Outras festas internacionais

Dia Mundial do Teatro: quando é e por que se celebra

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 21 abril 2023
Dia Mundial do Teatro: quando é e por que se celebra

O Dia Mundial do Teatro é celebrado todo dia 27 de março com o objetivo de divulgar a importância do teatro para a cultura mundial. O mundo das artes cênicas marcou esta data em seu calendário para valorizar a dramaturgia e tudo o que ela pode fazer por nós. A seguir, no umCOMO, te explicamos sobre o Dia Mundial do Teatro: quando é e por que se celebra, marcado por inúmeras apresentações teatrais realizadas em todo o mundo.

Índice

  1. Quando é celebrado o Dia Mundial do Teatro?
  2. Por que é celebrado o Dia Mundial do Teatro?
  3. Como celebrar o Dia Mundial do Teatro

Quando é celebrado o Dia Mundial do Teatro?

O Dia Mundial do Teatro é celebrado todo dia 27 de março, data marcada desde 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro da UNESCO e que dá início à temporada teatral em Paris.

Mas por que esse dia das artes cênicas é celebrado? O Instituto Internacional de Teatro decidiu organizar um dia mundial para valorizar a dramaturgia, uma das artes cênicas de maior destaque. Este evento aconteceu em Helsínquia e contou com o apoio dos países nórdicos, embora um ano depois, em 1962, o evento se repetisse, estabelecendo-se assim a tradição de celebrar o Dia Mundial do Teatro a cada 27 de março.

Por que o dia 27 de março foi escolhido?

O Dia Mundial do Teatro não foi instituído em uma data escolhida aleatoriamente. Para entender por que o dia 27 de março foi escolhido como o Dia do Teatro, devemos voltar ao Teatro das Nações de Paris, que iniciava sua temporada teatral todo dia 27 de março desde 1954. Em um contexto de reconstrução europeia após o fim da Segunda Guerra Mundial, foi decidiu marcar o evento nesta mesma data para alcançar a comunhão entre os países.

Dia Mundial do Teatro: quando é e por que se celebra - Quando é celebrado o Dia Mundial do Teatro?

Por que é celebrado o Dia Mundial do Teatro?

O Dia Mundial do Teatro nasceu com o objetivo de destacar as artes cênicas e levar o conhecimento da dramaturgia a muito mais pessoas. É por isso que deste dia é marcado pela representação de inúmeras peças teatrais, para todas as idades, em todo o mundo.

A primeira vez que este dia foi celebrado foi em 27 de março de 1962, quando o dramaturgo, cineasta e poeta francês Jean Cocteau entregou a primeira mensagem internacional para o Dia Mundial do Teatro. Mas não foi o único discurso. Outros escritores como Arthur Miller, Antonio Gala, Pablo Neruda ou Darío Fo também foram figuras convidadas pelo Instituto Internacional de Teatro para emitir sua reflexão sobre o teatro e a cultura da paz.

O Dia Mundial do Teatro é uma data que se firmou como referência para estabelecer a tradição de celebrar ano após ano um dia dedicado às artes do espetáculo em geral e à dramaturgia em particular, com o objetivo de mostrar a sua importância, o seu impacto na sociedade e a força que as artes cênicas podem gerar no nosso dia a dia.

Descubra Quais são os gêneros teatrais que existem.

Como celebrar o Dia Mundial do Teatro

Durante o Dia Mundial do Teatro, muitos países apresentam uma programação especial e seus teatros organizam eventos e espetáculos para todas as idades, com o objetivo de que os participantes desfrutem da magia desta arte. As atuações não faltam neste dia, assim como a representação das grandes obras da história do teatro. Com esta programação especial, pensada para convidar os espectadores a desfrutar deste dia do teatro e a conhecer o fascinante mundo da dramaturgia, pretende-se chegar a muito mais pessoas e apresentar o teatro a nível internacional, algo que têm juntado teatros, profissionais, universidades, academias e escolas em todo o mundo.

Da mesma forma, todos os anos, o Instituto Internacional de Teatro convida uma figura conhecida do teatro ou comprometida com as artes cênicas, com o objetivo de compartilhar suas reflexões sobre o teatro e os palcos. Esta cerimônia tornou-se uma das ações mais importantes do dia, sob o título de "Mensagem do Dia Mundial do Teatro", a mensagem do convidado anual é traduzida para mais de 50 idiomas e lida diante de milhares de espectadores de todo o mundo. Até hoje, mais de 60 celebridades do mundo do teatro contribuíram com seus pensamentos e reflexões sobre artes cênicas, teatro, cultura e paz.

As comemorações do Dia Mundial do Teatro são abertas a todos e qualquer celebração ou evento pode ser consultado no site do Instituto Internacional do Teatro.

Agora que você já sabe sobre o Dia Mundial do Teatro: quando é e por que se celebra, não perca este artigo no qual explicamos Como escrever um guia teatral.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dia Mundial do Teatro: quando é e por que se celebra, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Dia Mundial do Teatro: quando é e por que se celebra