Criar fatos em casa

Como fazer uma fantasia de cangaceiro

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 30 abril 2020
Como fazer uma fantasia de cangaceiro
Imagem: Reprodução/fantasiascriativas.com.br

Foi nas primeiras décadas do século XX que surgiram os cangaceiros, homens que andavam armados e em bandos no sertão nordestino, sendo vistos por diversos historiadores como um reflexo das difíceis condições sociais em que se vivia no contexto o qual pertenceram. Em razão da grande importância histórica que os cangaceiros tiveram, esses homens foram por vezes representados em obras artísticas como o filme brasileiro 'O Cangaceiro', inspirado na história de Lampião, um cangaceiro que liderava um bando. Além do cinema, é comum que o cangaço também seja representado em comemorações como o Carnaval por meio de fantasias. Se você quer se inspirar na temática nesse Carnaval, saiba que esse fantasia é mais fácil de fazer do que você imagina. Leia esse artigo do umCOMO e te mostraremos como fazer uma fantasia de cangaceiro.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma fantasia de Jigsaw

Índice

  1. Fantasia de cangaceiro
  2. Como fazer fantasia de Maria Bonita improvisada
  3. Sapato de cangaceiro
  4. Como fazer cinto de cangaceiro em EVA
  5. Acessórios para fantasia de cangaceiro

Fantasia de cangaceiro

Os cangaceiros eram conhecidos pela sua roupa e chapéus de couro, para se protegerem dos espinhos da vegetação e também do forte sol, além disso, era comum que suas roupas fossem feitas com tecidos grossos e resistentes.

Como fazer roupa de cangaceiro

Para a fantasia de cangaceiro masculina, você precisará de umas calças folgadas, elemento importante pois a sobra e espaço entre roupa e corpo permitia flexibilidade e evitava fricção com a pele. Além das calças, será necessário encontrar uma camisa de manga curta bege escuro, de preferência de um tecido também grosso e similar ao da parte inferior da fantasia para que tudo esteja combinando. A camisa pode conter bolsos, tal como as calças. Lembre-se que deverá dobrar para fora um pouco as calças, tal como pode ver na imagem acima.

Caso você não tenha as peças citadas, veja de improvisar com roupas em tecidos diferentes ou em outras modelagens como um macacão, entretanto, é imprescindível que se mantenha a escolha de tons neutro e próximos ao bege.

Como fazer fantasia de Maria Bonita improvisada

Apesar da imagem de cangaceiro estar associada a um homem, poderá fazer uma fantasia de cangaceiro também para mulheres e inspirada na Maria Bonita, conhecida por ter sido a primeira mulher a participar do cangaço e também por ser par romântico de Lampião.

Para a fantasia de cangaceiro feminina, você deverá usar a mesma lógica da versão masculina e prezar por tecidos grossos e de tons neutros próximos do bege, entretanto, a modelagem da roupa será diferente e você deverá usar um vestido todo liso, também sendo possível substituí-lo por uma blusa de botões com saia em mesmas cores. Se as roupas que você tiver possuírem alguns detalhes em couro, é ainda melhor.

Como fazer uma fantasia de cangaceiro - Como fazer fantasia de Maria Bonita improvisada
Imagem: Reprodução/Bejamim Abraão Calil Botto/Divulgação

Sapato de cangaceiro

O calçado para sua fantasia é igual tanto para a fantasia de cangaceiro feminina como para a masculina. Você deverá usar umas sandálias de couro, podendo ser de amarrar daquelas que são presas por faixas, o que importa é que sejam de couro e também castanhas, camelo ou pretas, como as da imagem.

Como fazer uma fantasia de cangaceiro - Sapato de cangaceiro
Imagem: pehdechinelo.blogspot.pt

Como fazer cinto de cangaceiro em EVA

Como complemento, você precisará de um cinto de couro castanho, preto ou bege que tenha vários compartimentos e cartucheiras de peito, que poderá encontrar numa loja de fantasias ou então fazer sozinho em casa, o que não dará muito trabalho e provavelmente sairá bem mais barato do que já comprar o acessório pronto.

Para fazer um cinto de cangaceiro em casa você precisará apenas de uma folha de EVA marrom ou bege e de um tubo de cola quente. Tendo os aparatos em mãos, comece por cortar uma faixa do EVA com aproximadamente 6cm de largura e que seja grande o suficiente para dar a volta em sua cintura, em seguida, corte mais 2 faixas de mesma largura que sejam grandes o suficiente para partirem a sua cintura e passar por de cima do seu ombro, chegando atrás do lado oposto. A ideia é que as faixas transversais façam o formato de um X como um colete. Para a fantasia feminina você precisará apenas de um cinto de couro com alguns compartimentos, então poderá fazer uma faixa transversal única ou então apenas o cinto, vai do seu gosto.

Quando as faixas estiverem cortadas, cole-las conforme o formado indicado, ou seja, a primeira cortada será um cinto e as outras duas estarão presas ao cinto formando um X e passando por cima dos ombros. Tome cuidado para colar tudo do mesmo lado do cinto, de forma que a parte interna não possa ver vista, o que dará melhor aspecto ao cinto.

Assim que a base estiver pronta, é hora de fazer os compartimentos para as balas. Para isso, corte novamente faixas compridas, dessa vez medindo aproximadamente 4cm de largura e cole-as ao cinto. A colagem deverá ser feita de forma que as faixas mais finas ficarão paralelas e no meio do cinto, deixando 1cm de sobra de cada lado. Além disso, é necessário tomar cuidado pois não é toda a faixa mais fina que ficará grudada ao cinto, é necessário apenas fazer uma linha vertical rente ao início do cinto e forma que estará preso apenas por essa base, então, forme "gomos" e vá grudando-os seguindo a mesma lógica até completar o cinto. Para visualizar melhor o resultado, observe a imagem abaixo. O mesmo deve ser feito nas faixas transversais.

Se você quer saber como fazer roupa de cangaceiro em TNT e pretende substituir o tecido, é possível, entretanto, o TNT não tem a mesma consistência e grossura do EVA, o que fará com que sua fantasia tenha uma aparência menos interessante.

Dica: tente escolher um EVA cuja tonalidade seja mais escura do que a de sua roupa, de forma que o acessório possa se destacar.

Como fazer uma fantasia de cangaceiro - Como fazer cinto de cangaceiro em EVA
Imagem: granbazar.com.br

Acessórios para fantasia de cangaceiro

Bota fantasia sem uma roupa como base e apenas ganha vida quando adicionamos acessórios, que deixarão seu look ainda mais característico de forma que ninguém te verá fantasiado sem perceber instantaneamente que se trata de uma fantasia de cangaceiro.

Já que para além da roupa, iremos começar a pensar nos acessórios, que pensamos primeiro no essencial que é um dos símbolos dos cangaceiros: o chapéu de abas largas viradas para cima, com um formato de meia lua, também de couro. O chapéu será o mesmo para a fantasia masculina e feminina.

Por último, você poderá usar um lenço vermelho no pescoço e, no caso dos homens uns óculos com lentes redondas.

Agora está tudo pronto e você já tem a sua fantasia de cangaceiro pronta para mais um Carnaval ou Festa Junina!

Como fazer uma fantasia de cangaceiro - Acessórios para fantasia de cangaceiro
Imagem: magazine25.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma fantasia de cangaceiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/fantasiascriativas.com.br
Imagem: Reprodução/Bejamim Abraão Calil Botto/Divulgação
Imagem: pehdechinelo.blogspot.pt
Imagem: granbazar.com.br
Imagem: magazine25.com.br
1 de 5
Como fazer uma fantasia de cangaceiro