Partilhar

Como fazer brincadeiras de Halloween

Como fazer brincadeiras de Halloween

Uma das noites mais esperadas do ano está chegando: o do Dia das Bruxas. Também conhecido como Halloween nos Estados Unidos e em várias partes do mundo, a celebração é conhecida pelas suas grandes e divertidas festas à fantasia, que invadem as casas e até os colégios e que fazem com que as ruas fiquem repletas de múmias, vampiros e bruxas. Neste dia, é normal que sejam realizadas essas festas de Halloween nas quais tudo é pensado de acordo com um tema assustador específico, desde os convites até a decoração, a música, as lembrancinhas e a comida.

No entanto, algo que não pode faltar para animar uma festa são as brincadeiras, que podem envolver desde crianças a convidados mais velhos e que podem ser realizadas tanto em festas para os pequenos como nas para maiores de idade. Assim, neste artigo do umCOMO te explicaremos como fazer brincadeiras de Halloween para que a sua festa seja um sucesso. Aqui, além dos mais básicos jogos para festa de Halloween, sejam eles para crianças ou adultos, também mostraremos como fazer algumas das melhores brincadeiras de terror para o Halloween e até brincadeiras de Halloween para fazer na escola.

Também lhe pode interessar: Como fazer pegadinhas de Halloween

Brincadeiras de Halloween: Pictionary

O tradicional jogo Pictionary pode ser facilmente adaptado ao tema do Halloween. Neste jogo, realizado em grupos, os participantes devem adivinhar palavras, presentes em cartões, através de desenhos.

Para adaptar o Pictionary em um jogo de Halloween, basta apenas criar novos cartões com palavras relacionadas ao Dia das Bruxas. Assim, algumas das palavras que podem ser acrescentadas podem estar ligadas a criaturas mágicas do Halloween, como bruxas, fantasmas, múmias ou vampiros; a lugares mal-assombrados, como cemitério, hospital abandonado ou floresta escura; e até a nomes de filmes tradicionais da época, como Sexta-feira 13, O Chamado, O Massacre da Serra Elétrica e Jogos Mortais.

É importante ressaltar, no entanto, que se essa brincadeira de Halloween for voltada a um público mais jovem, como crianças, só use palavras apropriadas para a idade. E caso você não tenha Pictionary em casa ou não conheça alguém que tenha, não se preocupe, saiba como fazer um jogo de Pictionary caseiro com umCOMO e divirta-se na noite mais assustadora do ano.

Como fazer brincadeiras de Halloween - Brincadeiras de Halloween: Pictionary
Imagem: parentingwithouttears.com

Brincadeiras de Halloween: múmia

Nas brincadeiras do Halloween para crianças e jovens, você pode organizar o clássico jogo da múmia enrolada, que com certeza será uma grande diversão. Para realizar essa brincadeira de Halloween, basta apenas dividir os seus convidados em times e fornecer a cada um deles alguns rolos de papel higiênico. O time que conseguir enrolar a sua múmia primeiro, usando todo o papel higiênico será o vencedor. Para complicar um pouco mais o jogo de Halloween, você pode pedir que uma parte específica do corpo não seja enrolada. Se ainda tiver dúvidas de como fazer essa atividade, veja o passo a passo dela a seguir.

Como fazer o jogo de Halloween da múmia

  1. Para poder fazer o jogo de enrolar a múmia na festa de Halloween, você precisa ter vários rolos de papel higiênico disponíveis e fazer um pequeno circuito;
  2. O circuito deste jogo de Halloween, conta com 2 zonas: a zona para enrolar as crianças com o papel e a zona de chegada. É possível fazer este jogo ao ar livre, em um jardim ou parque, por exemplo, ou mesmo dentro de casa se ela não for pequena;
  3. Separe as crianças em equipes de dois, de forma com que uma delas seja a que irá enrolar o colega e a outra seja a própria "múmia";
  4. Quando todas as crianças estiverem na primeira zona, conte até 3 para começarem o jogo. A criança que irá envolver a outra de papel higiênico irá tapar o corpo todo da "múmia", deixando apenas de fora os olhos, a boca e o nariz;
  5. Depois de terminarem o rolo de papel todo, terão que correr até à linha de chegada para ganharem o jogo.
  6. Depois de terminar o jogo da múmia do Halloween, faça com que as crianças invertam os papéis. Agora o que era a "múmia" será o "envolvedor" e vice-versa.

Sugestão para essa brincadeira de Halloween

Se houver muitas crianças e não conseguir fazer bem equipes de dois porque são muitos, pode-se fazer com que 2 ou 3 crianças envolvam uma terceira ou que um par de crianças envolvam uma outra dupla, criando assim "múmias de siameses".

Como fazer brincadeiras de Halloween - Brincadeiras de Halloween: múmia
Imagem: blogdatiasolange.blogspot.ptd

Brincadeiras de Halloween: jogo das maçãs

O jogo das maçãs é uma brincadeira que trará muita diversão para crianças e jovens de uma festa e que, por isso, pode ser uma das atrações de uma festa de Halloween na escola. Você só tem que encher uma bacia bem grande ou uma piscina inflável de água e colocar maçãs no seu interior. Para que a água fique com um aspecto assustador, você pode até colocar algumas aranhas e insetos de plástico e até olhos de borracha junto com as maçãs. Além disso, você também pode despejar groselha ou suco de morango ou frutas vermelhas para que a água pareça sangue. Depois disso, as crianças terão que tirar com a boca a maior quantidade de maçãs que conseguirem. Nesse jogo, quem tirar o maior número ganha.

Como fazer o jogo de Halloween das maçãs

  1. Para preparar essa brincadeira de Halloween para crianças, é necessário ter em casa uma bacia, um balde ou uma piscina inflável;
  2. Coloque o recipiente escolhido em um espaço amplo. É preferível fazer este jogo ao ar livre, como em pátios, quintais e parques, mas, como em muitos lugares faz frio durante a festa de Halloween, esse jogo pode ser feito tanto na cozinha ou na sala; basta afastar os móveis para se ter mais espaço para a brincadeira.
  3. Coloque água dentro do recipiente, até ficar suficientemente cheio;
  4. Ponha algumas maçãs na água e alguns insetos de plástico ou qualquer outro objeto relacionado com a festa de Halloween, para a água ter um aspeto mais desagradável. Depois de preparar o recipiente, as crianças já poderão começar o jogo.

Esse é um dos jogos para festa de Halloween que pode contar com inúmeras variações, tantas quanto a sua imaginação quiser. Assim, a seguir, te damos 3 exemplos:

  • Coloque algumas maçãs na água e conte quanto tempo demora para cada criança tirá-las da água com a boca. O que demorar menos é o que vencedor.
  • Se o recipiente for bem grande, pode-se colocar 5 maçãs na água e duas crianças de cada lado do recipiente. O que apanhar primeiro 3 maçãs com a boca será o vencedor. Para as crianças jogarem com mais vontade, diga a elas que o vencedor terá um pequeno presente.
  • Separe as crianças em duas equipes e coloque o mesmo número de maçãs na água das crianças que estiverem na festa de Halloween. Um participante de cada time terá que retirar uma maçã com a boca. Quando a primeira criança tirar uma, é a vez da próxima da equipe fazer o mesmo e assim por diante até que não sobrem mais maçãs. Vence o time que retirar todas as maçãs correspondentes a ele.

Sugestões para essa brincadeira de Halloween

  • Se você colocou o recipiente dentro de casa para este jogo de Halloween, é recomendável cobrir o chão com toalhas velhas, para que a água não se espalhe muito e danifique o assoalho.
  • Ao terminar o jogo, você pode dar um presente aos vencedores, mas também pode distribuir doces para todos, para que nenhuma criança se sinta excluída.
Como fazer brincadeiras de Halloween - Brincadeiras de Halloween: jogo das maçãs
Imagem: fashionbubbles.com

Brincadeiras de Halloween: boca da abóbora

Você também pode "reutilizar" a famosa brincadeira de acertar uma bola na boca do palhaço das festas juninas para a temática de festa de Halloween. Para isso, porque não criar o jogo da "boca da abóbora"? Basta arranjar uma caixa de papelão, desenhar três abóboras em uma das faces e, no local da boca da abóbora, recortar o papelão.

Depois as crianças terão que jogar bolas de tênis, ou até de meia, nos buracos. Crie uma pontuação diferente para quem acertar em cada um dos níveis e não se esqueça de providenciar prêmios para as crianças que acertarem.

Inspire-se também com: Como brincar de 'doces ou travessuras' no Halloween

Como fazer brincadeiras de Halloween - Brincadeiras de Halloween: boca da abóbora
Imagem: ideiasedicas.com

Brincadeiras de Halloween para fazer na escola: O Caldeirão da Bruxa

Uma das melhores brincadeiras de Halloween para fazer na escola é, sem dúvidas, a do Caldeirão da Bruxa, que serve tanto para crianças quanto adultos. Esse jogo serve para testar a memória dos participantes e deve começar com alguém dizendo "eu sou uma bruxa e vou colocar no meu caldeirão..." e, sem seguida, o nome de um ingrediente. A pessoa que estiver ao lado deve repetir o ingrediente que acabou de ser dito e acrescentar um outro e assim sucessivamente até que alguém erre a sequência. Os ingredientes não podem ser repetidos.

Assim, se os três últimos jogadores tiverem dito os ingredientes "pata de rã, cuspe de morcego e alho espremido", por exemplo, o quarto participante deverá dizer "eu sou uma bruxa e vou colocar no meu caldeirão: pata de rã, cuspe de morcego, alho espremido..." e um quarto novo ingrediente.

Sugestão para essa brincadeira de Halloween

  • Estipule uma prenda, mico ou desafio para cada participante que errar a sequência do jogo.

 

Brincadeiras de Halloween para fazer na escola: caça ao tesouro

Uma caça ao tesouro é sempre uma das brincadeiras prediletas das crianças. E fazer uma caça ao tesouro assustadora não é muito difícil e pode ser realizada de duas maneiras.

Na primeira, esconda pela casa abóboras, morcegos, fantasmas ou aranhas de plástico ou papel. Diga às crianças para procurarem o maior número possível destes objetos. Para cada um deles deverá ser atribuído um valor, ou seja, quem encontrar um morcego terá direito a um pirulito de chocolate, e quem encontrar uma abóbora ganhará duas balinhas, por exemplo. Você também pode deixar a brincadeira mais interessante ao relacionar alguma das criaturas com um castigo. Assim, se a criança encontrar um fantasma, por exemplo, ela terá que passar o resto do jogo perseguindo os coleguinhas.

Já na segunda versão da brincadeira de Halloween de caça ao tesouro, a mais clássica, divida as crianças em times e crie pistas e enigmas assustadores que devem ser escondidos pela escola. Os pequenos deverão encontrar todas as pistas e solucioná-las para conseguir um prêmio ou se livrar de um castigo.

Sugestão para essa brincadeira de Halloween

  • Junto com os objetos de Halloween ou pistas espalhadas pela escola ou casa, você também pode pedir para que alguns adultos fantasiados, que no caso de uma festa escolar podem ser professores ou outros funcionários da instituição, se escondam e assustem (de leve e com cuidado) as crianças que estão participando da brincadeira.

Leitura complementar: Como fazer um mapa do tesouro para crianças

Como fazer brincadeiras de Halloween - Brincadeiras de Halloween para fazer na escola: caça ao tesouro
Imagem: avosices.blogspot.pt

Brincadeiras de Halloween para fazer na escola: desfile de fantasias

E claro que um desfile de fantasias de Halloween é sempre uma ótima brincadeira para que todos os convidados possam exibir as suas fantasias. Prepare uma passarela, coloque música e atribua prêmios para as melhores fantasias, de crianças, de grupos, de casal, de mulheres, entre outras categorias que quiser criar.

O desfile também pode fazer parte de uma série de provas para gincana de Halloween. No caso de crianças, existem algumas inspirações que podem ser úteis:

Até 1 ano

Durante esta fase os pequenos são adoráveis e fofos e, por isso, muitos pais não resistem à tentação de fantasiá-los das formas mais engraçadas para celebrar o Halloween. Pensando nisso, confira o nosso artigo do umCOMO "como fazer uma fantasia para o meu bebê no Halloween". Não se esqueça de escolher roupas cômodas e seguras para a criança, pois a ideia é que esta aguente a fantasia o maior tempo possível e não sofra com ela.

De 1 a 3 anos

Durante esta fase, pode-se optar por qualquer uma das fantasias recomendadas para os bebês ou incorporar outros personagens e temáticas. As fantasias de etês (como a da imagem retirada do Toy Story), abelhas, frutas (como morango e uva), anjinhos, diabinhos, fadas e mágicos são excelentes opções para as crianças destas idades. Lembre-se que, nessa faixa etária, as crianças estão aprendendo a andar e que, por isso, elas precisam estar confortáveis e leves. Assim, se você escolher uma fantasia com muitos acessórios saiba que é possível que o pequeno não a aguente por muito tempo.

De 4 a 6 anos

Nessa faixa etária, é normal que a criança já te diga do que se quer se fantasiar. Os personagens da moda serão sempre uma prioridade para eles, além disso, no caso das meninas, as princesas ainda lideram o mercado. Apesar disso, muitos pequenos preferem se fantasiar de coisas mais assustadoras. Nesses casos, eles poderão se divertir se fantasiando de morcego ou vampiro ou imitando a aparência do Frankestein ou de um monstro qualquer. Claro que as bruxas são sempre um sucesso, junto com os fantasmas e os esqueletos.

De 7 a 10 anos

Já nesta fase, as crianças estão mais conscientes da diversão que implica se fantasiar e também já querem seroriginais para se destacarem dos demais coleguinhas. Por isso, é possível que aceitem algumas divertidas e criativas sugestões. O Lobisomem é sem dúvida uma fantasia divertida para esta fase; requer um pouco de maquiagem e por isso os pais podem ajudar. As múmias também se tornam divertidas para as meninas e meninos, os zumbis com certeza encantarão seus filhos, enquanto que as bonecas monstruosas divertirão suas filhas.

Mais inspirações em: 9 tutoriais de maquiagens de Halloween assustadoras

Como fazer brincadeiras de Halloween - Brincadeiras de Halloween para fazer na escola: desfile de fantasias

Brincadeiras de terror para o Halloween: cemitério

Uma vez que estamos falando da noite mais assustadora do ano, que tal preparar a brincadeira do cemitério? Os participantes terão que se deitar no chão e permanecer imóveis, como se estivessem nas lápides de um cemitério. Logo em seguida, uma pessoa deverá caminhar entre as crianças deitadas e começar a contar alguma história de terror, fazendo sons assustadores. Quem se mexer, abrir os olhos ou gritar será eliminado e quem conseguir permanecer mais tempo deitado no chão ganha.

Sugestão para essa brincadeira de Halloween

  • Procure uma história assustadora de Halloween em livros ou na internet e use e abuse de efeitos sonoros especiais na hora que a estiver contando para as crianças. Vale usar sons de gritos, choro e risadas malévolas e pedaços de filmes, séries ou vídeos de terror. Você também pode pedir ajuda para outras pessoas para que os efeitos sejam ainda melhores e mais convincentes e assustadores.

Brincadeiras de terror para o Halloween: pique-esconde assustador

Se você tiver um grande quintal em casa ou morar em um condomínio algumas boas ideias para jogos para festa de Halloween são pega-pega, pique-esconde e esconde-esconde ou até pega-ladrão assustadores. Para realizar essas brincadeiras de Halloween, primeiro decore o espaço do jogo de maneira assustadora. Você pode até criar armadilhas, como esconder um esqueleto em algum canto escuro ou colocar uma bruxa com sensor de movimento em algum lugar específico para que, quando as crianças passem por lá, escutem uma risada malévola e levem um susto.

Além disso, alguns adultos também podem se fantasiar e sair correndo atrás dos pequenos para deixar as brincadeiras ainda mais dinâmicas e próprias para o Dia das Bruxas.

Veja também: 45 frases de Halloween em inglês com tradução

Brincadeiras de Halloween: concurso da abóbora na laranja

Quem gosta de organizar um cantinho para estimular a criatividade nas festas pode apostar em um concurso de artesanatos de Halloweem. Ofereça os materiais necessários (com a supervisão e ajuda de um adulto), instruções e estimule os convidados a ajudarem na decoração da festa criando seu próprio artesanato de Halloween.

Uma ideia simples e fofa é fazer uma abóbora de Halloween com uma laranja, por exemplo. Você pode conferir o tutorial abaixo:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer brincadeiras de Halloween, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Vídeos de Como fazer brincadeiras de Halloween

1 de 3
Vídeos de Como fazer brincadeiras de Halloween

Escrever comentário sobre Como fazer brincadeiras de Halloween

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Gesika Leal
Adorei as idéias... sempre tem coisas legais para fazer no Halloween!

Como fazer brincadeiras de Halloween
Imagem: parentingwithouttears.com
Imagem: blogdatiasolange.blogspot.ptd
Imagem: fashionbubbles.com
Imagem: ideiasedicas.com
Imagem: avosices.blogspot.pt
1 de 7
Como fazer brincadeiras de Halloween

Voltar ao topo da página