Partilhar

Como preparar a ceia de Ano Novo

Por Sara Silva. Atualizado: 18 junho 2019
Como preparar a ceia de Ano Novo
Imagem: portobello.com.br

Ficou decidido que, este ano, que a festa de Réveillon seria organizada por si, mas você não faz ideia de como preparar a ceia de Ano Novo? Não se preocupe, não é algo tão complicado assim, e para o ajudar preparámos este artigo umComo.com.br repleto de dicas! O mais importante é se manter organizado e tratar de tudo com antecedência, seguindo os passos que aqui apresentamos e, claro, não desiludir com a comida! Na sugestão de cardápio que apresentamos tivémos em conta as superstições, por isso pode confiar e colocar tudo em prática. Continue lendo para conhecer!

Também lhe pode interessar: Como é comemorado o Ano Novo no México

Organizando a ceia

Preparar a ceia de Ano Novo representa uma despesa considerável porque, mesmo que poucas pessoas se sentem à mesa, é tradição comer bem e bastante na última noite do ano! Por essa razão, não deixe para a última hora a compra da comida e bebidas para a ceia: 2 a 3 semanas antes, comece comprando alguns alimentos de forma a aproveitar as promoções, e congele os que se aguentarem por menos tempo, como as frutas.

Ainda pensando na poupança, é boa ideia pedir aos convidados que levem as bebidas ou as sobremesas, desta forma você não terá de se preocupar com isso e ganhará mais tempo para preparar as entradas e pratos principais.

Dê a conhecer aos convidados o local e a hora da ceia, de forma a evitar confusões de última hora, e procure saber quais os pratos que eles gostariam que você confeccionasse ou quais eles não apreciam.

Como preparar a ceia de Ano Novo - Organizando a ceia
Imagem: meninodamoda.wordpress.com

Alimentos a incluir na ceia

No que diz respeito à ceia de Ano Novo existem alguns alimentos que fazem parte da tradição brasileira praticamente deste sempre. Eles estão relacionados com simbologias e superstições, por isso é importante que fique sabendo quais incluir nessa refeição!

  • Carne suína: é comum se dizer que as aves não podem integrar o cardápio da ceia de Ano Novo porque ciscam para trás, nem carnes bovinas porque bois e vacas regurgitam a comida; assim sendo a opção mais popular que fica sobrando é a carne de porco;
  • Bacalhau: esta é a opção de prato de peixe muito popular na Europa durante o jantar de Réveillon e que pode ser cozinhado de variadíssimas formas;
  • Lentilha: os imigrantes italianos foram os responsáveis por implementar nos países da América do Sul a superstição de que se devem comer lentilhas na última noite do ano; Por apresentarem um formato semelhante a moedas, acredita-se que atraiam prosperidade.
  • Arroz: o arroz é um alimento muito nutritivo que, segundo certas culturas, simboliza a riqueza, a abundância e a fertilidade; países como Japão, Coreia, Dinamarca e Líbano acreditam que atrai sorte quando consumido na ceia de Ano Novo;
  • Romã: simbolo de prosperidade e fertilidade, além de estar relacionado com o amor e renascimento, este é um fruto a incluir na ceia;
  • Uva: são igualmente símbolo de prosperidade e, por essa razão, a tradição manda que se comam doze bagos na noite de Ano Novo, acompanhados de respetivos desejos, e que se guardem os caroços na carteira durante os 12 meses seguintes;
  • Frutas secas ou cristalizadas: acredita-se que ingerir nozes, amêndoas, avelãs, figos, pêssegos, tâmaras e outras frutas ao longo da última noite do ano atrai sorte e fartura.
Como preparar a ceia de Ano Novo - Alimentos a incluir na ceia
Imagem: vivamoda.com.br

Sugestão de cardápio para a ceia

Mesmo conhecendo os ingredientes a incluir na ceia de Ano Novo, você continua sem ideias de cardápio? Não se preocupe, neste artigo apresentamos-lhe uma sugestão de cardápio completo e muito diversificado que, por essa razão, deverá agradar à maioria dos seus convidados. Clique nos links para conhecer as receitas e coloque-as em prática!

  • Entradas: camarão ao alho, melão e presunto, canapés e patês variados e pão de alho.
  • Sopa: pode incluir ou não alguma sopa fria, como gaspacho;
  • Bebidas: champanhe, vinhos, ponche, suco de romã, suco de uva e água.
  • Pratos principais: salada de lentilhas, salada de arroz, pernil suíno no forno com frutas secas, bacalhau com natas, salmão em papelote e estufado de borrego.
  • Sobremesas: musse de frutas, pavê de chocolate com romã, gelatinas e sorvetes variados e bolo de nozes.
Como preparar a ceia de Ano Novo - Sugestão de cardápio para a ceia
Imagem: cozinhasitatiaia.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar a ceia de Ano Novo, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Conselhos
  • Decore a mesa da ceia com toalha branca, velas e flores frescas.
  • Se a ceia tiver lugar na praia, prefira confecionar pratos mais leves.

Escrever comentário sobre Como preparar a ceia de Ano Novo

O que lhe pareceu o artigo?

Como preparar a ceia de Ano Novo
Imagem: portobello.com.br
Imagem: meninodamoda.wordpress.com
Imagem: vivamoda.com.br
Imagem: cozinhasitatiaia.com.br
1 de 4
Como preparar a ceia de Ano Novo

Voltar ao topo da página