Como é comemorado o Natal no Brasil
Existem datas especiais que são comemoradas um pouco por todo o mundo, como é o caso do Natal. Se você está se questionando como é comemorado o Natal no Brasil e deseja conhecer as tradições e o significado delas, saiba que preparámos este informativo artigo umComo.com.br que procura responder a todas as suas questões. Como deverá saber, trata-se de uma comemoração cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo em Belém, sendo que os fiéis começam celebrando-a na noite de 24, chamada de véspera de Natal. Continue lendo este artigo umComo.com.br para saber mais!
Origem do Natal
Tal como referido na introdução, o Natal simboliza o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do cristianismo, em Belém há mais de 1600 anos. Foi o Papa Julio I que estipulou a celebração no Natal no dia 25 de dezembro, sendo este dia mais tarde reconhecido como feriado.
Há quem diga que a data foi definida para substituir uma festa pagã romana em honra ao deus Saturno, chamada de Saturnália e realizada entre os dias 17 e 25 de dezembro, dado que na Bíblia não existe referência quanto à data exata do nascimento de Cristo. Esta seria uma estratégia para facilitar a aceitação do cristianismo entre os pagãos.
Símbolos do Natal
O Natal é uma festividade repleta de simbolismo, o qual se reflete nas ações realizadas nesta época e objetos utilizados para decorar as ruas, lojas e casas. Alguns desses símbolos estão relacionados com o nascimento de Jesus, outros surgiram com o avanço dos tempos, e não têm muito a ver, como é o caso do Papai Noel.
- Árvore: geralmente um pinheiro, devido ao seu formato triangular representa a Santíssima Trindade;
- Estrela: simboliza a estrela que guiou os Reis Magos até Jesus Cristo, para que o pudessem conhecer, presentear e adorar;
- Velas: as próprias velas de Natal representam Jesus cristo, que se anunciou como "a luz do mundo";
- Sinos: representam o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus;
- Presépio: pretende representar o momento do nascimento de Jesus, dele devem fazer parte José e Maria (os pais), o menino Jesus deitado numa manjedoura, uma vaca e um burro (dado que ele nasceu num estábulo) e outros elementos e personagens que se queira acrescentar;
- Presentes: à imagem do que os Reis Magos fizeram com Jesus Cristo, existe a tradição de oferecer presentes às crianças no Natal;
- Papai Noel: procura representar São Nicolau, um bispo do século III, que era conhecido por adorar crianças e lhes oferecer presentes.
Tradições de Natal
No Brasil o Natal é uma comemoração muito ansiada, sobretudo porque este país é predominantemente católico e muitas pessoas adoram a Deus com convicção. Enquanto que em outros países a data já adquiriu um simbolismo mais comercial que tradicional, no Brasil, também um pouco devido à pobreza e por influências portuguesas, as famílias tendem a apreciar sobretudo o convívio entre a família.
Foi somente no século XVII que o Natal começou sendo celebrado no Brasil, por influências do Reino de Portugal. Inicialmente com a chamada "barraca de Natal", montada em frente da capela do engenho, que reunia salgadinhos e doces feitos pelas escravas, que desta forma misturaram a tradição cristã com as tradições do povo tupi.
Atualmente é tradição, no Brasil, começar celebrando o Natal algumas semanas antes da data, decorando a casa com os símbolos desta quadra, montando a árvore de Natal decorada e o devido presépio sob ela. Na noite de 24 de Natal realiza-se a ceia de Natal, também chamada de Consoada, que reúne a família à mesa para jantar o tender de Natal, o chester, os bolinhos de bacalhau e muitos doces. Existe troca de presentes junto à árvore de Natal, trazidos pelo Papai Noel e, à meia noite, as pessoas atendem à chamada "Missa do Galo", que é missa especialmente dedicada ao Natal.
No dia 25 de dezembro, a família volta a se reunir à mesa para mais convívio, visitam-se outros familiares e realiza-se nova troca de presentes entre as pessoas com quem não se estive na noite anterior.
O Natal dos brasileiros não cristãos
Vale a pena relembrar que, apesar da maioria dos brasileiros serem cristãos, estima-se que cerca de 4,2 milhões de pessoas habitando no país não celebram a data, dado que pertencem a outras religiões.
É o caso dos judeus que, em vez do Natal, celebram o Hanukkah e dos muçulmanos, que não têm nenhuma tradição relacionada com o 25 de dezembro.
Leia também: Por que no Brasil não neva? - Não é bem assim...
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é comemorado o Natal no Brasil, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.