A árvore de natal

Quando desmontar a árvore de Natal

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 18 janeiro 2024
Quando desmontar a árvore de Natal

Na maioria das casas, as decorações de Natal são montadas e desmontadas seguindo os critérios mais práticos: dependendo de quando cada família tem tempo para isso. Na Espanha, os dias mais importantes para montar e decorar a árvore de Natal são normalmente os correspondentes à Ponte Imaculada, ou seja, de 6 a 8 de dezembro, mas há mais dúvidas sobre qual a melhor data para a desmontar. Algumas datas comuns são 26 de dezembro, 2 de janeiro, 6 de janeiro e 2 de fevereiro.

Embora em muitas casas as decorações de Natal e a árvore sejam retiradas depois dos Reis Magos, ou seja, no dia 6 de janeiro, há famílias que gostam de mergulhar neste clima festivo por mais algumas semanas. Por isso, deixam os adornos enfeitando a casa por mais dias até que decidam voltar à rotina e dar a comemoração por encerrada. Para saber quando desmontar a árvore de Natal e por que ela é retirada em uma data específica, no unCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Qual o dia de desmontar a árvore de Natal?

Índice

  1. Por que a árvore de Natal é desmontada em uma data específica
  2. 6 de janeiro, Dia dos Reis Magos
  3. 26 de dezembro, depois do dia de Natal
  4. 2 de janeiro, depois do dia de ano novo
  5. 2 de fevereiro

Por que a árvore de Natal é desmontada em uma data específica

Desmontar a árvore de Natal é uma tarefa muitas vezes postergada nas casas porque significa o fim das festas de Natal. A data exata em que ela será desmontada varia dependendo do país em que você está. E, embora possa ser triste, em algum momento é preciso desmonta-la para continuar o dia a dia e encerrar o Natal.

Portanto, para voltar a rotina, a árvore de Natal deve ser desmontada. Mas quando fazer isso? Um dos fatores mais influentes nesse sentido é a celebração do Dia de Reis Magos. Se for comemorado no seu país, será o momento ideal para guardar a árvore de Natal até o próximo ano, após a abertura dos presentes trazidos por Suas Majestades.

Mas se você está em um país onde o Dia de Reis não é comemorado ou simplesmente deseja retirá-la em outra data, pode fazê-lo sem problemas, pois existem outros critérios para desmontar a árvore de Natal da sala de sua casa.

6 de janeiro, Dia dos Reis Magos

Tanto na Espanha como em muitos países da América Latina, as festas de Natal duram até a chegada de Suas Majestades os Três Reis Magos, ou seja, no dia 6 de janeiro. Nestes países, as casas são decoradas para o Natal incluindo o presépio ou manjedoura, que serve para representar o nascimento do menino Jesus e a chegada dos Três Reis Magos do Oriente.

Por este motivo, a maioria das pessoas que celebra esta data opta por deixar a árvore de Natal juntamente com o resto das decorações para ser desmontada depois dessa data, retirando tudo ao mesmo tempo depois de passada. O dia 6 de janeiro, Dia de Reis, é feriado, sendo um dia em que você terá mais tempo para recolher todos os enfeites da casa, inclusive a árvore de Natal.

Porém, há anos como 2022 em que há um fim de semana próximo ao Dia de Reis, então você pode aproveitar e deixar a decoração por mais dois dias para retirá-la quando tiver mais tempo nesses dias.

Para saber mais, encorajamos você a ler este outro artigo sobre o Significado dos presentes do Reis Magos.

Quando desmontar a árvore de Natal - 6 de janeiro, Dia dos Reis Magos

26 de dezembro, depois do dia de Natal

Nos países onde não se celebram os Três Reis Magos e para as famílias que montam as suas decorações de Natal de acordo com o que dita a tradição cristã, não faz muito sentido manter a árvore de Natal montada depois desta data.

Portanto, são muitas as pessoas que, depois do dia 25 de dezembro, dia de Natal, decidem desmontar a árvore de Natal. O dia seguinte ao Natal, ou seja, 26 de dezembro, também é dia de Santo Estevão.

2 de janeiro, depois do dia de ano novo

As festas de Natal estendem-se em todo o mundo pelo menos até à celebração do Ano Novo. Por conta disso, na maioria das casas os enfeites e a árvore de Natal ficam até essa data passar. E, para muitas famílias, é impensável comemorar o Réveillon sem ter toda a decoração de Natal montada.

Como o Ano Novo é um dia para descansar e comemorar, 2 de janeiro, dia seguinte ao Ano Novo, é o dia escolhido por muitas pessoas para retirar de suas casas todas as decorações relacionadas ao Natal, inclusive a árvore.

Quando desmontar a árvore de Natal - 2 de janeiro, depois do dia de ano novo

2 de fevereiro

Os amantes das festas de Natal aproveitam para deixar a árvore e o restante da decoração natalina até o mês de fevereiro. E esta decisão não deixa de fazer sentido, já que 2 de fevereiro é a data da celebração cristã correspondente à apresentação de Jesus no templo.

Por isso, essas pessoas optam por deixar os enfeites de Natal, como a árvore, para comemorar esse acontecimento e, nesse mesmo dia ou no seguinte, a desmontam.

Agora que você já sabe quando desmontar a árvore de Natal, recomendamos que não abandone ainda o espírito natalino e descubra Como fazer decoração de Natal gastando pouco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando desmontar a árvore de Natal, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quando desmontar a árvore de Natal