Partilhar
Partilhar em:

Como dançar frevo

Como dançar frevo
Fonte: luizberto.com

O frevo é uma das mais fortes expressões do Carnaval Pernambucano, principalmente em Recife e Olinda, onde as ruas são tomadas por um mar de gente alegre e o ritmo que predomina é o compasso ligeiro e marcado dos instrumentos com som mais metálico característico. Vestimentas coloridas e uma sombrinha fazem parte do figurino.

Mas isso não é o suficiente para fazer bonito. Se você quer arrasar no Carnaval de Pernambuco, você pode aprender como dançar frevo. Como fazer isso? Os conselhos do umCOMO podem te ajudar!

Também lhe pode interessar: Como é o Carnaval de Olinda
Passos a seguir:
1

Para aprender a dançar frevo é preciso ter um ponto de partida. Antes de sair por aí ensaiando os passos é legal você se contextualizar na cultura do frevo. Pesquise um pouco sobre a origem do ritmo e suas principais características. Isso te ajudará a entender o porquê de cada passo e os costumes dentro da dança.

Fonte: carnaval.olinda.pe.gov.br
2

Alguns passos do frevo são simples e podem ser praticados por qualquer um, mas os mais bonitos e que chama mais atenção são complexos e requerem, além de prática, condicionamento físico. É claro que você não vai começar aprender a dança frevo pelos passos mais difíceis, mas se você tem isso como objetivo final, é bom começar a preparar o seu corpo para os movimentos que exigem muita força, flexibilidade e agilidade.

Jump e musculação são boas sugestões de exercícios que podem te condicionar para os agachamentos rápidos e saltos que um nível mais avançado do frevo irá te exigir.

Fonte: cartaeducacao.com.br
3

O passo mais básico do frevo pode ser praticado por qualquer um. O movimento consiste em alternar a ponta e o calcanhar dos pés no chão marcando o ritmo da música e alternar os movimentos e os pés entre para dentro e para fora.

4

A base da dança do frevo está em acompanhar a marcação da música. Mesmo que você não saiba o passo exato, procure executar conforme o compasso. Apurar a audição pode te ajudar a entrar no tempo do ritmo na hora de dançar. Uma dica é ficar escutando frevos em casa e prestar atenção na marcação da música. A música "Vassourinha" é o frevo mais famoso que existe, perfeito para começar.

5

Quando já estiver familiarizado com passo básico do frevo, é hora de alternar esses movimentos entre uma perna e outra. Só que antes de alternar a perna, faça um agachamento no centro com as duas pernas. Repita essa sequência até ela sair sempre no mesmo ritmo.

6

Outro passo básico do frevo é o "Saci". E sim, o nome vem de Saci Pererê pois o passo consiste em cruzar uma perna atrás do joelho e fazer movimentos pulando sobre uma perna só.

Fonte: sarandeiros.com.br
7

"Engana povo" é o nome de outro passo comum do frevo. Esse é muito fácil: basta alternar os pés em movimento de ponta com os joelhos sempre voltados para dentro.

8

O passo ao contrário do anterior, também muito simples, é o "ferrolho". Os pés se alternam em movimentos de calcanhares no chão com as pontas sempre voltadas para fora.

9

A tesoura consiste em cruzar os dois pés em um movimento rápido, finalizando com um pulinho de pernas abertas.

10

Os passos anteriores são os mais básicos do frevo e podem ser executados por qualquer pessoa. Se você quer se aprimorar e ficar craque no frevo, a melhor sugestão é buscar um curso de dança ou um professor especializado. Ou então, se ligar em vídeos do YouTube que ensinam passos e danças específicas, como, por exemplo, o Aprenda Frevo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como dançar frevo, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como dançar frevo

Como dançar frevo
Fonte: luizberto.com
Fonte: carnaval.olinda.pe.gov.br
Fonte: cartaeducacao.com.br
Fonte: sarandeiros.com.br
1 de 4
Como dançar frevo