Partilhar

Como organizar uma festa para meninos de 8 e 9 anos

Por Sara Viega. Atualizado: 13 fevereiro 2019
Como organizar uma festa para meninos de 8 e 9 anos
Imagem: KKS Events/Pinterest/Reprodução

Celebrar uma festa para meninos de 8 e 9 anos é uma tarefa que pode deixar loucos quaisquer pais, pois geralmente os filhos nesta idade começam a desenvolver gostos mais específicos, acham que são grandes e recusam tudo aquilo que os faça se sentirem pequenos. Se estiver próximo do aniversário de seu filho e você já não sabe mais o que fazer para consegui organizar uma festa inesquecível que agrade tanto o aniversariante quanto os convidados, veja no umCOMO como organizar uma festa para meninos de 8 e 9 anos.

Ideias para aniversário de 9 anos

Por volta dos 8 ou 9 anos, as crianças já são capazes de opinar sobre sua festa de aniversário e evitar que a arranjemos de forma que desagrade, então, o primeiro a fazer antes de se aventurar sozinha neste caminho é consultar seu filho sobre o que ele gostaria de fazer nesse dia, suas palavras são a melhor orientação para fazer à celebração perfeita. Você também pode oferecer ideias que se ajustem ao seu orçamento e consultar se são de seu agrado. O mais importante é que ambas as partes estejam de acordo como essa data tão importante será festejada.

Aniversário de 8 e 9 anos diferente

Os meninos entre 8 e 9 anos preferem se divertir à sua maneira. Então se não quiser organizar uma festa para ele mas fazer algo diferente, uma boa ideia é propor a seu filho passar o aniversário em um parque de diversão com seus amigos mais íntimos da escola, pois todos já têm a altura suficiente para aproveitar todas as atrações e será um percurso inesquecível. Caso queira uma festa mais caseira, outra opção, é contratar um buffet de festas infantis que tenha brinquedos que possam ser levados até seu casa ou área de festas de seu prédio.

Se estiver disposto a fazer algo diferente, que tal perguntar pro seu filho o que ele gostaria de fazer no aniversário? Existem diversas opções de passeios em grupo que podem ser feitas com os amigos e que, mesmo não sendo exatamente uma festa, podem ser tão divertidos quanto e marcarem ainda mais a memória do seu filho sem que você precise se preocupar com organização.

Dica: caso faça um passeio com seu filho e amigos, peça ajuda de outro adulto para te acompanhar e ajudar a manter tudo em ordem.

Como organizar uma festa para meninos de 8 e 9 anos - Ideias para aniversário de 9 anos
Imagem: Reprodução/soumae.org

Lugar para festa infantil de 8 ou 9 anos

Se decidir fazer uma festa, então antes de tudo escolha o lugar onde será a celebração. Caso não pretenda chamar muitas pessoas, faça uma reunião íntima em sua casa, alugue um salão de festas ou vá a um parque de diversões. Veja se o lugar é suficientemente espaçoso para o número de convidados.

Como estamos tratando de crianças, já que o plano é organizar uma festa de 8 anos ou uma festa de 9 anos, evite locais muito abertos como clubes com piscinas que possam acabar em situações de emergência como alguém se perder ou sofrer um acidente. Diversão é importante mas segurança está acima de tudo!

Veja também: Como organizar uma festa para crianças de 10 e 11 anos

Decoração para festa infantil de 8 ou 9 anos

A decoração para aniversário de 8 anos masculino sempre costumam ser um pouco complicadas porque não devem ser muito infantis nem adolescentes e encontrar um meio termo pode ser um pouco difícil, para sua tranquilidade, as festas costumam ser muito simples e não necessitam de muito esforço para serem feitas. Se quiser, compre balões para enfeitar as paredes e use serpentinas para ambientar mais o lugar. Compre toalhas descartáveis e pratos, talheres e copos plásticos nas mesmas cores dos balões para que todo esteja em harmonia.

Temas para aniversário de 8 e 9 anos

Se desejas fazer uma festa temática, é bom que saiba que nesta idade as festas de fantasia sempre estão na moda. Organize uma festa de personagens históricos e que cada convidado venha vestido como um artista, cantor ou personagem de desenho. Como mãe ou pai do aniversariante e como anfitrião, sua fantasia deve ser uma das melhores. Não esqueça de premiar a melhor fantasia e fazer fotos de todos os convidados!

Em caso de festa temática, principalmente se o tema for algo que está na moda, é possível comprar kits prontos em lojas de artigos para festa que facilitam bastante na hora da organização. Os artigos extras que precisarem ser comprados e não vieram no kit devem seguir paleta de cores semelhantes para que haja harmonia cromática. Se a festa for durante a noite, uma boa ideia é comprar pulseiras neon que brilham no escuro e distribuir para os convidados.

Como decorar uma festa infantil em salão de festas

Essa são algumas dicas de como decorar uma festa infantil em salão de festas:

  1. Um cartaz de boas-vindas na frente ou na porta principal é uma boa maneira de receber os convidados. Coloque o cartaz combinando com o tema e as cores da festa.
  2. As bexigas não podem faltar em uma festa para crianças, são baratas, colorem o espaço e todas as crianças adoram. Convém escolher a cor das bexigas em função do tema da festa. Por exemplo, dois tons de verde para uma festa da floresta, laranja e preto para uma festa de Halloween, etc. Você pode amarrar algumas bexigas de gás hélio no meio da mesa da festa como decoração de centro. Um arco de bexigas é uma forma chamativa de dirigir os convidados à área da festa. Basta amarrar bexigas de hélio a um laço e prendê-lo no chão em ambos os lados do marco da porta.
  3. Personalize a mesa da festa com alguns enfeites feitos em casa. Comece com uma toalha de mesa desenhada pelo anfitrião da festa. Corte uma tira de papel de presente e deixe que a criança decore com canetinhas coloridos, lápis de cor, fotos recortadas de revistas, pedaços de papel de diferentes formas e cores, etc. Depois, coloque a obra da criança entre uma toalha de plástico colorida e outra transparente, para que todos possam ver, mas para que ao mesmo tempo esteja protegido.
  4. Não se costuma pensar nas fantasias como parte da decoração, mas elas são. É divertido para o anfitrião e para os convidados se fantasiar de alguma coisa relacionada com o tema da festa, ainda que seja apenas com um chapéu, uns óculos divertidos ou uma camiseta sobre o tema. Isso transmite um clima brincalhão que faz com que a festa seja ainda mais animada.

Se você precisa de mais ideias, veja nosso artigo sobre como fazer festas de aniversário infantis e originais

Comida para festa infantil

A comida não pode faltar! Prepare cachorro-quente, churrasco, pão, queijos, mini-sanduíches, sanduíches, bebidas e doces como brigadeiro e beijinho serão um menu incrível para a festa. Lembre-se de que nessa idade a diversão é o que mais importa, de modo que não serão muitos que estarão atrás da comida mas que, ainda assim, uma festa tem que ter comida gostosa.

Ofereça aos seus convidados uma variedade de bebidas. Sucos naturais, refrescos e água não podem faltar. Caso os pais de alguns amigos de seu filho apareçam, ofereça-lhes cerveja ou vinho para que desfrutem ainda mais a reunião.

Em um aniversário pode faltar de tudo, menos os salgadinhos como coxinhas, quibes, tortas, etc. Se você gosta de fazer sobremesas, faça um bolo de chocolate recheado por exemplo. Se quiser ser mais prático, encomende o bolo decorado com o nome de seu filho em uma doceria. Não esqueça de comprar as velas coloridas para a hora de cantar o parabéns. Se decidir por uma festa temática, encomende um bolo com o tema da festa para que todos os detalhes estejam em sintonia.

Como organizar uma festa para meninos de 8 e 9 anos - Comida para festa infantil

Música infantil para festa de aniversário

A música é algo essencial em toda e qualquer festa, então, vale a pena dedicar um bom tempo na procura de uma trilha sonora. Consulte seu filho sobre as músicas de sua preferência para esse dia e peça-lhe que oriente você sobre as bandas da moda e quando tiver a informação, crie uma lista musical em seu computador, é possível fazer com muita rapidez e facilidade uma playlist variada usando sites de streaming de música como o Spotify. Você tem também a opção de contratar um DJ para que se encarregue de ambientar a celebração e animá-la com luzes, já que esses profissionais sabem que tipo de música colocar em cada celebração.

Uma boa dica é escolher músicas divertidas e preparar um jogo desse estilo, por exemplo, quando parar a música, os meninos têm que se sentar em uma cadeira ou você pode escolher músicas para que eles adivinhem o título da canção.

Por fim, no dia da festa é normal que você esteja preocupado para que todos os detalhes estejam perfeitos, mas não se esqueça de que é o aniversário de seu filho, então comemore a festa tão esperada junto com ele e se divirta também! Organizar uma festa de aniversário de 9 anos masculina pode não ser a tarefa mais fácil do mundo mas ver seu filho de divertindo com os amigos nesse dia tão especial compensa cada minuto gasto.

Veja também: Como participar do Fazendo a Festa - GNT.

Lembrancinhas para festa infantil

Para finalizar a festa de menino de 9 anos e agradecer aos colegas que vieram, nada melhor do que dar uma lembrancinha. Uma das opções mais fáceis é comprar diversos pacotes de doces como balas e pirulitos e colocá-las em saquinhos individuais, tomando cuidado para que não falte unidades e, caso queira algo mais elaborado, faça docinhos caseiros ou encomende em uma padaria. Também é possível adicionar pequenos e simples brinquedos.

O saquinho onde a lembrancinha será colocada pode ser comprado em lojas de festa mas também é possível mandar estampá-lo com o rosto de seu filho e uma mensagem de Feliz Aniversário.

Como as lembrancinhas em festa infantil são um clássico, é sempre bom tê-las por mais simples que sejam!

Se você está pensando em fazer uma festa infantil com o tema de Dia das Bruxas, veja nosso artigo sobre como fazer lembrancinha de Halloween

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar uma festa para meninos de 8 e 9 anos, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Conselhos
  • Se você planejar o tema com vários meses de antecedência, pode aproveitar ofertas e descontos para reduzir o custo da decoração. Tenha uma caixa onde armazene os elementos decorativos para festas. Essa dica vale também para festas anuais, como Halloween ou Dia dos Namorados, o melhor é aproveitar para renovar a decoração bem no dia após a festa (que é quando entra em liquidação) e guardar na caixa para o ano seguinte.

Escrever comentário sobre Como organizar uma festa para meninos de 8 e 9 anos

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Ninha
Meu neto mora comigo. Ele vai completar 8anos e disse que quer uma maiorsempre fiz só para familiares. Gostaria de sugestões de temas para essa idade. Att.ninha
rosemary coelho palmeira
Meninos um de 8 anos e o irmãozinho de 1 ano como fazer a festa ?
Neymar Coelho Palmeira
Uma festa para o mais velho em uma festa para o mais novo de vida sua casa em cada um terá uma festa do indo em festa dupla
vilma sena
como organizar uma feta de aniversario para meninos de 10 anos. tema carros.se tiver outras opções também aceito.
ana paula mendes
llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeegggggggggggggggggaaaaaaaaaaaaaaalllllllllllllllll
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Ana, muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue seguindo as nossas novidades ;)
Gg
Eu não entendi o que quer dizer o que quer dizer i e g a
mona lisa
se mostrasse a foto da festa eu podia saber como que era !
Sara
Anivalda desde já agradeço o seu comentário. Veja o nosso artigo com dicas de como se vestir para uma festa dos anos 70: http://festa.umcomo.com.br/articulo/como-se-vestir-para-uma-festa-dos-anos-70-3901.html
Anivalda Aragao
Tenho uma festa de menina para organizar e o tema e anos setenta,gostaria de receber algumas dicas

Como organizar uma festa para meninos de 8 e 9 anos
Imagem: KKS Events/Pinterest/Reprodução
Imagem: Reprodução/soumae.org
1 de 3
Como organizar uma festa para meninos de 8 e 9 anos

Voltar ao topo da página