Outras festas

Dia do orgulho nerd: quando é e como surgiu?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 24 junho 2022
Dia do orgulho nerd: quando é e como surgiu?

O termo nerd, usado frequentemente para definir pessoas muito estudiosas, também serve para descrever pessoas consideradas extravagante e, às vezes, pitorescas que praticam obsessivamente ou de forma desmesurada um hobby.

Este conceito inclui todos os tipos de passatempo, mas popularmente é comum usar este termo para referir-se aos aficionados por séries e filmes de ficção científica, amantes dos livros e dos videogames. Além disso, em alguns países como o Brasil, de acordo com o senso comum, uma pessoa com um hobby inadequado para sua idade de acordo com a escala social também é considerado um nerd. Apesar de que sabemos que, na verdade, os hobbies não tem idade, cada pessoa tem o direito de gostar do que seja, independente de sua idade.

O calendário indica um dia para a celebração deste conceito: o dia do Orgulho Nerd. Nesta data, pessoas que se consideram nerds realizam diferentes atos para celebrá-la. Para descobrir tudo sobre o Dia do orgulho nerd: quando é e por que se celebra?, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Índice

  1. 25 de maio: dia do orgulho nerd
  2. Como surgiu o dia do orgulho nerd
  3. Como é comemorado o Dia do Orgulho Nerd

25 de maio: dia do orgulho nerd

O Dia do Orgulho Nerd é a data para a comunidade nerd reivindicar o valor cultural de diferentes atividades, como os jogos de videogames, histórias em quadrinhos, mundo da fantasia ou ficção científica. 25 de maio é o dia em que é comemorado o orgulho nerd: foi realizado pela primeira vez em 2006 em Madrid. Desde então, vem se espalhando por todo o planeta.

Dia do orgulho nerd: quando é e como surgiu? - 25 de maio: dia do orgulho nerd

Como surgiu o dia do orgulho nerd

A origem do Dia do Orgulho Nerd está na Espanha: surgiu graças a Germán Martínez, popularmente conhecido nas redes sociais como Sr. Buebo. Germán foi o criador em 2006 da página oficial do orgulho nerd e fez a primeira declaração sobre a celebração deste dia no blog O Lado Escuro.

No comunicado publicado neste blog, também criado por Germán Martínez, foi proposto a criação de uma data semelhante ao Dia do Livro para que toda a comunidade nerd pudesse ter acesso a descontos em histórias em quadrinhos e romances de lojas especializadas, como pode ser visto no site fundado pelo Sr. Buebo.

A primeira celebração do Dia do Orgulho Nerd foi em 25 de maio de 2006 em Madri, mais especificamente na Plaza de Callao. Cerca de 300 pessoas se reuniram vestidas como seus personagens fictícios favoritos para fazer uma espécie de Pacman humano.

Por que o Dia do Orgulho Nerd é comemorado em 25 de maio

A data de 25 de maio não foi escolhida ao acaso: em 1977, nesse mesmo dia foi lançado Star Wars: Uma nova esperança. Este filme, criado por George Lucas, é considerado um dos maiores expoentes da comunidade nerd.

No entanto, a estreia do primeiro filme de Star Wars deve ser diferenciada do dia em que a saga é comemorada. Esta data é 4 de maio por razões políticas, após uma publicação em 4 de maio de 1979 no London Evening News. Esta publicação foi uma nota na qual membros do Partido Conservador do Reino Unido dirigiram-se a Margaret Thatcher para felicitá-la por ter sido escolhida como primeira-ministra do país.

Como é comemorado o Dia do Orgulho Nerd

Para comemorar o Dia do Orgulho Nerd, há planos diferentes como os propostos pelo Google Earth: sobrevoar os locais onde foram filmados os filmes de ficção científica e super-heróis de maior bilheteria da história.

Por exemplo, na geleira islandesa de Vatnajökull, onde aconteceu a luta épica entre Christian Bale e Liam Neeson do filme Batman Begins ou a cena final nas encostas das montanhas localizadas na ilha de Luzon, nas Filipinas, de Vingadores: Guerra Infinita.

Além disso, a pandemia causada pela Covid-19 levou a comunidade nerd a aguçar a criatividade para comemorar o Dia do Orgulho Nerd. Por isso, há mais ideias para comemorá-lo, como as seguintes:

  • Transformar sua casa em um museu nerd: traga todas as suas espadas, funkos, brinquedos e livros para a ocasião e convide seus melhores amigos para que eles possam olhar suas prateleiras aproveitando os gadgets mais nerds que você tem. Se você acabou de comprar um novo, será a oportunidade perfeita para surpreendê-los.
  • Faça um passeio nerd: os fãs de ficção científica podem procurar lugares na cidade que se pareçam com os cenários dos filmes preferidos e fazer uma sessão de fotos ou reproduzir as cenas como forma de diversão.
  • Lembranças para os mais nostálgicos: para aqueles nerds que acreditam que não há filmes de aventura ou ficção científica como os dos anos 80, relembrar personagens míticos do cinema da época como Stay Puff é um ótimo plano.
  • Videogames: jogue videogames do universo Marvel, Lego ou Star Wars. Recomendamos que você leia este outro artigo sobre o que é ser gamer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dia do orgulho nerd: quando é e como surgiu?, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Dia do orgulho nerd: quando é e como surgiu?