batismo, será importante que na hora de escolher os padrinhos de batismo os pais não se deixem guiar apenas pelos motivos de parentesco, amizade ou prestígio social, mas deverão escolher pessoas com capacidade e habilidade para instruir seu filho/a na educação cristã. Para o ajudar nesta escolha, pode consultar as nossas dicas para saber como escolher os padrinhos de batismo.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Requisitos para ser padrinho de batismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Casamentos e Festas.