Carnaval

Como dançar frevo

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 12 março 2019
Como dançar frevo
Imagem: luizberto.com

O frevo é uma das mais fortes expressões do Carnaval Pernambucano, principalmente em Recife e Olinda, onde as ruas são tomadas por um mar de gente alegre e o ritmo que predomina é o compasso ligeiro e marcado dos instrumentos com som mais metálico característico. Vestimentas coloridas e uma sombrinha fazem parte do figurino.

Mas isso não é o suficiente para fazer bonito. Se você quer arrasar no Carnaval de Pernambuco, você pode aprender como dançar frevo. Como fazer isso? Os conselhos do umCOMO podem te ajudar!

Passos a seguir:

1

Para aprender a dançar frevo é preciso ter um ponto de partida. Antes de sair por aí ensaiando os passos é legal você se contextualizar na cultura do frevo. Pesquise um pouco sobre a origem do ritmo e suas principais características. Isso te ajudará a entender o porquê de cada passo e os costumes dentro da dança.

Como dançar frevo - Passo 1
Imagem: carnaval.olinda.pe.gov.br
2

Alguns passos do frevo são simples e podem ser praticados por qualquer um, mas os mais bonitos e que chama mais atenção são complexos e requerem, além de prática, condicionamento físico. É claro que você não vai começar aprender a dança frevo pelos passos mais difíceis, mas se você tem isso como objetivo final, é bom começar a preparar o seu corpo para os movimentos que exigem muita força, flexibilidade e agilidade.

Jump e musculação são boas sugestões de exercícios que podem te condicionar para os agachamentos rápidos e saltos que um nível mais avançado do frevo irá te exigir.

Como dançar frevo - Passo 2
Imagem: cartaeducacao.com.br
3

O passo mais básico do frevo pode ser praticado por qualquer um. O movimento consiste em alternar a ponta e o calcanhar dos pés no chão marcando o ritmo da música e alternar os movimentos e os pés entre para dentro e para fora.

4

A base da dança do frevo está em acompanhar a marcação da música. Mesmo que você não saiba o passo exato, procure executar conforme o compasso. Apurar a audição pode te ajudar a entrar no tempo do ritmo na hora de dançar. Uma dica é ficar escutando frevos em casa e prestar atenção na marcação da música. A música "Vassourinha" é o frevo mais famoso que existe, perfeito para começar.

5

Quando já estiver familiarizado com passo básico do frevo, é hora de alternar esses movimentos entre uma perna e outra. Só que antes de alternar a perna, faça um agachamento no centro com as duas pernas. Repita essa sequência até ela sair sempre no mesmo ritmo.

6

Outro passo básico do frevo é o "Saci". E sim, o nome vem de Saci Pererê pois o passo consiste em cruzar uma perna atrás do joelho e fazer movimentos pulando sobre uma perna só.

Como dançar frevo - Passo 6
Imagem: sarandeiros.com.br
7

"Engana povo" é o nome de outro passo comum do frevo. Esse é muito fácil: basta alternar os pés em movimento de ponta com os joelhos sempre voltados para dentro.

8

O passo ao contrário do anterior, também muito simples, é o "ferrolho". Os pés se alternam em movimentos de calcanhares no chão com as pontas sempre voltadas para fora.

9

A tesoura consiste em cruzar os dois pés em um movimento rápido, finalizando com um pulinho de pernas abertas.

10

Os passos anteriores são os mais básicos do frevo e podem ser executados por qualquer pessoa. Se você quer se aprimorar e ficar craque no frevo, a melhor sugestão é buscar um curso de dança ou um professor especializado. Ou então, se ligar em vídeos do YouTube que ensinam passos e danças específicas, como, por exemplo, o Aprenda Frevo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dançar frevo, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Maria
Eu ainda não entendi nada ?
Imagem: luizberto.com
Imagem: carnaval.olinda.pe.gov.br
Imagem: cartaeducacao.com.br
Imagem: sarandeiros.com.br
1 de 4
Como dançar frevo