Dia dos Namorados

Dia dos Namorados nos Estados Unidos: como é comemorado?

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 8 abril 2019
Dia dos Namorados nos Estados Unidos: como é comemorado?

Muito se fala das comemorações de Dia dos Namorados no Brasil e ao redor do mundo. Por mais que os costumes mudem de lugar para lugar, o amor é um sentimento universal que ultrapassa barreiras culturais. Ainda assim, cada país tem as suas particularidades quando o assunto são as demonstrações de amor típicas dessa data. Os estadunidenses, por exemplo, adoram celebrar o Dia dos Namorados mas com alguns detalhes que são diferentes da cultura brasileira. Para te colocar por dentro, o umCOMO revela como é comemorado o Dia dos Namorados nos Estados Unidos.

Também lhe pode interessar: Como surpreender no dia dos namorados

Índice

  1. Quando é o dia dos namorados nos Estados Unidos?
  2. Dia dos Namorados, Valentine's Day ou Dia de São Valentim?
  3. Origem do Dia dos Namorados nos Estados Unidos
  4. Como é comemorado o Valentine's Day nos Estados Unidos?
  5. Datas comemorativas nos Estados Unidos

Quando é o dia dos namorados nos Estados Unidos?

Para não fazer confusão, a primeira coisa que você deve saber sobre como é celebrado o Dia dos Namorados nos Estados Unidos é que ele é comemorado no dia 14 de fevereiro e não no dia 12 de junho. Na verdade, o Brasil é o único país do mundo que comemora o Dia dos Namorados em junho, por motivos comerciais.

Os países que celebram o Valentine's Day de acordo com a história de São Valentim, fazem isso no dia 14 de fevereiro. Apesar da história ser europeia, com origens na Roma Antiga, e muitos países europeus se lembrarem da data, os Estados Unidos aderiram fortemente a essa cultura e a data é conhecida como Valentine's Day, ou, traduzido, como Dia de São Valentim.

Dia dos Namorados nos Estados Unidos: como é comemorado? - Quando é o dia dos namorados nos Estados Unidos?

Dia dos Namorados, Valentine's Day ou Dia de São Valentim?

Valentine's Day é uma espécie de apelido que pegou para o nome oficial da data, que é Saint Valentine's Day. Ainda assim, é a data cujo significado corresponde ao nosso Dia dos Namorados. Portanto, apesar de o nome mais conhecido ser Valentine's Day, em português você pode dizer Dia de São Valentim ou até Dia dos Namorados.

Em Portugal, por exemplo, a data começou sendo conhecida como Dia de São Valentim e hoje também é chamada de Dia dos Namorados.

Origem do Dia dos Namorados nos Estados Unidos

A história do Dia dos Namorados nos Estados Unidos, como em muitos outros países, data do século III. Os jovens romanos da época foram proibidos de casar pelo imperador Claudius II, que acredita que os seus soldados ficariam pensando em suas famílias nos momentos passados longe do reino, o que impedia que se concentrassem na guerra como deveriam. O imperador queria evitar qualquer distração para os soldados e, por esse motivo, as cerimônias foram proibidas.

Não concordando com a lei, um padre chamado Valentino (em inglês, Valentine) decidiu casar jovens em segredo até ser descoberto por Claudius que o prendeu e condenou à morte. Durante o seu tempo na prisão, o padre foi visitado pelos casais que sempre ofereciam flores e cartas ao a Valentino. Diz a lenda que uma mulher cega, filha de um dos guardas da prisão onde o padre se encontrava, se apaixonou por ele. Antes de ser morto pelo Imperador, Valentino terá deixado uma carta à jovem, assinando como "seu Valentino" ou, em inglês, Your Valentine. O milagre do amor terá devolvido a visão à moça, no mesmo dia em que ele foi enforcado, 14 de Fevereiro (o dia em que agora se celebra a data).

Assim, milhões de flores e caixas de bombons são vendidos para comemorar o Dia dos Namorados nos Estados Unidos, assim como as clássicas cartas e cartões de amor. Um dado interessante é que, nos Estados Unidos, estes presentes não se destinam apenas aos namorados, mas também a familiares e amigos, o que acaba gerando muitos bilhões de dólares no comércio.

Como é comemorado o Valentine's Day nos Estados Unidos?

Assim como no Brasil, o Dia dos Namorados nos Estados Unidos, no dia 14 de fevereiro, é o dia mais romântico do ano e também uma ótima oportunidade para aquecer o comércio e incentivar o consumo. Já se sabe que o item mais comprado por lá são os cartões de São Valentim, seguido por chocolates e flores. Mesmo assim, a venda de presentes como roupas costuma bombar nessa época, assim como as reservas em restaurantes e motéis.

A grande diferença do Dia dos Namorados nos Estados Unidos é que lá você não precisa celebrar Valentine's Day necessariamente com um par romântico. Nos EUA as pessoas costumam presentear com cartões e presentes qualquer pessoa que elas amem, independente de ser um namorado ou paquera.

Pais e filhos, amigos e pessoas queridas, o importante é demonstrar o sentimento de afeto pelas pessoas que você considera. Assim como no Dia das Mães e Dia dos Pais no Brasil nós estamos acostumados desde pequenos a preparar cartões para os nossos parentes, desde pequenas as crianças na escola aprendem a fazer cartões para presentear as pessoas queridas no Dia de São Valentim.

Portanto, se você for aos Estados Unidos e quiser estar por dentro da cultura no Valentine's Day, é imprescindível lembrar-se de um cartão caprichado (confira essas ideias de cartões para o Dia dos Namorados). Os presentinhos são opcionais. Na dúvida, invista em doces, chocolates e flores.

Se você tem alguém especial, convide para algum programa juntos para passarem o tempo de uma maneira gostosa. E nunca se esqueça de desejar "Happy Valentine's Day" (Feliz Dia de São Valentim)!

Datas comemorativas nos Estados Unidos

Além do São Valentim, confira outras datas comemorativas nos Estados Unidos celebradas durante todo o ano por motivos religiosos e políticos:

  • Dia de São Patrício: O chamado de St. Patrick's Day nasceu na Irlanda e é comemorado a 17 de março. São Patrício é o representante da Santíssima Trindade para a Igreja.
  • Dia da Independência: O dia em que a independência dos Estados Unidos foi proclamada em 1776 é celebrado a 4 de julho.
  • Dia do Trabalho: A primeira segunda-feira de setembro é comemorada em honra dos trabalhadores desde 1894.
  • Dia de Ação de Graças: A quarta quinta-feira de novembro é uma das datas comemorativas mais populares estadunidenses, sendo a mais importante para a família.
  • Dia de Marthin Luther King: A terceira segunda-feira de janeiro é comemorada como homenagem a Martin Luther King, líder que lutou pelos direitos civis dos cidadãos de origem afro-americana.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dia dos Namorados nos Estados Unidos: como é comemorado?, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Diana Nicolas
Quero muito ter um Dia dos Namorados nos Estados Unidos rs sempre estou dizendo ao meu noivo
1 de 2
Dia dos Namorados nos Estados Unidos: como é comemorado?