Otros Festas Internacionais

Dia Internacional da Matemática: quando se celebra

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 7 abril 2023
Dia Internacional da Matemática: quando se celebra

Depois de realizar sua 40ª Conferência Geral em 2019, a UNESCO considerou necessário dedicar um dia para lembrar a importância da Matemática em todo o mundo e em múltiplas áreas da vida.

Desde então, muitos países comemoram esse dia, também conhecido como dia do Pi em referência a esse número, que é arredondado para 3,14, tão comum e utilizado em inúmeras formulações. Se quer saber sobre o Dia Internacional da Matemática, neste artigo do umCOMO te contamos todos os detalhes.

Índice

  1. Quando é o Dia internacional da Matemática?
  2. Por que é comemorado o Dia internacional da Matemática?
  3. Como comemorar o Dia internacional da Matemática

Quando é o Dia internacional da Matemática?

O 14 de março é o Dia internacional da Matemática. Este dia tão especial, cujos protagonistas são os próprios números, mas também as estruturas numéricas e a geometria, surgiu de uma proposta da União Internacional de Matemática, que contou com o apoio de inúmeros governos e instituições, conscientes da importância desta ciência ao longo da história e também nos dias atuais.

Após a sua aprovação pela UNESCO, o primeiro Dia Internacional da Matemática foi o 14 de março de 2020, celebrado com base na ideia comum de que 'a Matemática está por todos os lados'. O sucesso desta primeira convocatória, à qual aderiram mais de 75 países e 150 organizações de diferentes âmbitos, fez com que este dia adquirisse um protagonismo maior nos anos seguintes até chegar aos dias de hoje.

Quer aprender mais sobre matemática? Recomendamos que você leia Mínimo Múltiplo Comum: o que é e como obtê-lo ou Quais são os números primos.

Dia Internacional da Matemática: quando se celebra - Quando é o Dia internacional da Matemática?

Por que é comemorado o Dia internacional da Matemática?

Como aponta a UNESCO[2], não faltam motivos para dedicar um dia por ano para relembrar tanto a importância que a Matemática teve na História e no desenvolvimento da própria humanidade, quanto seu papel essencial no mundo atual e em praticamente todas as áreas da vida.

A inteligência artificial e a aprendizagem, os dispositivos de imagem utilizados na medicina, os dados estatísticos necessários para qualquer avanço da sociedade, os algoritmos em que se baseiam a Internet ou os seus motores de busca, são apenas uma pequena amostra de como a matemática está presente em todas as áreas da ciência, tecnologia e também na sociedade em que vivemos.

A comemoração do Dia internacional da Matemática serve para lembrar que essa ciência é uma ferramenta essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável[1] estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na agenda 2030. Desde conter os efeitos negativos das mudanças climáticas, até aproveitar melhor recursos naturais em todo o Planeta, a Matemática pode ajudar a alcançá-los.

Além de servir como um lembrete da importância da matemática para enfrentar os desafios do mundo atual, a comemoração do 14 de março tem uma segunda razão de ser. No Dia internacional da Matemática, também é lembrado o direito de todas as pessoas à educação em Matemática, sem diferenças neste campo devido ao local de nascimento ou gênero.

Divulgar a origem da Matemática, relembrar a importância desta ciência na análise de situações e decisões governamentais em todo o mundo e enfatizar a importância de facilitar o acesso das mulheres à matemática e às ciências em geral são algumas das razões pelas quais faz todo o sentido celebrar o Dia internacional da Matemática a cada 14 de março.

Como comemorar o Dia internacional da Matemática

Mudar a ideia preconcebida de que a Matemática é algo complicado, chato e que poucos entendem é um dos objetivos desejados neste dia em que decorrem inúmeras atividades de todo o gênero com a finalidade de aproximar a Matemática de todos.

Em todo o mundo, e especialmente no campo da educação, múltiplos eventos são organizados para que a matemática deixe de ser vista como uma disciplina que não é compreendida e para a qual, em muitos casos, não se encontra utilidade prática. Universidades, escolas, museus, entidades públicas e privadas estabelecem o seu calendário de atividades para celebrar este dia como ele merece: concursos e jogos para familiarizar as crianças com os números, exposições interativas, charadas, seminários, desafios matemáticos... Propostas de todo tipo que os diferentes países colocam em ação para lembrar que a matemática pode ajudar a alcançar o objetivo comum de conseguir um Planeta melhor para todos.

Dia Internacional da Matemática: quando se celebra - Como comemorar o Dia internacional da Matemática

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dia Internacional da Matemática: quando se celebra, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Referências
  1. Dia Internacional da Matemática. (2022, 15 de setembro). UNESCO. Disponível em: <https://www.unesco.org/es/days/mathematics> Acesso em: 05 de abril de 2023.
  2. Gamez, M.J. (2022, 24 de maio). Objetivos e metas de desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento sustentável. Disponível em: <https://www.un.org/sustainabledevelopment/en/goals-of-sustainable-development/> Acesso em: 05 de abril de 2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Dia Internacional da Matemática: quando se celebra