Partilhar

Como se comemora o Natal nos Estados Unidos

Como se comemora o Natal nos Estados Unidos

O Natal é uma festa de caráter religioso que comemora o nascimento de Jesus Cristo. Cada país, povo e casa celebra o Natal à sua maneira, segundo sua cultura, costumes e tradições. Nos Estados Unidos as festas com caráter natalício começam em novembro, logo após a noite de Ação de Graças, que se comemora na quarta quinta-feira deste mês. No sábado seguinte, em Nova York, realiza-se um grande desfile com o Papai Noel, que inaugura a temporada de Natal. São costumes muito interessantes, por isso neste artigo do umCOMO explicaremos como se comemora o Natal nos Estados Unidos.

Também lhe pode interessar: Como se comemora o Natal em África

A história do natal nos Estados Unidos

No dia 25 de dezembro comemora-se o nascimento de Jesus Cristo, significado original e motivo de celebração do Natal. Em razão da colonização da América por povos europeus de religião cristã, não apenas os Estados Unidos como a maior parte dos países americanos acabaram adquirindo cultura cristã e também comemorando o Natal, o que também explicar o Brasil ser um país onde o feriado é celebrado.

Por ser uma data há muito comemorada, nos Estados Unidos até mesmo pessoas que não seguem preceitos de religiões cristãs costumam comemorar o Natal, afinal, a religiosidade está manifestada em diversos costumes nacionais[1] e a festa passou a ser também momento de união familiar. Nos Estados Unidos, apesar de haver conservação da origem religiosa, o Natal é uma festa baseada no consumismo e nas compras, de forma que a troca de presentes é parte essencial da comemoração. No país, as ruas enfeitam-se de forma incrível, suas lojas igualmente, oferecendo também produtos especiais e temáticos. Converte-se de forma geral na festa do consumismo.

Qual o significado do Papai Noel?

O Papai Noel para os americanos é o equivalente ao São Nicolas europeu, aquele santo que durante o inverno presenteava coisas necessárias aos meninos pobres. Na América, Papai Noel é representado como um homem idoso, de barba comprida e branca e vestido de vermelho. Um senhor feliz e risonho que percorre o mundo na véspera de Natal, em um trenó puxado por 8 renas, entregando presentes para todos os meninos.

Apesar do Papai Noel ter origem em São Nicolas, a verdade é que a imagem que temos de um velhinho gorducho de cara amigável foi criação de Haddon Sundblom. O antigo ilustrador que trabalhava na publicidade da Coca-Cola desenhou o Papai Noel inicialmente baseado na imagem de um de seus amigos e também no poema "A visit from St. Nicholas" de Clement Clark Moore, escrito no ano de 1822[2], o que explica a falta de conexão entre a imagem do Papai Noel americana e a origem cristã do Natal ligada ao nascimento de Jesus.

Como se comemora o Natal nos Estados Unidos - A história do natal nos Estados Unidos

Como é comemorado o Natal nos Estados Unidos?

A noite de 24 de dezembro e o dia 25 são celebrados de forma familiar, os membros das famílias reúnem-se para jantar, comer, beber e desfrutar da reunião dos entes queridos. Assim como no Brasil, é o costume de ser trocar presentes às 00h do dia 25.

É muito típico durante estas festas enviar cartões de felicitação natalina aos amigos e às pessoas mais queridas, desejando-lhes boas festas, carinho, paz e muito amor. Um detalhe que faz especial o Natal e que enche de alegria e de frases de bons desejos os lares e corações das pessoas.

A decoração nos Estados Unidos é um complemento que faz parte da festa de Natal, é impossível passar por grandes cidades do país sem ser contagiado pelo espírito natalino. As ruas, comércios, lugares públicos e privados enchem-se de alegria de tal maneira no Natal que contagiam os locais e turistas.

Veja também: Como é comemorado o Natal no Brasil

Como é comemorado o Ano Novo nos Estados Unidos?

O Ano Novo é uma festa que costuma ser comemorada com amigos. Durante toda a semana os locais e bares recebem centenas de pessoas, grupos de amigos que celebram os últimos dias do ano com amor, alegria e com vontade de começar o ano novo ainda melhor. No dia 31 de Dezembro, quando começa o novo ano, os fogos artificiais vestem o céu dos Estados Unidos de cor e todo mundo comemora à sua maneira, sempre com festa e diversão.

Leitura complementar: Como é comemorado o Ano Novo nos Estados Unidos?

Qual a diferença do Natal do Brasil e dos Estados Unidos?

  • O Natal é com neve nos Estados Unidos, o que explica relacionarmos neve à essa época do ano. No Hemisfério Norte é comum que neve no período do fim do ano pois é inverno;
  • O panetone, muito consumido no Brasil em épocas natalinas, é pouco conhecido em terras americanas;
  • Ao contrário do que acontece no Brasil, as árvores de Natal costumam ser naturais nos Estados Unidos e não feitas de plástico;

Em razão da grande influência americana no Brasil, pode-se dizer que ambos natais são bastante simulares, cheios de luzes piscantes, encontros familiares e presentes, as diferenças encontradas estão apenas em detalhes.

Veja também: Por que no Brasil não neva?

O que os americanos comem no Natal?

A ceia de natal nos Estados Unidos costuma ter:

  • Roast turkey: peru assado acompanhado de purê de batatas, vagem e molho;
  • Christmas ham: Presunto recheado servido com molho agridoce;
  • Eggnog: Bebida típica feita com ovos batidos, açúcar e creme de leite;
  • Gingerbread: Biscoito de gengibre geralmente feito em formato de bonequinho e que costuma ser decorado.

O peru, além de estar presente na ceia de Natal, também é comido na comemoração do Thanksgiving, que acontece dia 22 de novembro.

Como se comemora o Natal nos Estados Unidos - O que os americanos comem no Natal?

Curiosidades sobre o Natal nos Estados Unidos

  • No Natal americano pendura-se meias (chamadas stockings) nas lareiras ou nas escadas e dentro delas são colocados pequenos presentes como doces e bilhetes;
  • Comuns em filmes, os grupos que saem cantando músicas natalinas são reais e costumam ir até orfanatos, casas para idosos ou cantar em praças movimentadas;
  • Os cookies e casinhas de biscoito decorados são essenciais no Natal americano;
  • Também comum em filmes, é muito comum que família tirem anualmente uma foto para o Natal e enviem com mensagens positivas para parentes e amigos.

Leia também: Como se comemora o Natal no México

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se comemora o Natal nos Estados Unidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Conselhos
  • Deixe-se levar pelo espírito e pela cultura natalícia se visitar os Estados Unidos nestas datas.
  • Um bom momento para fazer compras, os objetos mais especiais e admirados podem ser encontrados em qualquer loja.
Referências
  1. https://unibhri.files.wordpress.com/2010/12/michelle-balbino-a-influc3aancia-protestante-na-formac3a7c3a3o-dos-eua-e-sua-polc3adtica-exterior_-da-fundac3a7c3a3o-ao-destino-manifesto.pdf
  2. https://www.cocacolabrasil.com.br/nos-respondemos/rumores/qual-a-relacao-entre-a-historia-do-papai-noel-e-a-coca-cola

Escrever comentário sobre Como se comemora o Natal nos Estados Unidos

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
pedrohenrique
tem um erro de digitação no que se comemora na quarta quinta-feira
Editor umComo.com.br
Oi Pedro! Na verdade, não é um erro de digitação. A data corresponde à última quinta-feira do mês, ou seja, a quinta-feira da última semana do mês.
A sua avaliação:
filho de deus
oi gente vim aqui para desejar um belo dia e abençoado a tds
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi! Para você também :) Muito obrigada!
ketlin
esse tema é muitoo legal eu adorei o natal nos estados unidos
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ketlin, que bom saber! Temos muitos mais artigos sobre o tema do natal, inclusive com ideias de decorações, pode ver aqui: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=decora%C3%A7%C3%B5es+natal
thais
o artigo esta otimo só precisa por a data que se comemora
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Thais, a data é a mesma que no Brasil ;)
Lídia Gomes Naime
O artigo esta ótimo só precisa botar o dia em que se comemora
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Lídia, o natal nos Estados Unidos também se comemora no dia 25 de Dezembro.

Como se comemora o Natal nos Estados Unidos
1 de 3
Como se comemora o Natal nos Estados Unidos

Voltar ao topo da página