Partilhar

Como fazer brincadeiras de Halloween

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 19 setembro 2018
Como fazer brincadeiras de Halloween

Uma das noites mais esperadas do ano está chegando, a noite de Halloween. No Dia das Bruxas as festas à fantasia invadem as casas e as ruas ficam repletas de fantasias assustadoras. Neste dia é normal realizarem-se festas de Halloween em que tudo é pensado de acordo com o tema da festa, desde convites à decoração, música, lembrancinhas e até comida. Mas, algo que não pode faltar para animar uma festa são as brincadeiras, que podem envolver desde crianças a convidados mais velhos. Seja para uma festa de Halloween em sua casa ou para uma festa da escola, neste artigo do umCOMO explicamos como fazer brincadeiras de Halloween, para que a sua festa seja um sucesso.

Também lhe pode interessar: Como fazer pegadinhas de Halloween

Pictionary de Halloween

O tradicional jogo Pictionary pode ser facilmente adaptado ao tema do Halloween. Este jogo consiste em adivinhar palavras através de desenhos. Para o adaptar, basta apenas criar novos cartões com palavras relacionadas com o Halloween. Caso ainda não tenha este jogo, saiba como fazer um jogo de Pictionary caseiro e divirta-se na noite mais assustadora do ano.

Como fazer brincadeiras de Halloween - Pictionary de Halloween
Fonte: parentingwithouttears.com

Brincadeira da m√ļmia para Halloween

Nas brincadeiras para Halloween vocês podem organizar o clássico jogo da múmia enrolada. Você tem apenas de dividir os seus convidados em times e fornecer-lhe a cada time alguns rolos de papel higiênico. O time que conseguir enrolar a sua múmia primeiro, usando todo o papel higiênico será o vencedor. Para complicar um pouco mais a brincadeira, você pode pedir que uma parte específica do corpo não seja enrolada.

Como brincar de múmia no Halloween

  1. Para poder fazer o jogo de enrolar a múmia na festa de Halloween, você precisa ter vários rolos de papel higiênico e fazer um pequeno circuito;
  2. O circuito deste jogo de Halloween, conta com 2 zonas, a zona para enrolar as crianças e a zona de chegada. É possível fazer este jogo no exterior, no jardim por exemplo ou dentro de casa de tiver uma divisão bastante ampla;
  3. Separe as crianças em equipes de dois, de forma a que uma seja a que irá enrolar as crianças e a outra a "múmia";
  4. Quando todas as crianças estiverem na primeira zona, conte até 3 para começarem o jogo. A criança que irá envolver irá tapar o corpo todo da "múmia", deixando apenas de fora os olhos, a boca e o nariz;
  5. Depois de terminarem o rolo de papel todo, terão que sair a correr até à linha de chegada para ganharem o jogo. Depois de terminar o jogo da múmia do Halloween, faça com que as crianças invertam os papéis. Agora o que erá a "múmia" será o "envolvedor" e vice-versa.

Sugestão: Se tiver muitas crianças e não conseguir fazer bem duas equipes porque são muitos, pode fazer com que 2 ou 3 crianças envolvam uma criança ou que um par de crianças envolvam outro par de crianças, e fazer assim uma múmia de siameses.

Como fazer brincadeiras de Halloween - Brincadeira da m√ļmia para Halloween
Fonte: blogdatiasolange.blogspot.pt

Brincadeiras para festa de Halloween: jogo das maçãs

O jogo das maçãs é uma brincadeira que trará muita diversão para crianças e jovens da festa. Você só tem que encher uma bacia bem grande ou uma piscina insuflável de água e colocar no seu interior maçãs. Para que a água fique com um aspeto assustador pode até colocar daquelas aranhas de plástico. Depois as crianças terão de tirar com a boca a maior quantidade de maçãs que conseguirem, quem tirar mais ganha.

Como jogar o jogo das maçãs

  1. Para preparar o jogo das maçãs para o Halloween para crianças, tem que ter uma bacia, um balde ou uma piscina insuflável muito grande;
  2. Coloque o recipiente que escolheu num espaço amplo. É preferível fazer este jogo no exterior, mas como em muitos sítios está frio durante a festa de Halloween, pode fazê-lo na cozinha ou na sala, afaste os móveis para ficar com mais espaço se for necessário.
  3. Coloque água dentro do recipiente, até ficar suficientemente cheio, a uma distância de um palmo ou palmo e meio da superfície ao fundo.
  4. Ponha algumas maçãs na água e alguns insetos de plástico ou qualquer outro objeto relacionado com a festa de Halloween, para a água ter um aspeto mais desagradável. Depois de preparar o recipiente, as crianças já poderão começar o jogo.

Pode fazer muitas variantes do jogo das maçãs para o Halloween, tantas quanto a sua imaginação quiser, de seguida damos-lhe 3 exemplos:

  • Coloque algumas maçãs na água e conte quanto tempo demora cada criança a tirá-las da água com a boca. O que demorar menos é o que vencedor. Pode dar ao vencedor um pequeno presente.
  • Se o recipiente for bastante grande, pode colocar 5 maçãs na água e colocar duas crianças de cada lado do recipiente. O que apanhar primeiro 3 maçãs com a boca será o vencedor. Para as crianças jogarem com mais vontade, diga-lhes que o vencedor terá um pequeno presente.
  • Separe as crianças em duas equipas, coloque o mesmo número de maçãs na água como quantas crianças houverem na festa de Halloween. Uma criança de cada equipa terá de retirar a maçã com a boca, quando a primeira criança tirar uma, vai logo uma segunda criança da equipa para tirar outra maçã e assim sucessivamente até uma equipa conseguir terminar.

Recomendações para o jogo das maçãs

  • Se você colocou o recipiente dentro de casa, para este jogo de Halloween, é recomendável tapar o chão com toalhas velhas, para não se espalhar água;
  • Ao terminar o jogo, você pode dar um presente aos vencedores, mas também pode distribuir doces para todos, para que nenhuma criança se sinta excluída.
Como fazer brincadeiras de Halloween - Brincadeiras para festa de Halloween: jogo das maçãs
Fonte: fashionbubbles.com

Brincadeiras de terror para o Halloween: cemitério

Uma vez que estamos falando da noite mais assustadora do ano, que tal preparar uma brincadeira de um cemitério. Os participantes terão de se deitar no chão e permanecer imóveis, como se fosse um cemitério. Depois uma pessoa deverá caminhar sobre eles e contar alguma história de terror, fazendo sons assustadores. Quem se mexer, será eliminado e a pessoa que conseguir permanecer mais tempo deitada no chão ganhará.

Brincadeiras para Halloween na escola: O Caldeir√£o da Bruxa

A brincadeira do Caldeirão da Bruxa tanto serve para crianças como adultos. Este jogo serve para testar a memória dos participantes e deve começar com alguém dizendo: "Eu sou uma bruxa e vou colocar no meu caldeirão..." e depois deve acrescentar um ingrediente. A outra pessoa que estiver ao lado deve dizer o ingrediente que a pessoa anterior disse e acrescentar outro e assim sucessivamente. Os nomes dos ingredientes não poderão ser repetidos.

Sugestão: 30 frases de Halloween em inglês com tradução

Caça ao tesouro assustadora para fazer no Halloween

Uma caça ao tesouro é sempre uma brincadeira predileta de crianças. Esconda pela casa abóboras, morcegos, fantasmas ou aranhas de plástico ou papel. Diga às crianças para procurarem o maior número possível destes objetos. Para cada um deles deverá atribuir um valor, isto é, quem encontrar um morcego terá direito a um pirulito de chocolate, quem encontrar um fantasma, terá um castigo.

Leitura complementar: Como fazer um mapa do tesouro para crianças

Como fazer brincadeiras de Halloween - Caça ao tesouro assustadora para fazer no Halloween
Fonte: avosices.blogspot.pt

Desfile de fantasias de Halloween

E claro que um desfile de fantasias de Halloween é sempre uma ótima brincadeira para que todos os convidados possam exibir as suas fantasias. Prepare uma passarela, coloque música e atribua prêmios para as melhores fantasias, de crianças, de grupos, de casal, de mulheres, entre outros prêmios que quiser atribuir.

O desfile também pode fazer parte de uma série de provas para gincana de Halloween. No caso de crianças, existem algumas inspirações como vestir as crianças para Hallooween que podem ser úteis:

Até 1 ano

Durante esta fase os nossos pequenos são demasiado adoráveis, e muitos pais não resistem à tentação de fantasiá-los das formas mais engraçadas para celebrar o Halloween, por isso preparamos um artigo especial com muitas opções para eles que poderá consultar aqui. Não se esqueça de escolher fatos cômodos e seguros para o bebé, pois a ideia é que este aguente a fantasia o maior tempo possível.

De 1 a 3 anos

Durante esta fase pode optar por qualquer das fantasias recomendadas para os bebés, ou incorporar outras personagens e temáticas. As fantasias de marcianos (como a da imagem retirada do Toy Story), abelhas, frutas como o morango, os anjos, os diabinhos, as fadas e os mágicos são excelentes opções para as crianças destas idades. Lembre-se que quando estão a aprender a andar, inclusive quando o fazem, a criança precisa de estar confortável e leve, por isso se escolher uma fantasia com muitos acessórios saberá que é possível que o pequeno não a aguente por muito tempo.

De 4 a 6 anos

Nestas idades é normal que a criança lhe diga do que se pretende fantasiar. As personagens da moda serão sempre uma prioridade para eles, além disso no caso das meninas as princesas lideram o mercado. Apesar disso, muitos pequenos preferem fantasiar-se de coisas mais terroríficas, nestes casos poderão divertir-se fantasiando-se de um morcego, ou vampiro (a) por um dia, imitando a aparência do Frankestein ou de um monstro qualquer. Claro que as bruxas são sempre um sucesso, junto com os fantasmas e os esqueletos.

De 7 a 10 anos

Nesta fase as crianças estão mais conscientes da diversão que implica fantasiar-se e também de que serem originais os faz destacar dos restantes, por isso é possível que aceitem algumas divertidas e criativas sugestões. O Lobisomem é sem dúvida uma fantasia divertida para esta fase, requer um pouco de maquiagem, por isso os pais podem ajudar. As múmias também se tornam divertidas para as meninas e meninos, os zombies com certeza que encantarão o seu filho enquanto que as bonecas monstruosos e um pouco obscuras, como a noiva do Frankenstein ou uma gótica muito obscura são ideias divertidas para a sua filha.

Mais inspirações em: 9 tutoriais de maquiagens de Halloween assustadoras

Como fazer brincadeiras de Halloween - Desfile de fantasias de Halloween

Brincadeira festa de Halloween: 'boca da abóbora'

Você também pode fazer uma brincadeira para a sua festa de Halloween do gênero daquela que aparece na foto de início deste artigo. Basta arranja uma caixa de papelão, desenhar três abóboras em uma das faces e, no local da boca da abóbora recortar o papelão. Depois as crianças terão de acertar com bolas nos buracos. Crie uma pontuação diferente para quem acertar em cada um dos níveis das bocas das abóboras.

Inspire-se também com: Como brincar de 'doces ou travessuras' no Halloween

Como fazer brincadeiras de Halloween - Brincadeira festa de Halloween: 'boca da abóbora'
Fonte: ideiasedicas.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer brincadeiras de Halloween, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebra√ß√Ķes.

Escrever coment√°rio sobre Como fazer brincadeiras de Halloween

Como fazer brincadeiras de Halloween
Fonte: parentingwithouttears.com
Fonte: blogdatiasolange.blogspot.pt
Fonte: fashionbubbles.com
Fonte: avosices.blogspot.pt
Fonte: ideiasedicas.com
1 de 7
Como fazer brincadeiras de Halloween

Voltar ao topo da p√°gina