Outros Celebrar o Natal

Tradições de Natal

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 17 janeiro 2024
Tradições de Natal

As melhores tradições de Natal do mundo são o Yule Youth, o Dia de São Nicolau, o Festival das Lanternas Gigantes, o Jantar KFC, o Krampus, o Dia da Vela, o Natal na Praia, os Doces de Papel, a Cerveja para o Papai Noel, a árvore Pohutukawa e o desfile de luzes.

O Natal é uma das melhores épocas do ano. Família, amigos, lembranças, magia, boa comida e bons momentos costumam nos acompanhar nestes dias, assim como nossos costumes e rituais. Hoje no unCOMO queremos te explicar as tradições de Natal do mundo. Na lista a seguir você encontrará uma seleção daquelas tradições especiais, pitorescas e divertidas que podem surpreender a qualquer pessoa. Descubra como o Natal é comemorado com os costumes mais curiosos do planeta. E você, como comemora o Natal?

Também lhe pode interessar: Como fazer renas com cápsulas de Nespresso

Índice

  1. O Yule Youth - Islândia
  2. O Dia de São Nicolau - Alemanha
  3. O Festival das Lanternas Gigantes - Filipinas
  4. O Jantar KFC - Japão
  5. O Krampus - Áustria
  6. O Dia da Vela - Colômbia
  7. O Natal na praia - Austrália
  8. Os Doces de papel - Reino Unido
  9. A Cerveja para o Papai Noel - Irlanda
  10. A árvore Pohutukawa - Nova Zelândia
  11. O Desfile de Luzes - Toronto
Ver mais >>

O Yule Youth - Islândia

Nos 13 dias que antecedem o Natal, aparecem em cena 13 bandidos, os chamados jovens de Yule, encarregados de visitar as crianças do país nas 13 noites que antecedem o início das festas.

Em cada uma dessas noites, os pequenos deixam os seus melhores sapatos junto à janela e os jovens de Yule deixam presentes para as crianças que se comportaram bem e batatas podres para as que se comportaram mal. Os jovens de Yule vestem trajes tradicionais islandeses e são muito travessos.

Tradições de Natal - O Yule Youth - Islândia

O Dia de São Nicolau - Alemanha

Na noite de 6 de dezembro, dia de São Nicolau, ele viaja em um burro e deixa pequenos presentes como chocolates, laranjas, brinquedos ou moedas nos sapatos das crianças alemãs que se comportaram bem.

Além disso, segundo a tradição, existe o costume de dar presentes ou doces às crianças em casa ou na escola em troca de recitar um poema, cantar uma canção ou fazer um desenho. Porém, embora São Nicolau seja um homem de boa índole, não devemos esquecer que ele está sempre acompanhado por Knecht Ruprecht, um demônio de grande barba preta que carrega uma pequena vara para punir as crianças que se comportaram mal. Cuidado!

Tradições de Natal - O Dia de São Nicolau - Alemanha

O Festival das Lanternas Gigantes - Filipinas

Você sabia que o Natal mais longo do mundo é comemorado nas Filipinas? Eles comemoram por 5 meses! Do início de setembro até 6 de janeiro.

Se há uma tradição que não podemos ignorar durante a longa época natalícia é o Festival das Lanternas Gigantes, uma montra de enormes lanternas com motivos natalícios que são expostas no sábado anterior à véspera de Natal. A comemoração costuma ser grande na capital do país, San Fernando, onde ficam expostas lanternas de até 6 metros iluminadas com lâmpadas elétricas.

Tradições de Natal - O Festival das Lanternas Gigantes - Filipinas

O Jantar KFC - Japão

No Japão é muito comum pedir KFC para jantar em casa no dia de Natal, tradição que teve origem na década de 70, quando a empresa anunciava a criação de uma tigela específica para as festas de Natal. “Kentucky for Christmas”, slogan da campanha publicitária, que rapidamente se popularizou no país, tornando-se o principal item do cardápio dos lares japoneses ano após ano.

Tradições de Natal - O Jantar KFC - Japão

O Krampus - Áustria

Quem disse que o Natal não pode ser assustador? Esta tradição, originária da Áustria, é também celebrada em outros países da Europa Central, como a Alemanha e a Hungria.

É um dia em que Krampus, um demônio do folclore da Europa Central que arrasta crianças que não se comportaram bem para o submundo, aparece em cena liderado por adultos com máscaras aterrorizantes que interpretam o demônio do Natal que vem "punir" as crianças por seus mau comportamento, desfile que geralmente acontece no dia 5 de dezembro.

Tradições de Natal - O Krampus - Áustria

O Dia da Vela - Colômbia

Existem muitas maneiras de dar as boas-vindas ao Natal, mas sem dúvida na Colômbia o fazem de uma forma intimista e especial. Na noite de 7 de dezembro, em homenagem a Maria e à Imaculada Conceição, todos os lares do país celebram o Dia da Vela, tradição que convida as pessoas a iluminarem as suas casas com várias velas brancas e coloridas em lanternas de papel.

Durante a noite, comemora-se o momento em que o Arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela foi escolhida para dar à luz Jesus, e na Colômbia, país de raízes religiosas, aproveitam essa noite para unir a família e celebrar o Dia da vela com seus familiares.

Tradições de Natal - O Dia da Vela - Colômbia

O Natal na praia - Austrália

Se você é um daqueles que mora no hemisfério norte, vai associar o Natal à neve, ao frio e ao chocolate quente, porém, no hemisfério sul costumam celebrar as festas de Natal com um toque colorido e quente. Se já pensou em celebrar o Natal na praia, na Austrália têm uma tradição mais do que apelativa: reunir amigos e familiares para um churrasco, na praia ou nos jardins das suas casas, para desfrutar de uma temperatura de 35 ºC.

Tradições de Natal - O Natal na praia - Austrália

Os Doces de papel - Reino Unido

Além de tradições como o visco (e o beijo embaixo dele) ou o calendário do Advento, o Reino Unido tem outro costume muito divertido durante a época do Natal. Trata-se de fazer guloseimas, ou seja, rolos de papelão em formato de bombom, que servem para enfeitar as mesas no Natal.

Esses bombons de papel geralmente contêm um brinquedo ou um detalhe, uma coroa de papel, uma frase ou uma piada... O que você imaginar! Para abrir o doce e ver o que tem dentro, isso deve ser feito entre duas pessoas, cada uma puxará uma das pontas e quem ficar com o pedaço maior receberá o prêmio dentro do doce.

Tradições de Natal - Os Doces de papel - Reino Unido

A Cerveja para o Papai Noel - Irlanda

Em praticamente todos os países, deixa-se alguma oferenda em forma de comida ou bebida - geralmente nougat, leite, água, biscoitos ou alguma fruta - para que o Papai Natal (ou os Três Reis Magos) recupere forças para continuar a distribuir presentes.

No entanto, esta tradição é um tanto peculiar na Irlanda, onde lhe deram um toque pessoal. Assim, na noite de 24 de dezembro, nas casas irlandesas, o Papai Noel encontrará pudim feito com cerveja Guinness ou uísque irlandês. Um petisco delicioso!

Tradições de Natal - A Cerveja para o Papai Noel - Irlanda

A árvore Pohutukawa - Nova Zelândia

Embora na Nova Zelândia não se celebre o Natal rodeado de neve, como as festas acontecem no verão, existe uma tradição ao redor de uma árvore que é a mais bonita, a árvore Pohutukawa. Floresce durante o Natal com um vermelho vibrante, por isso se tornou a árvore de Natal oficial.

Tal como na Austrália, na Nova Zelândia também costumam celebrar estes dias com um grande churrasco de marisco e vegetais da época na praia, à sombra desta árvore espectacular, e nestes encontros entre amigos e familiares costumam cantar canções de Natal em inglês e sua língua tradicional: Maori.

Tradições de Natal - A árvore Pohutukawa - Nova Zelândia

O Desfile de Luzes - Toronto

E se há algo que enche o Natal de magia e ilusão é a iluminação das ruas. Todos os anos, no terceiro domingo de novembro, a capital canadense recebe um evento memorável “O desfile de luzes”, ou seja, um show de luzes que conta com mais de 525 mil LEDs, música ao vivo, uma árvore de Natal que deixa você sem palavras, um pista de patinação incrível e uma finalização tremenda com fogos de artifício.

Este mágico desfile de luzes tornou-se popular em 2002, quando o prefeito da cidade estendeu a exibição das luzes por um mês inteiro, deixando-as acesas até as 23h.

Agora que você sabe quais são as tradições de Natal, também pode estar interessado em Como limpar árvore de Natal e Como fazer decoração de Natal gastando pouco.

Tradições de Natal - O Desfile de Luzes - Toronto

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tradições de Natal, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 12
Tradições de Natal