Outras festas nacionais

Festa de Iemanjá em Salvador: como se celebra

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. 25 janeiro 2023
Festa de Iemanjá em Salvador: como se celebra

Todo dia 02 de fevereiro, Salvador recebe uma das maiores festas do estado da Bahia. É dia de celebrar Iemanjá. Iemanjá é um orixá, isto é, uma divindade africana das religiões Camdonblé e Umbanda. Ela é considerada a mãe de todos os adultos e também dos orixás.

Seu nome tem origem no idioma Iorubá e significa "Yèyé omo ejá", mãe cujos os filhos são como peixes. Por isso, Iemanjá também é conhecida como a Rainha do Mar. Se quiser conhecer mais curiosidades e tudo sobre a Festa de Iemanjá em Salvador continue lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como se vestir para Festa Junina
Índice
  1. Como se celebra a Festa de Iemanjá em Salvador
  2. Oferendas para Iemanjá
  3. O que significa Odoyá
  4. Sincretismo religioso: quem é Iemanjá na Igreja Católica
  5. Como é a imagem de Iemanjá
  6. Músicas para Iemanjá

Como se celebra a Festa de Iemanjá em Salvador

Todo dia 02 de fevereiro, Salvador recebe a maior festa popular nacional dedicada à Iemanjá. A celebração que acontece na praia Rio Vermelho recebe pessoas de todo o Brasil para reverenciar a Rainha do Mar. Trajadas de branco fazem procissão em direção ao templo de Iemanjá, levando oferendas e flores brancas. As oferendas são colocadas em barcos que posteriormente são levados ao mar.

A tradição que começou organizada por pescadores, estes que junto aos jangadeiros são protegidos por Iemanjá, conta hoje em dia com o apoio de órgãos públicos e, também, da sociedade civil.

Além de ser a protetora dos pescadores e de quem trabalha nos rios e mares, Iemanjá também está ligada ao amor e à fertilidade feminina. Por isso, quem tem causas relacionadas a esses temas, também pode fazer seus pedidos a Iemanjá.

Oferendas para Iemanjá

Por tradição, as principais oferendas para Iemanjá são: pentes (para pentear seus lindos cabelos longos), espelhos, sabonetes e flores brancas. Porém, por vezes, as tradições precisam ser adaptadas às preocupações contemporâneas.

Devido à consciência que temos em relação à saúde dos animais marinhos, espelhos, sabonetes e pentes não são indicados de serem depositados no mar. Por isso, preferencialmente, apenas as flores brancas são ofertadas diretamente à Rainha do Mar.

O que significa Odoyá

Odoyá, além de ser a saudação à Iemanjá, na língua Iorubá também significa Mãe das Águas. O nome popular pelo qual Iemanjá é conhecida no Brasil é Janaína.

Nomes de Iemanjá

Além de Janaína, Iemanjá também pode ser chamada de Inaê, Ísis, Dandalunda, Mucunã, Sereia do Mar, Rainha do Mar, Maria, Marabô e Princesa de Aiocá.

Sincretismo religioso: quem é Iemanjá na Igreja Católica

Na religião católica, Iemanjá corresponde às figuras de Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e a Virgem Maria.

O que é sincretismo religioso

O sincretimso religioso consiste na incorporação de símbolos, rituais e ideias de uma religião à outra. No Brasil, o sincretismo religioso se deu pela vinda de africanos ao país, que, por serem proibidos de praticarem sua própria religião e expressarem sua fé, precisaram procurar na religião católica imagens e ritos que pudessem representar os seus próprios.

Se você tem curiosidade por este tipo de conteúdo, leia também: Quantas religiões existem no Brasil

Festa de Iemanjá em Salvador: como se celebra - Sincretismo religioso: quem é Iemanjá na Igreja Católica
Imagem: Reprodução/Agência Brasil Fotografias

Como é a imagem de Iemanjá

A imagem de Iemanjá é de uma mulher negra, de seios fartos e quadris largos, com longos cabelos negros e vestido azul.

É verdade que se encontram diferentes imagens que a representam, algumas delas de pele branca. Emicida, na música Baiana, canta: "Dois de fevereiro, dia da Rainha, que pra uns é branca, pra nós é pretinha", se olharmos para o passado, fica evidente que essas diferentes representações se devem ao sincretismo religioso, que vimos logo aqui acima.

Se quiser ouvir a música do Emicida completa, aperte o play aqui embaixo.

Músicas para Iemanjá

São muitos os artistas que prestaram suas homenagens à Iemanjá por meio da música. Se quiser montar uma playlist para reverenciar a Rainha do Mar, o umCOMO te ajuda:

  • Criolo - Yemanjá chegou
  • Emicida - Baiana
  • Gal Costa - Caminhos do Mar
  • Elza Soares - Banho
  • Martinho da Vila e Alcione - Prece ao Sol/Iemanjá desperta
  • Clara Nunes - O mar serenou
  • Clara Nunes - Conto de areia
  • Dorival Caymmi - Dois de fevereiro
  • Baden Powell - Conto de Iemanjá
  • Melody Gardot - Iemanjá
  • Serena Assumpção e Céu - Iemanjá
  • Olodum - Iemanjá, Amor do mar
  • Metá Metá - Rainha das Cabeças
  • Pepeu Gomes - Sexy Iemanjá
  • Gilberto Gil - Iemanjá
  • Otto - Janaína
  • Maria Bethânia - Yemanjá Rainha do Mar
  • Vinícius de Moraes - Canto de Iemanjá
  • Chimarruts - Iemanjá

E, claro, se quiser ler a matéria com uma música de fundo, deixamos "Yemanjá chegou" de Criolo aqui também.

Gostou de saber mais sobre a Festa de Iemanjá em Salvador? Leia também: Como surgiu o Candomblé

Se pretende ler mais artigos parecidos a Festa de Iemanjá em Salvador: como se celebra, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Bibliografia
  • EBC. Iemanjá: Conheça a origem das homenagens à Rainha do Mar. Disponível em: <https://memoria.ebc.com.br/cultura/2016/02/dia-de-iemanja-confira-transmissao-direto-de-salvador#:~:text=No%20sincretismo%20religioso%20%2D%20associa%C3%A7%C3%A3o%20entre,da%20Piedade%20e%20Virgem%20Maria.> Acesso em: 24 de janeiro de 2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/Agência Brasil Fotografias
1 de 2
Festa de Iemanjá em Salvador: como se celebra