Partilhar

Quais são as festas mais populares de Espanha

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são as festas mais populares de Espanha
Imagem: rtve.es

A Espanha é mundialmente conhecida por sua imensa quantidade de festas e celebrações ao longo do ano inteiro, espalhadas por todo o território. A maioria delas possui uma longa tradição e história como é o caso dos Sanfermines, mas também é verdade que outras surgiram mais recentemente, como a Tomatina de Buñol. Para saber mais sobre as festas espanholas, neste artigo de umComo.com.br explicamos para você quais são as festas mais populares de Espanha.

Também lhe pode interessar: Como se vestir para Festa Junina

Sanfermines em Pamplona

A festa mais popular de Espanha é a que se celebra todos os anos entre os dias 6 e 14 de Julho em Pamplona, em honra a São Firmino, isto é, os Sanfermines. Nesta celebração, os touros são os maiores protagonistas junto aos moços que correm na frente deles pelas ruas de Pamplona.

O "txupinazo" (lançamento de um rojão) marca o início de nove dias de festa e folia, durante os quais a capital navarra acolhe milhares de visitantes de todas as partes e não só de Espanha. Isso acontece porque esta tradição ficou conhecida internacionalmente, principalmente graças ao escritor americano Ernest Hemingway que falou dos Sanfermines em seu livro "O sol também se levanta".

Quais são as festas mais populares de Espanha - Sanfermines em Pamplona
Imagem: sanfermines.net

Las Fallas de Valencia

Apesar das mais conhecidas serem as de Valência, capital, a verdade é que as "fallas" são comemoradas em várias cidades da Comunidade Valenciana. Comemoram-se nos dias próximos a São José (19 de Março), padroeiro dos carpinteiros, e caracterizam-se pela construção de enormes figuras de madeira - os "ninots" - que depois são queimados na segunda-feira. De todos os "ninots" (bonecos, em valenciano) somente um se salva da "cremà" (queima) cada ano, graças à votação popular; trata-se do "ninot indultat", que passa então a fazer parte do Museu Fallero. É também tradicional destas festas as "mascletàs", exibições pirotécnicas que acontecem diariamente às 14:00 horas na Plaza del Ayuntamiento.

A origem da festa de "Las Fallas" remonta à antiga tradição dos carpinteiros da cidade que, na vésperas da festa seu patrão, queimava na frente de suas oficinas os trastes que não serviam mais, junto com os elementos de madeira que usavam para subir os candelabros, usados para iluminar enquanto trabalhavam no inverno. Por esse motivo, o momento onde se queimam os monumentos "falleros" coincide sempre com o dia 19, Feriado de São José.

Quais são as festas mais populares de Espanha - Las Fallas de Valencia
Imagem: fallas.levante-emv.com

Feira de Abril de Sevilha

A Feira de Abril de Sevilha também está reconhecida como Festa de Interesse Turístico Internacional. O que começou em 1847 como uma feira de pecuaristas e agricultores é atualmente um encontro inevitável para os sevilhanos e turistas que chegam de todas as partes. O flamenco, a folia, os cavalos e carruagens... criam um ambiente único no Real de la Feria, o recinto onde acontece. É necessário destacar que também são organizadas feiras de Abril em outras cidades da Andaluzia, mas a de Sevilha continua sendo a de maior tradição e quantidade de pessoas .

"A noite do pescaíto" e o "Alumbrao", inauguram uma semana de muito agitação, entre barracas repletas de amigos onde se pode comer, dançar e aproveitar. Além disso, os trajes regionais andaluzes vivem seu momento de esplendor, já que o traje de flamenco é o único vestido regional que varia cada ano em função das tendências da moda.

Quais são as festas mais populares de Espanha - Feira de Abril de Sevilha

Tomatina de Buñol

Buñol é uma cidade espanhola da província de Valência que, entre outros motivos, é conhecida por organizar "A Tomatina", uma festa onde se disputa uma guerra de tomates durante a última quarta-feira do mês de Agosto. Esta comemoração tem sua origem em 1945, quando surgiu espontaneamente por um grupo de jovens de Bunyol, como é chamada a cidade em catalão.

Antes de iniciar a batalha com tomates é necessário passar um teste. Trata-se do "palo jabón", uma brincadeira parecida ao pau de sebo onde se coloca um pau ensaboado com um presunto no topo. Por volta das 11 da manhã é dada a largada e chegam caminhões carregados de tomates, cultivados expressamente para esta festa na cidade de Chilches, em Castellón. Até que não é produzido o segundo disparo, todos os presentes se lançam em uma batalha com o tomate como única arma, cobrindo de vermelho as ruas de Bunyol.

Quais são as festas mais populares de Espanha - Tomatina de Buñol
Imagem: blog.ilovecostablanca.com

Carnaval de Tenerife

A festa de Carnaval é comemorada em toda a Espanha, mas é em Santa Cruz de Tenerife onde ganha uma força especial, situando-se entre os mais importantes do mundo. Todos os habitantes de Tenerife e turistas de todas as partes saem à rua para aproveitar esta grande festa, entre desfiles, danças, trios-elétricos, etc. Além disso, a escolha da Rainha do Carnaval é um dos pontos centrais do carnaval da ilha; trata-se de uma gala espetacular onde as candidatas a rainha desfilam vestidas com impressionantes fantasias.

Parece que o Carnaval de Santa Cruz de Tenerife é celebrado desde os primeiros assentamentos europeus; as primeiras referências escritas datam de finais do século XVIII. Hoje em dia, trata-se de uma festa espetacular que deixa todo mundo surpreso.

Quais são as festas mais populares de Espanha - Carnaval de Tenerife
Imagem: blog.webtenerife.com

Outras festas

Estas são só algumas das festas mais populares de Espanha, a verdade é que existe uma infinidade de comemorações importantes em todo o território. Desta forma, é bom destacar também:

  • Carnaval de Cádiz
  • Romería del Rocío
  • Semana Santa
  • Festa do Pilar em Saragoça
  • Festas de Mouros e Cristãos em Alcoy
  • Comemorações de São João
  • São Jorge na Catalunha
Quais são as festas mais populares de Espanha - Outras festas
Imagem: eDreams

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as festas mais populares de Espanha, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre Quais são as festas mais populares de Espanha

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são as festas mais populares de Espanha
Imagem: rtve.es
Imagem: sanfermines.net
Imagem: fallas.levante-emv.com
Imagem: blog.ilovecostablanca.com
Imagem: blog.webtenerife.com
Imagem: eDreams
1 de 7
Quais são as festas mais populares de Espanha

Voltar ao topo da página