El año nuevo chino

Quando é o Ano Novo chinês e como se celebra?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 17 maio 2023
Quando é o Ano Novo chinês e como se celebra?

O Ano Novo Chinês é a celebração mais importante da China. O calendário oriental chinês é baseado em um calendário lunissolar: usa como referência as datas da fase da lua e também a época do ano solar, ao contrário do calendário ocidental tradicional, que se baseia exclusivamente no calendário solar. É por isso que todos perguntam todos os anos "que dia é comemorado o Ano Novo Chinês?", Devido à diferença de datas e comemorações correspondentes ao fim do ano entre a China e os países ocidentais.

Embora as celebrações do Ano Novo Chinês sejam cada vez mais populares em todo o mundo, ainda há um desconhecimento general na sociedade ocidental sobre quando e como é comemorado. Para descobrir tudo sobre quando é o Ano Novo chinês e como se celebra, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Índice

  1. O que é o Ano Novo chinês
  2. Quando é o ano novo chinês
  3. Como se comemora o Ano novo chinês

O que é o Ano Novo chinês

O Ano Novo Chinês é a festa mais importante da China e também é conhecido como Festival da Primavera ou Ano Novo Lunar. Este dia marca o início de um novo ano e é considerado o momento mais propício para a mente da população chinesa. Portanto, existem inúmeras superstições e crenças ligadas ao Ano Novo Chinês.

Como nos países ocidentais, as reuniões familiares também são tradicionais no Ano Novo Chinês. É hora de passar tempo em família para começar um novo ano juntos. Agora, quanto tempo dura o Ano Novo Chinês? Devido à sua relevância cultural, há uma semana festiva oficial designada no calendário chinês.

Quando é o ano novo chinês

É normal que a cada ano você se pergunte em que dia é comemorado o Ano Novo Chinês porque, outra diferença que existe em relação ao Ano Novo Ocidental, é que o dia do Ano Novo Chinês varia de datas, mas está sempre entre as datas de 21 de janeiro e 20 de fevereiro. Em 2022 o Ano Novo chinês é dia 01 de fevereiro, terça-feira.

A data de celebração deste feriado é marcada pelo calendário lunar chinês. De acordo com este calendário, o Ano Novo corresponde ao primeiro dia do calendário lunar. É sempre um dia com lua nova, ou seja, a segunda lua nova após o solstício de inverno.

Mas que animal qual é o animal de 2022 no calendário chinês? Este ano de 2022 começa o ano do Tigre. Os feriados programados são de 31 de janeiro a 6 de fevereiro, como podemos ver no calendário chinês. Por outro lado, a véspera de Ano Novo Chinês em 2022 é 31 de janeiro (a data correspondente ao calendário solar, 30 de dezembro no caso do calendário lunar) e o Festival da Primavera (o dia do Ano Novo Chinês) é comemorado em 1º de fevereiro.

Veja também: Como descobrir meu horóscopo chinês.

Quando é o Ano Novo chinês e como se celebra? - Quando é o ano novo chinês

Como se comemora o Ano novo chinês

Se você quer conhecer que tipo de comemorações se celebra no Ano Novo Chinês, saiba que existem 4 atividades principais que acontecem nesta festa: decoração, jantar de reunião de família na véspera de Ano Novo, fogos de artifício e bombinhas, e dar presentes e envelopes vermelhos. Além disso, muitas cidades chinesas veem celebrações públicas tradicionais como danças de leões, danças de dragão e apresentações imperiais, como o casamento de um imperador.

Decoração no Ano Novo chinês

Todas as casas, ruas e edifícios em que o Ano Novo Chinês 2022 é comemorado são decorados em vermelho. É a cor principal deste festival porque o vermelho é considerado um tom auspicioso. Por esta razão, você pode ver lanternas vermelhas penduradas nas ruas, dísticos vermelhos colados nas portas e edifícios oficiais e bancos decorados com quadros de Ano Novo avermelhados, representando imagens de prosperidade.

Embora a decoração pública ocorra no mês anterior ao Ano Novo Chinês de 2022, as casas são decoradas na véspera desse dia como uma espécie de festividade.

Jantar em família na véspera do Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês é um feriado com uma componente familiar muito importante. As reuniões das famílias em diferentes casas são predominantes para a celebração da festa.

O jantar de Réveillon, ou seja, a véspera de Ano Novo, também é conhecido como “jantar de reunião de família”. É considerado a alimentação mais importante de todo o ano na população chinesa. Famílias grandes com várias gerações sentam-se em torno de algumas mesas redondas e gostam de passar o tempo e comer juntas.

O cardápio também está preparado para pedir sorte no ano que se inicia: ravioli, peixe e rolinhos primavera estão inclusos no jantar. Após o jantar, as famílias ficam juntas para assistir a um dos programas de televisão com mais audiência da China: a Gala do Festival da Primavera. Entretanto, muitas pessoas enviam mensagens curtas por telefone (WeChat) e envelopes vermelhos para seus conhecidos para felicitar o Ano Novo.

Bombinhas e fogos de artifício

Uma das tradições do Ano Novo Chinês é soltar fogos de artifício desde o primeiro minuto. Os fogos de artifício ganharam popularidade ao longo dos anos para desejar um feliz Ano Novo chinês: desde exposições públicas nas principais cidades do país, até uma infinidade de celebrações privadas em áreas rurais chinesas, a explosão de fogos de artifício e de bombinhas é uma festa imperdível.

À meia-noite do Ano Novo Chinês, bilhões de bombinhas e fogos de artifício sobem ao céu para que toda a população possa vê-los em família. É, sem dúvida, o maior número de fogos de artifício visto no mundo e de qualquer festividade do ano.

Presentes e envelopes vermelhos

Como em outros países no Natal, na China os presentes são trocados durante o Ano Novo. A tradição de dar presentes de Ano Novo permanece profundamente enraizada. Por outro lado, para a população mais jovem há uma tendência nos últimos tempos de enviar e receber envelopes vermelhos (eletrônicos pelo WeChat ou feitos à mão), para desejar um feliz Ano Novo chinês.

Os presentes mais tradicionais do Ano Novo Chinês são os envelopes vermelhos. Eles contêm dinheiro e são considerados sinônimo ou chamado de boa sorte, pois são de cor vermelha. Estes envelopes são entregues principalmente a idosos e crianças.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando é o Ano Novo chinês e como se celebra?, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quando é o Ano Novo chinês e como se celebra?