Partilhar

Como montar um bloco de carnaval

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 15 janeiro 2019
Como montar um bloco de carnaval
Imagem: crisguerra.com.br

Deseja saber como montar um bloco de carnaval? Neste artigo de umComo vamos explicar para você tudo o que precisa saber. Os blocos de carnaval são uma tradição do carnaval no Brasil, em que um grupo de pessoas se organiza e saem para desfilar pelas ruas da cidade vestidos com a mesma fantasia, batucando e dançando. Mas não pense que bloco de rua é uma bagunça, é preciso se organizar com tempo para criar o seu próprio bloco de carnaval. Por isso, veja as dicas que preparamos para si!

Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer é conseguir participantes para o seu bloco de rua. Chame os seus amigos e procure que sejam pessoas bem animadas, esse é um fator essencial. Um grupo entre 15 a 30 pessoas já é suficiente para conseguir uma festa bem animada e barulhenta.

2

Depois se reúna com os participantes e pensem em um tema para o vosso bloco de carnaval, é importante que sejam bem criativos e originais para se destacaram dos demais, podem até utilizar temas da atualidade como o pau de selfie e criar o vosso bloco em torno desse tema. Após terem a vossa temática definida, é hora de criar símbolos de identificação. Todos os participantes devem possuir símbolos que os identifiquem como parte desse bloco. Algumas boas opções que podem elaborar são camisetas, flyers, bonés, bandeiras e estandartes. Podem criar um logo do vosso bloco e utilizá-lo nesses materiais de identificação.

Como montar um bloco de carnaval - Passo 2
Imagem: peoart.blogspot.pt
3

Mas claro que você não vai conseguir criar símbolos de identificação sem antes definirem um nome para o vosso bloco de rua. Realize uma sessão de brainstorming com todos os integrantes e encontrem um nome bem original, divertido e, claro que tenha ligação com o tema.

4

E antes de você continuar montando o seu bloco de carnaval, você deve registrar e pedir autorização. Para isso, o responsável do bloco de rua deve dirigir-se até à subprefeitura da sua região já com alguns dados do seu bloco. Para além da sua documentação pessoal, deverá levar dados técnicos do evento, como data, horário e previsão do público.

Depois disso, deve dirigir-se à CET da sua região, que são os responsáveis pelo trânsito e quem faz uma análise das vias que serão usadas. Eles podem pedir para você realizar algumas alterações na data ou horário.

Consoante o tamanho do evento, a subprefeitura pode exigir o pagamento de uma taxa, para pagar a participação da CET no evento e as limpezas de rua.

5

Festa que é festa tem de ter música, por isso você precisa de reunir alguns instrumentos para o seu bloco de rua. Os principais instrumentos que um bloco deve ter são surdo, caixa e claro a voz de todos os participantes. Repique, chocalhos e instrumentos de sopro também serão bem-vindos. É sempre bom que entre os participantes tenha alguém que saiba tocar algum instrumento e perceba de música, pois se não ensaiarem convenientemente pode resultar em uma grande confusão.

Como montar um bloco de carnaval - Passo 5
Imagem: g1.globo.com
6

O seu bloco de rua também vai precisar de um hino, que conte a vossa história. Para esta parte é bom que você conte com alguém entendido em música, mas se não puxe pela cabeça e dê asas à sua imaginação. É importante que a música explique um pouco do que vocês estão representando, seja bem animada e conte com um refrão bem legal e criativo.

7

Para o dia do desfile você vai precisar de um puxador, madrinha e estandarte. Procure por um puxador bem divertido e carismático, assim você vai conseguir manter o seu bloco sempre animado.

Sugestão: Bancos abrem no Carnaval? E lotéricas?

Como montar um bloco de carnaval - Passo 7
Imagem: segundatempalhaco.com.br
8

É muito importante que você se dirija à subprefeitura e CET para pedir autorização, caso contrário os responsáveis estão sujeitos a multa e a responder pelos danos ocorridos.

9

Agora que você já sabe como montar um bloco de carnaval, se organize com tempo, ensaiem bem e principalmente se divertam muito!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como montar um bloco de carnaval, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre Como montar um bloco de carnaval

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
Mauro marcos
pra registrar o bloco então devo ir na prefeitura e isso?
priscilla lopes
aonde posso pegar o regulamento pra montar o bloco?
Rosane
Estou organizando para montar um bloco com abada,sonho muito,
A sua avaliação:
Thiago Linhares da Silva
Moro em Governador Valadares (MG). Aqui em GV, á muitos anos atrás, os carnavais eram bem animados, com escolas de samba e tudo mais. Más infelizmente entrou em decadência e acabou. Hoje em dia existem dois blocos: 1- Trupico do Vava; reúne uma grande quantidade de pessoas, más, o som é horrível, a bandinha sem grassa uma chatice só. 2- Morro do Carapina, esse eu não o conheço, mas comentam que é bom............ Quero revolucionar (rsrsrsr), tudo isso!! Acabar com essa mesmice. Se puderem nos dar uma força, eu e Valadares ficaremos gratos!!!
Jorge dos santos teixeira
tem que ter estatuto
Euzébio Ribeiro de Lima
QUERO FUNDAR UM BLOCO DE CARNAVAL NA ZONA NORTE DE SAO PAULO NO BAIRRO DO TREMEMBÉ
ANTONIO LAURIA
A PÁGINA,É ÓTIMA MTO ELUCIDATIVA.ESTE ANO,NÃO DEU,MAS EM 2018,VAI SAIR O " BONECAS E SARADOS".VOU BUSCAR O PÚBLICO NOS MOVIMENTOS Q SAEM ANUALMENTE,GLS. OBG P/AJUDA. Antonio Lauria Jornalista
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Que bom saber que foi útil para você. Obrigada pelo seu comentário e bom carnaval :)
A sua avaliação:
lourenço
tenho interesse
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Lourenço! Esperamos que consiga montar seu bloco de carnaval ;)
A sua avaliação:
Renato Alvaro
Boa tarde, gostaria de informações precisas de montar e registrar um bloco? Já tenho um nome para o mesmo e pessoas interessadas em participar; nessecito saber como proceder para concretizar isto legalmente? Desde já agradeço a atenção.

Como montar um bloco de carnaval
Imagem: crisguerra.com.br
Imagem: peoart.blogspot.pt
Imagem: g1.globo.com
Imagem: segundatempalhaco.com.br
1 de 4
Como montar um bloco de carnaval

Voltar ao topo da página