Partilhar

Como fazer chapéu de bruxa

Como fazer chapéu de bruxa

O Halloween é uma data em que se pode usar e abusar da criatividade para criar fantasias assustadoras e decorar a casa com os elementos mais horripilantes, não é mesmo? E não podemos comemorar o Halloween sem uma fantasia de bruxa, pois afinal este dia também é conhecido no Brasil e Portugal como o Dia das Bruxas. E para criar uma fantasia de bruxa, não pode faltar um chapéu, elemento característico desse popular personagem. Por isso, no umCOMO vamos lhe explicar como fazer um chapéu de bruxa, para que você possa celebrar a noite mais assustadora do ano. Confira a seguir!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer uma fantasia de bruxa

Como fazer chapéu de bruxa com cartolina

Para uma fantasia de bruxa, um chapéu é acessório fundamental que será muito importante na caracterização. Claro que é possível comprar o chapéu já pronto em uma loja de fantasias, entretanto, também é possível fazê-lo em casa sem que para isso tenhamos muito trabalho.

Para fazer um chapéu de bruxa, você precisará de:

  • 2 folhas de cartolina preta;
  • 1 tesoura;
  • 1 rolo de durex;
  • 1 compasso.

Chapéu de bruxa com cartolina passo a passo

Confira como fazer chapéu de bruxa com cartolina - passo a passo:

  1. Para fazer o seu chapéu de bruxa, comece por pegar na cartolina preta e enrole-a em forma de cone;
  2. Coloque o cone na sua cabeça ou da criança que vai usar o chapéu e ajuste o tamanho, caso seja necessário para que fique com o tamanho ideal. Por via das dúvidas, deixe a boca do cone um pouco mais larga que a cabeça de quem irá usar o chapéu.
  3. Após a medição, corte o excesso de cartolina da base do cone, para que fique reto e coloque fita cola em cima para prendê-lo.
  4. Agora vamos fazer a borda do chapéu. Para isso, pegue em outra cartolina preta e desenhe um círculo com a ajuda de um compasso (se você não tiver um, poderá usar dois pratos - um grande e um pequeno - para tirar os moldes).
  5. Recorte o círculo maior e dentro dele desenhe outro círculo menor, que será onde irá encaixar o cone do chapéu. Recorte esse círculo menor, faça um pequeno furo no meio do círculo com a tesoura e depois comece cortando até às bordas.
  6. Dobre cerca de 2 centímetros da base do cone para fora e cole na borda do chapéu. Você pode picotar a base para conseguir colá-la na borda do chapéu de modo mais fácil e uniforme. Isso também irá garantir uma sustentação melhor para o chapéu, dando mais firmeza para quando você for usá-lo.

Importante: certifique-se de fazer o círculo menor um pouco maior que o diâmetro do cone, para que este encaixe bem.

Caso você não seja muito boa com artesanato e precise de uma ajudinha extra, use nosso molde de chapéu de bruxa. Caso queira saber como fazer chapéu de bruxa de EVA passo a passo, não tem problema: apesar de nosso artigo se dedicar ao chapéu de bruxa de cartolina, você pode aplicar as mesmas orientações para esse outro tipo de material.

Se você se interessa por EVA, confira nosso artigo sobre como fazer broches com borracha EVA.

Como fazer chapéu de bruxa - Como fazer chapéu de bruxa com cartolina
Imagem: sewmuchado.com

Como decorar chapéu de bruxa

Agora que você já tem a estrutura do chapéu pronto, é hora de aprender a decorá-lo para tornar a fantasia mais interessante e única. A decoração não é obrigatória mas pode fazer toda a diferença em sua fantasia, veja abaixo algumas dica:

  • Desenhe em cartolinas coloridas fantasmas, morcegos, gatos, luas, abóboras, estrelas e outros desenhos alusivos ao Halloween, recortar e colar no chapéu. Para destoar do preto do chapéu, é bom escolher uma cartolina branca para fazer os desenhos;
  • Adicione um pedaço de tule ao redor da borda do chapéu e finalize com um laço. O tule também pode ser utilizado nas suas vestimentas de bruxa;
  • Caso queira uma fantasia delicada, faça vários laços pequenos de cetim em verde, roxo ou vinho e colar na borda do chapéu;
  • Faça um laço com uma fita de cetim larga na base do chapéu, bem tradicional das fantasias de bruxa e que pode fazer toda a diferença no resultado final;
  • Adicionar glitter ao chapéu de bruxa! Caso não tenha muitas habilidades com artesanato, veja como colocar glitter em roupa;
  • O que mais sua imaginação mandar!

E pronto agora que você já tem o seu chapéu de bruxa feito, já pode sair à rua e assustar todo o mundo na noite de Halloween!

Veja também: Como fazer uma fantasia de caveira mexicana

Como fazer chapéu de bruxa - Como decorar chapéu de bruxa

Como fazer maquiagem de bruxa

Toque final: a maquiagem de bruxa é muito importante para compor a fantasia de bruxa. Você pode fazer como a modelo da foto, pintando metade do rosto de verde, ou caprichar numa maquiagem mais gótica. Veja como a seguir:

  1. Prepare a pele da maneira que estiver habituada. Caso for optar por uma maquiagem de bruxa completa, ou seja, caso for pintar o rosto de verde, passe um creme hidratante antes de utilizar a tinta, evitando assim danos na pele;
  2. Aplique sombra roxa ou preta nas pálpebras, esfume com um pincel adequado;
  3. Aplique uma boa camada de delineador, para dar um toque dramático. Caso não saiba aplicar, veja como usar delineador nos olhos;
  4. Passe a máscara de cílios da sua preferência;
  5. Use o batom de cor escura que você tiver em casa. Os mais adequados para uma fantasia de bruxa são nos tons vinho, roxo e preto;
  6. Você pode optar por usar ou não o blush, mas em geral as bruxas são pálidas. Contudo, um pouco de iluminador não cai mal. Confira nosso artigo como usar o iluminador!

Se quiser deixar a maquiagem com um ar mais dramático, também é possível investir em cílios postiços. Não tenha medo de exageros, afinal, trata-se de uma fantasia!

Uma boa ideia é decidir a maquiagem apenas depois de já ter difinido direito a fantasia, de forma que ambos combinem e cause equilíbrio no look.

Ou então, você pode usar alguma das referências do artigo sobre como fazer maquiagem para o Halloween.

Como fazer chapéu de bruxa - Como fazer maquiagem de bruxa
Imagem: today.com

Dicas para fantasia de bruxa

A fantasia de bruxa está na lista das mais comuns, por isso, é importante ser original e criativo na hora de fazer a sua, visando se destacar. Veja abaixo algumas dicas para te ajudar na confecção do look:

  • Antes de fazer o chapéu de bruxa, você deve providenciar o elemento básico: a fantasia. Você pode montar a sua própria fantasia de bruxa sem gastar muito dinheiro, para isso basta arranjar algumas roupas pretas ou fazer uma saia de Halloween. Tente dar preferência a roupas pretas com toques medievais, como mangas bufantes, babados, etc.
  • Decida que tipo de bruxa você quer ser, é possível criar uma fantasia mais assustadora ou então algo mais lúdico ou até mesmo uma fantasia sexy caso esteja indo a uma festa à fantasia. Decidir o tipo de fantasia que quer é essencial para saber que caminho seguir.
  • Se você não está acostumado a fazer fantasias e estiver sem ideias, uma boa ideia é procurar fantasias de bruxa online em um site de pesquisa e pegar referências.
  • Para caprichar ainda mais na caracterização de bruxa, você pode usar uma meia calça listrada, verde, ou na cor e estampa que preferir. Adicione também unhas postiças compridas na cor preto ou vinho e também muitos anéis nos dedos. Sua fantasia vai ficar incrível!
  • Invista em acessórios como vassouras e um caldeirão, ambos podem ser comprados em lojas de fantasia. Para fazer uma vassoura caseira, é possível amarrar galhos em um cabo de vassoura comum e pintá-lo de preto.
  • Caso não esteja disposta a gastar dinheiro para fazer a fantasia de bruxa, comece pela roupa a ser utilizada e a partir dela escolha a maquiagem e os acessórios. É interessante não utilizar apenas preto e escolher uma cor secundária para os detalhes, dê preferência para cores escuras como verde e vinho.
  • Não tenha medo de inovar! Principalmente se você ter um estilo muito definido e não lida bem com mudanças físicas, lembre-se de que trata-se de uma fantasia, ou seja, vale de tudo, aproveite a oportunidade para ousar.

Inspire-se: 100 nomes de bruxas, significados e origens

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chapéu de bruxa, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre Como fazer chapéu de bruxa

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
naylla
a primeira parte eu to com dificudade

Como fazer chapéu de bruxa
Imagem: sewmuchado.com
Imagem: today.com
1 de 4
Como fazer chapéu de bruxa

Voltar ao topo da página