A comida de Natal

Como aproveitar sobras de panetone

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 2 julho 2018
Como aproveitar sobras de panetone

Com a chegada do final do ano, já começam a aparecer nas gôndolas dos supermercados brasileiros o famoso panetone. Esse típico bolo natalino tem origem misteriosa, mas tudo indica que foi inventado na Itália. Parte da lenda diz que o panetone foi criado por um padeiro que errou numa fornada de pães, mas o erro acabou agradando tanto a todos que a receita se popularizou. Hoje em dia, é possível encontrar outras variedades de panetone, como o chocotone e os panetones trufados (geralmente acompanhados de doce de leite, leite em pó, etc). Mas o que fazer com o panetone que sobra após as festas natalinas? Veja em umCOMO como aproveitar sobras de panetone.

Também lhe pode interessar: Como montar uma cesta de Natal

Índice

  1. Sobras de panetone: o que fazer?
  2. Sobremesa com panetone fácil: pavê com sobras de panetone
  3. Receitas com panetone de chocolate: sobremesa com panetone de chocolate

Sobras de panetone: o que fazer?

Como o panetone só é comercializado em um determinado período do ano, os fãs de panetone muitas vezes compram mais do que são capazes de consumir. Uma opção do que fazer com as sobras de panetone é congelá-las, assim como se congela pão, por exemplo. Quando quiser consumi-las posteriormente, veja nosso artigo sobre como descongelar pão.

Além disso, também é possível utilizar as sobras de panetone em diversas receitas, como pudins, pavês, rabanada, alfajor, etc. As receitas escolhidas irão depender da sua criatividade! Você pode, inclusive, servir uma sobremesa feita com sobras de panetone em seu jantar natalino.

Sugestão: Veja como organizar o jantar de Natal.

Sobremesa com panetone fácil: pavê com sobras de panetone

O pavê com sobras de panetone é uma receita muito fácil de ser feita. Se preferir, você pode seguir a receita tradicional de pavê da sua família, apenas substituindo o biscoito ou bolacha por fatias de panetone. Contudo, temos uma sugestão de pavê com panetone:

  1. Corte um panetone em fatias médias e umedeça-as rapidamente no leite;
  2. Cubra o fundo e as laterais de um refratário com as fatias de panetone;
  3. Em uma panela, faça um creme branco misturando duas latas de leite condensado, três gemas sem a película e meia colher de chá de maisena. Misture até engrossar e, depois de desligar o forno, acrescente uma caixa de creme de leite;
  4. Cubra as fatias de panetone com o creme branco;
  5. Derreta uma barra de chocolate meio amargo no microondas ou em banho maria e despeje sobre o creme branco.
  6. Basta levar a geladeira e aguardar por cerca de seis horas até esfriar. Seu pavê de panetone está pronto!

Gostou da receita? Veja outra dica de como fazer pavê de natal.

Dica: utra sobremesa com panetone fácil de fazer é o pudim de panetone. Essa receita é muito prática e fará sucesso na sua ceia de Natal. Para prepará-la, basta seguir nossas recomendações sobre como fazer pudim de pão, apenas substituindo o pão por panetone.

Receitas com panetone de chocolate: sobremesa com panetone de chocolate

Atualmente, o chocotone ou panetone de chocolate vem ganhando espaço no mercado brasileiro, uma vez que muitas pessoas não gostam das frutas cristalizadas (típicas dos panetones) mas a maioria delas aprecia o chocolate. Deseja preparar uma receita com chocotone velho que está sobrando em sua casa? O pavê mencionado acima é uma boa pedida! Além disso, outra opção de sobremesa com sobras de chocotone é utilizá-lo no preparo das rabanadas. Para isso, você deve seguir as seguintes recomendações:

  1. Corte o chocotone em fatias de espessura média;
  2. Misture duas gemas sem película e meia xícara de chá de leite;
  3. Umedeça as fatias de panetone na mistura preparada e leve-os para fritar em uma frigideira com óleo quente;
  4. Após escorrer o excesso de óleo, salpique um pouco de açúcar com canela nos dois lados do chocotone.

Outra possibilidade de sobremesa com panetone de chocolate é fazer uma adaptação do também italiano tiramisu. Essa sobremesa é uma delícia! Para isso, siga as orientações de nosso artigo como fazer tiramisu, apenas substituindo os biscoitos por chocotone. O segredo do preparo do tiramisu de chocotone está em tostar ligeiramente o panetone de chocolate no forno antes de preparar a sobremesa, para que a massa fique mais seca e crocante.As crianças também vão gostar muito de alguma lembrancinha lúdica - uma boa opção é aprender como fazer biscoito de gengibre especialmente para elas!

Sugestão: Se você deseja tornar sua ceia ainda mais especial, além da sobremesa, capriche nos pratos principais. O peru e o bacalhau são carnes muito populares nessa época do ano: confira como rechear peru de Natal e como fazer bacalhau à portuguesa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproveitar sobras de panetone, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como aproveitar sobras de panetone