Otros Festas Internacionais

Dia internacional da não-violência: quando e por que se celebra

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 10 outubro 2022
Dia internacional da não-violência: quando e por que se celebra

Os conflitos bélicos que ocorreram ao longo da história causaram a morte de milhões de pessoas em todo o planeta. A atual guerra entre a Rússia e a Ucrânia é apenas um exemplo de como um conflito dessa magnitude pode ser devastador devido ao número de mortos e pessoas que fogem da guerra em busca de uma vida melhor, daí a importância do Dia internacional da Não-Violência.

As guerras e outros conflitos em que a violência prevalece sobre os direitos humanos são um dos grandes problemas que a humanidade enfrenta ao longo da história. Portanto, é importante enviar mensagens de paz e reivindicar a necessidade de acabar com a violência em todo o mundo.

Para descobrir tudo sobre o Dia internacional da não-violência: quando e por que se celebra, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Índice

  1. Quando é o Dia internacional da não-violência
  2. Por que se comemora o Dia internacional da não-violência
  3. Como é comemorado o Dia internacional da não-violência

Quando é o Dia internacional da não-violência

2 de outubro é a data decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a celebração do Dia internacional da não-violência. Esta data foi escolhida em homenagem a um dos principais líderes que existiram nos movimentos não violentos: Mahatma Gandhi.

Ghandi foi o líder da independência da Índia e o responsável por definir a não-violência como a maior força que a humanidade tem à sua disposição, mais poderosa que a mais poderosa arma de destruição criada pelo engenho do homem.

O decreto que fixa o dia 2 de outubro como o Dia internacional da não-violência foi aprovado em 15 de junho de 2007. Desde essa data, todos os anos a ONU organiza atividades culturais para promover a cultura da paz, compreensão e tolerância entre todos os cidadãos do mundo.

Por que se comemora o Dia internacional da não-violência

O mundo está submerso em uma dinâmica de violência cada vez mais agressiva. Aproximadamente 1,6 milhão de pessoas morrem a cada ano por algum ato violento. Os tipos mais comuns são a violência de gênero ou contra a mulher, a violência religiosa, a violência racial, a violência homofóbica e, em menor grau, a violência criminal.

As razões pelas quais as pessoas recorrem à violência na maioria dos casos se devem à falta de tolerância, empatia e pouca compreensão dos outros. Entre todos os tipos de violência existentes, a de gênero ou contra a mulher é a que teve maior repercussão nos últimos anos.

A ONU estima que 35% das mortes de mulheres em todo o mundo se devem a algum ato violento praticado por seu parceiro ou membro de sua família. E o pior de tudo, o percentual continua crescendo: em 2017, o número subiu para 50%.

No entanto, não se pode dizer que toda violência termina em morte. Por exemplo, muitas mulheres são estupradas ou assediadas em todo o mundo. Elas também são assediadas e insultadas verbalmente por seus opressores. Essas ações são formas constantes de violência contra a mulher, entrando diretamente nas estatísticas observadas durante o Dia internacional da não-violência junto com muitos outros tipos de violência.

O principal objetivo deste dia é educar e conscientizar as pessoas sobre a existência de caminhos menos violentos, através dos quais grandes objetivos podem ser alcançados. O aumento anual dos números relacionados aos diferentes tipos de violência torna imprescindível que, a cada 2 de outubro, cada indivíduo do mundo seja um importante porta-voz, realizando ações educativas com crianças e adolescentes e divulgando mensagens nas redes sociais.

Como é comemorado o Dia internacional da não-violência

Além de expor as estatísticas de casos de violência ocorridos em todo o mundo, o Dia internacional da não-violência pode ser comemorado de várias maneiras. Divulgar esses dados estatísticos é uma boa forma de tentar conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a gravidade desse problema que afeta globalmente.

Além disso, explicar a importância da não-violência e o grande poder que ela possui é fundamental para que seja maior a probabilidade de viver em um mundo mais tolerante, pacífico e compreensivo. Nesse sentido, ações educativas devem ser realizadas com adolescentes e crianças tanto nas escolas quanto nos lares para transmitir essa mensagem a eles.

A resolução de conflitos de qualquer natureza é possível por meio do diálogo e da compreensão, por isso o Dia internacional da não-violência é a melhor data para enfatizar esses mecanismos. A violência nunca deve ser um recurso para resolver um problema; na verdade, é a principal causa de outros problemas maiores. A realização de eventos públicos de sensibilização para esta ideia é outra forma de celebrar este dia.

Agora que você sabe melhor quando se comemora o Dia internacional da não-violência: quando e por que se celebra, recomendamos que você leia estes outros posts do umCOMO sobre Violência obstétrica: o que é e exemplos e O que é sexismo - Terminologia e situações sexistas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dia internacional da não-violência: quando e por que se celebra, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Dia internacional da não-violência: quando e por que se celebra