A árvore de natal

Qual o dia de desmontar a árvore de Natal?

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. 1 dezembro 2021
Qual o dia de desmontar a árvore de Natal?

Se você adora Natal, montar a árvore, enfeitar a casa e toda a magia que a decoração natalina traz para o lar, provavelmente, gostaria de deixar esses enfeites e símbolos por muito tempo. Mas você sabe qual o dia desmontar a árvore de Natal e o motivo da data escolhida?

O dia de desmontar a árvore, assim como tudo relacionado ao Natal como a gente conhece, tem ligação com a história bíblica e a data de guardar a árvore não é diferente. O dia de desmontar a árvore de Natal é o dia 6 de janeiro, mas você sabe por quê? Continue lendo este artigo do umCOMO para descobrir.

Também lhe pode interessar: Quando desmontar a árvore de Natal

Índice

  1. Quem são os três reis magos
  2. 6 de janeiro - Dia de reis
  3. Como comemorar o dia de reis
  4. Oração aos três reis magos
  5. Simpatias para o dia de reis

Quem são os três reis magos

Antes de entrarmos nos detalhes da história sobre o dia de desmontar a árvore de Natal, para que ela faça sentido, você precisa conhecer os três reis magos, você sabe quem são eles?

Na tradição cristã, Gaspar, Baltazar e Melchior eram os nomes dos três reis magos que visitaram o menino Jesus no dia 6 de janeiro e o presentearam. Este dia é conhecido como dia de reis. Segundo a história bíblica, os magos chegaram ao menino sendo guiados por uma estrela, a estrela-guia, e a viagem durou do dia 25 de dezembro ao dia 6 de janeiro, quando chegaram ao encontro de Jesus.

Presentes dos três reis magos

Baltazar saiu da África e levou mirra de presente para o menino Jesus, uma espécie de arbusto usado no preparo de medicamentos.

Gaspar, vindo da Índia, levou incenso como alusão à sua divindade.

Melchior, vindo da Europa, presentou o menino Jesus com ouro, como símbolo da nobreza.

6 de janeiro - Dia de reis

O dia dessa visita dos três reis magos ao menino Jesus é conhecido como dia de reis e é tradicionalmente o dia de desmontar a árvore de Natal e retirar toda a decoração natalina.

Por que se retira a decoração de Natal no dia de reis?

Depois desse dia é a hora de começar a se preparar para outra festa cristã: a Páscoa, quando se celebra a salvação e a ressureição de Cristo.

Qual o dia de desmontar a árvore de Natal? - 6 de janeiro - Dia de reis

Como comemorar o dia de reis

No Brasil, o dia de reis não é a celebração mais importante da época natalina, porém em outros países, como na Espanha, por exemplo, o dia de reis é o dia da troca de presentes, visto que esse foi o dia em que o menino Jesus foi presenteado.

Porém, muitos brasileiros guardam a tradição portuguesa de preparar o famoso bolo de reis e comer no dia 6. Se você quer conhecer uma receita dessa iguaria comemorativa para preparar na sua casa e celebrar o dia de reis, acesse o nosso outro artigo.

Para comemorar o dia de reis, você também pode fazer a oração e as simpatias que deixamos logo aqui abaixo.

Oração aos três reis magos

Se você quer fazer uma oração poderosa aos três reis magos no dia 6 de janeiro, deixamos aqui abaixo para que você possa acompanhar[1]:

“Obrigado, Santos Reis, pois tanto nos ensinastes, através do gesto de reconhecimento de que o menino da manjedoura é o Rei do universo, é o Divino e é o Redentor. Ofereceste-lhe ouro: o menino é Rei. Ofereceste-lhe incenso: o menino é Divino. Ofereceste-lhe mirra: o menino é Redentor. Queridos Santos Reis! Intercedei por nós para que possamos ser verdadeiros adoradores do menino da manjedoura de Belém e podermos ofertar-lhe o bem mais precioso que recebemos do Pai Eterno: a vida. Amém!”

Simpatias para o dia de reis

Se além de fazer uma oração ao três reis magos, você quiser conhecer simpatias para fazer no dia de reis, veja as seguintes, para trazer sorte, amor, dinheiro, paz e alívio dos sofrimentos[2].

Nomes do três reis magos sobre a porta

Escreva os nomes de Baltazar, Gaspar e Melquior sobre o batente da sua porta de entrada de casa, de um lado a outro, e faça a seguinte oração: "Assim como trouxeram luz para Jesus, que tragam boas energias para minha casa, protegendo meus familiares. Amém".

Simpatia da romã: dia de reis

Retire 9 sementes de uma romã, pedindo ao três reis magos que você tenha muita saúde, paz, dinheiro. Depois, pegue três dessas sementes e guarde em um saquinho, papel ou em uma nota de R$2. Coloque dentro da carteira para não faltar dinheiro, três devem ser comidas e três jogadas para trás ao mesmo tempo em que você faz o pedido que desejar.

Agora que você já qual o dia de desmontar a árvore de Natal e o motivo da data escolhida, também fazer sua oração aos três reis magos e as simpatias que citamos aqui. Feliz dia de reis!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o dia de desmontar a árvore de Natal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Referências
  1. PAI ETERNO. Reis magos: Guiados por uma estrela até Jesus Cristo. Disponível em: <https://www.paieterno.com.br/2021/01/06/reis-magos-guiados-por-uma-estrela-ate-jesus-cristo/> Acesso em: 15 de novembro de 2021.
  2. OURO PRETO. Dia de Reis, 6 de janeiro. Disponível em: <https://www.ouropreto.com.br/secao/artigo/dia-de-reis-6-de-janeiro> Acesso em: 15 de novembro de 2021.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Qual o dia de desmontar a árvore de Natal?