Partilhar

Os melhores blocos para o Carnaval em Recife e Olinda

Por Julia Latorre. Atualizado: 16 janeiro 2019

O Carnaval de Recife é uma das mais famosas e autênticas celebrações carnavalescas no Brasil que não deixa morrer a multifacetada tradição local. Frevo, maracatu e outros gêneros que vieram da cultura negra ditam o ritmo da festa que se divide entre grandes avenidas e o Marco Zero de Recife com as ladeiras de Olinda, onde a multidão acompanha bonecos gigantes e passistas de frevo com sombrinhas coloridas. No Carnaval de Olinda e Recife os blocos são chamados de troças e programação é vasta. É por isso que o umCOMO preparou um guia com os melhores blocos para o Carnaval em Recife e Olinda 2019.

Também lhe pode interessar: Os melhores blocos de carnaval do Brasil

Melhores blocos do Carnaval de Recife 2019 - Programação e outras atrações

Galo da Madrugada

Considerado o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada aproveita o amanhecer de Recife no sábado que é conhecido como sábado de Zé Pereira e embala muita gente que passou a noite curtindo os shows que acontecem de graça no Marco Zero de Recife Antigo todas as noites. São milhares de pessoas acompanhando um galo gigante, Patrimônio Imaterial de Pernambuco, ao som de frevo. Além de entrar na multidão, existem também camarotes pagos posicionados no trajeto do Galo da Madrugada para quem prefere mais conforto e uma tranquilidade relativa para curtir o Carnaval de Recife.

  • Quando: sábado (02/03) às 9h
  • Concentração: a partir das 7h no Forte das Cinco Pontas

Carnaval no Recife Antigo: Marco Zero

Durante todos os dias de Carnaval a praça do Marco Zero, na Região do Recife Antigo, tem uma programação intensa de shows e atrações relacionadas a cultura do Carnaval local. Em 2018 Nena Queiroga e Jota Michilles foram homenageados. Todo ano Alceu Valença, Elba Ramalho, Nação Zumbi, Maestro Spok, dentre outros nomes da música pernambucana costumam se apresentar. Vale a pena se programar para assistir a um dos shows no Marco Zero do Recife Antigo.

Aprenda: Como dançar frevo

Os melhores blocos para o Carnaval em Recife e Olinda - Melhores blocos do Carnaval de Recife 2019 - Programação e outras atrações

Melhores blocos do Carnaval de Olinda 2019 - Sábado

Homem da Meia-Noite

Considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco, é o Homem da Meia Noite que inaugura oficialmente o Carnaval de Olinda no primeiro minuto do sábado de Carnaval. Ao som de bom frevo e referências à cultura negra a multidão percorre as ladeiras da Cidade Alta seguindo um boneco gigante de 3,5 m de altura e 50 kg madrugada a dentro.

  • Quando: nosábado (02/02) ás 0h (meia-noite)
  • Concentração: Estrada do Bonsucesso, 132 (Sede do Homem da Meia-Noite)

Mangue Beat

Da lama ao Carnaval... Desde 1996 pelas manhãs as ladeiras de Olinda são ocupadas por foliões cobertos de lama e argila curtindo maracatu e frevo na maior animação.

  • Quando: sábado (02/03) a partir das das 9h
  • Concentração: Mosteiro de São Bento, Olinda

Hoje a Mangueira Entra

O bloco Hoje a Mangueira Entra é uma homenagem à tradicional escola de samba Mangueira e traz um pouco da energia carioca para as ladeiras de Olinda com sua bandeira e as cores verde e rosa.

  • Quando:
  • Concentração:

Bloco Eu Acho é Pouco

O bloco Acho é Pouco foi criado em 1977 como crítica à ditadura militar e à redemocratização do país e já foi considerado o melhor de Pernambuco. Este bloco é um dos mais irreverentes do carnaval de Pernambuco e tem como alegoria um grande dragão chinês e as cores do bloco são o vermelho e o amarelo.

  • Quando:
  • Concentração:

Esses Boy Tão Muito Doido

Desde 2008 um grupo de jovens decidiu que precisava de um espaço no Carnaval de Olinda para festejar a juventude com uma energia mais alternativa e psicodélica. Além de promover festas em Olinda durante o ano, o bloco 'Esses Boy Tão Muito Doido' reúne jovens descoladinhos e promove uma festa open bar na concentração do bloco. Em 2018 o lema 'Passa a Bola, Romário' fazia alusão à Copa do Mundo.

  • Quando: 02/03, a partir das 10h
  • Concentração: Polo das Olandas
Os melhores blocos para o Carnaval em Recife e Olinda - Melhores blocos do Carnaval de Olinda 2019 - Sábado

Melhores blocos do Carnaval de Olinda 2019 - Domingo

Enquanto Isso na Sala da Justiça

O bloco Enquanto Isso na Sala da Justiça surgiu em 1994, numa conversa entre amigos que planejavam se fantasiar de super-heróis e personagens de banda desenhada. Desde então bloco cresceu e agora reúne super-heróis e agregados cuja missão é curtir o Carnaval de Olinda ao máximo.

  • Quando:
  • Concentração: Alto da Sé

Sugestão: Como fazer uma fantasia de Batman

Mulher do Dia

A Mulher do Dia foi criada para fazer companhia ao Homem da Meia-Noite mas costuma fazer sucesso aos domingos com o público que prefere os desfiles matinais. A bonecona já tem mais de 50 anos, mede 1,50 m e pesa 40 kg.

  • Quando:
  • Concentração: Academia de Jorge Federal a partir das 10h

I Love Cafusú

O bloco de I Love Cafusú já tem mais de 10 anos de experiência em desfiles. A ideia deste bloco surgiu dos cafusú, que é como as mulheres de Pernambuco chamam os homens machões. Em 2018 podemos considerar que este bloco foi uma verdadeira tiração de sarro com o vergonhoso 'orgulho heterossexual'. Para entrar na brincadeira a galera gosta de se fantasiar de estereótipos de homens heterossexuais.

  • Quando: domingo, 03/02 às 12h
  • Concentração: Alto da Sé

Nas prévias do carnaval de 2018 dois shows já foram confirmados, sendo eles Tati Quebra Barraco e Olodum. O Baile de Gala do I Love Cafusú, já tem data marcada para 2 de Fevereiro no Clube Internacional a partir das 22h.

Sambadeiras - Samba de Ladeira

No meio de tanto frevo, é claro que há espaço para o samba. O bloco Sambadeiras - Samba da Ladeira foi criado em 2008 e o seu nome faz alusão às ladeiras da cidade de Olinda, Pernambuco. Este bloco é composto por mulheres que pretende apresentar canções de grandes compositores brasileiros, tocadas em ritmo de samba. As cores deste bloco são o lilás e o branco.

  • Quando:
  • Concentração: Ladeira da Misericórdia
Os melhores blocos para o Carnaval em Recife e Olinda - Melhores blocos do Carnaval de Olinda 2019 - Domingo

Melhores blocos do Carnaval de Olinda 2019 - Segunda-feira

Apoteose dos Bonecos Gigantes

A segunda-feira de manhã é o momento ideal para admirar o desfile de 50 bonecos gigantes que representam personalidades brasileiras e internacionais como Alceu Valença, Michael Jackson, Obama, entre outros, programa para a família inteira no Carnaval de Olinda.

  • Quando: segunda-feira, 12/02 às 10h
  • Concentração: Alto da Sé

Encontro de Maracatus de Baque Solto

Maracatus rurais de diversas partes do Estado de Pernambuco se reúnem para um verdadeiro espetáculo a céu aberto mostrando que nem só de frevo vive o carnaval olindense, mas também da cultura dos trabalhadores do interior do estado. Todos são bem vindos, encanta todas as idades.

  • Quando: segunda-feira, 04/03 às 10h
  • Concentração: Praça Ilumiaria Zumbi, Olinda

Pitombeira dos Quatro Cantos

O quarteirão conhecido como Quatro Cantos de Olinda é o ponto mais badalado da cidade no Carnaval, é por lá que a maioria dos blocos passa e uma dica de ponto de referência para quem vai sem roteiro definido. A área dá nome a troça da Pitombeira dos Quatro Cantos, que desfila desde 1947 entoando cantos tradicionais carnavelescos que se renovam a cada ano e hoje está entre os blocos mais tradicionais do Carnaval de Recife.

  • Quando: segunda-feira, 04/03 às 10h
  • Concentração: Praça 12 de março, Olinda
Os melhores blocos para o Carnaval em Recife e Olinda - Melhores blocos do Carnaval de Olinda 2019 - Segunda-feira

Melhores blocos do Carnaval de Olinda 2019 - Terça-feira

A Corda

O bloco A Corda tem um estilo bem próprio no carnaval de Olinda. Eles se costumam concentrar de manhã bem cedinho, são mais barulhentos do que o próprio musical e têm como brincadeira irem acordar outros foliões. Os participantes do bloco se fantasiam com roupa de dormir, pijamas, toucas, travesseiros, robes e baby-dolls. Este bloco costuma sair na terça-feira de carnaval

  • Quando: 05/03, às 7h
  • Concentração: Ladeira da Misericórdia

Ceroula de Olinda

Essa troça carnavalesca é uma das mais tradicionais de Olinda, já que existe desde 1962. O nome surgiu em uma outra brincadeira com um bloco já existente a Troça de Pijama. Acompanhar a Ceroula de Olinda é a atração ideal para quem quer curtir o que há de mais típico no Carnaval pernambucano.

  • Quando: 05/03, às 16h
  • Concentração: Av. Joaquim Nabuco, 1392, Olinda

Mulher na Vara

O bloco Mulher na Vara já conta com mais de 20 anos de desfiles e surgiu quando uma das foliãs que estava no bloco Tá Maluco torceu um tornozelo. Os seus amigos ajudaram-na arranjando uma vara de goiabeira, em que a mulher foi carregada durante o resto do desfile. Este acontecimento atraiu atenções e foliões gritavam "Olha a mulher na vara" e daí o bloco. Desde então mulheres corajosas desafiam as ladeiras em pernas de pau e varas de bambu

  • Quando: 04/03, às 11h
  • Concentração: Rua da Boa Hora - Varadouro, Olinda

Melhores blocos do Carnaval de Olinda 2019 - Quarta-Feira de Cinzas

Bacalhau do Batata

O Bacalhau do Batata é dos blocos de Carnaval mais famosos do Brasil por arrastar os foliões que ainda têm energia para mais um dia de frevo e maracatu. A história do bloco, que tem como símbolo um bacalhau, conta que ele foi criado por um garçom que trabalhava durante todo o Carnaval e resolveu criar uma troça para sair no seu dia de folga. O apelido do garçom era Batata.

  • Quando: 14/02, quarta-feira de cinzas, às 7h
  • Concentração: Alto da Sé, Olinda

Munguzá de Zuza Miranda

Passistas, malabaristas, bonecos gigantes e uma excelente orquestra de frevo animam a troça do Munguzá de Zuza Miranda que já tem 23 anos de história e ficou famosa por alegrar a quarta-feira de cinzas no Carnaval de Olinda. Não bastasse isso, tem munguzá (canjica) para muita gente. O quitute que dá nome ao bloco é distribuído aos foliões para adoçar e dar mais energia à jornada carnavalesca.

Veja também: Os melhores blocos de Carnaval do Brasil

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os melhores blocos para o Carnaval em Recife e Olinda, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre Os melhores blocos para o Carnaval em Recife e Olinda

1 comentário
Fernanda
Essa matéria está com as datas erradas, não está?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Fernanda. Como a agenda oficial ainda não tinha saída, as datas estavam desatualizas. Quase todos os blocos já estão com a data de 2019 a partir de hoje. Obrigada pelo comentário!

1 de 5

Voltar ao topo da página