Partilhar

Como organizar uma festa para crianças de 3 e 4 anos

Por Sara Viega. Atualizado: 14 fevereiro 2019
Como organizar uma festa para crianças de 3 e 4 anos

O aniversário dos pequenos é sempre um motivo de celebração e diversão para eles, e os pais desejam que a experiência seja inesquecível. São muitos detalhes a ter conta para que a festa seja um êxito sem acabar com o nosso orçamento. Neste artigo do umCOMO damos dicas e inspirações de como organizar uma festa para crianças de 3 e 4 anos e que todos adorem.

Temas para festa de 3 anos e 4 anos

Comece por escolher o tema, há sempre algum personagem favorito ou um tema especial que o seu filho(a) adora neste altura, e nada melhor do que celebrar um dos dias mais especiais do ano rodeado dos personagens que tanto gosta, deixe que ele se fantasie caso ele queira e participe de forma ativa dizendo sobre o que quer que seja a sua festa.

Ideias de temas para festa de 3 e 4 anos - Meninos e meninas

Nem toda a festa infantil precisa ter tema, mas é fato que quando se trata de uma festa de 3 anos ou festa de 4 anos, as cores podem fazer a diferença, de maneira simples e criativa. Algumas ideias de temas de aniversario de 3 anos e 4 anos para meninos e meninas são:

  • A Fantástica Fábrica de Chocolates
  • Animais
  • Balões
  • Barney e seus amigos
  • Bicicleta
  • Bolas
  • Brinquedos antigos
  • Céu
  • Circo
  • Dinossauros
  • Esportes
  • Fazendinha
  • Filmes da Disney
  • Floresta
  • Fundo do mar
  • Galinha Pintadinha
  • Hello Kitty
  • Jardim
  • Lego
  • Mágico
  • Música
  • O Pequeno Príncipe
  • Patrulha canina
  • Peppa Pig
  • Personagens da Disney
  • Super-heróis
  • Teatro
  • Toy Story
  • Trenzinho
  • Unicórnio
  • Ursinho
Como organizar uma festa para crianças de 3 e 4 anos - Temas para festa de 3 anos e 4 anos

Onde comemorar festa infantil de 3 e 4 anos?

Claro que se você decidir festejar o aniversário do seu pequeno em um bufê infantil vai ter que pagar por isso, o que não quer dizer que não se possa poupar em outros aspectos, mas se você não tem muito orçamento não é uma boa alternativa a não ser que se trate de uma reserva gratuita.

Muitas pessoas decidem fazer uma tarde de pique-nique, uma experiência divertida e gratuita, já que nas cidades abundam os parques com amplos jardins. No entanto, você deverá contar com bom clima para isso. Outra boa alternativa é fazê-lo em casa, como era tão comum algumas décadas atrás, com a família e os amigos mais íntimos. Se você tiver um jardim, melhor ainda.

Convites para aniversário infantil 3 e 4 anos

Há muitas alternativas, desde um convite online já pronto dos que se encontram na Internet, até convites feitos em seu computador e impressos em casa. Se você for boa com os trabalhos manuais pode comprar algumas cartolinas coloridas e fazer você mesma os convites. Hoje em dia e com a tecnologia a nosso favor não é necessário gastar dinheiro demais nos cartões.

Decoração para aniversário de 3 anos e festa de 4 anos

Para a decoração não é necessário contratar um especialista no tema caso não tenha orçamento para tal. Compre uns balões de várias cores que combinem com o tema e com a sua família e alguns amigos convidados preparem todo o ambiente, encham os balões e usem serpentinas para que tudo fique mais colorido.

É sempre bom lembrar que se trata de uma festa infantil! Não de uma concorrência para ver quem organiza a reunião mais incrível. Por isso a decoração deve ser simples: balões coloridos, cartazes de felicitações, chapeuzinhos para os pequenos, elementos decorativos simples e coloridos que podemos encontrar em qualquer loja barata. Uma vez mais a criatividade é a ferramenta principal, não vale a pena gastar dinheiro demais em uma decoração que acabará no lixo.

Decorações para festa infantil temática

Se seu filho quiser uma festa temática de algum personagem, então você poderá fazer o bolo com este tema e comprar pratos e guardanapos combinando, mas não é necessário gastar um montão de dinheiro em elementos decorativos que combinem quando os balões são a melhor pedida.

Preparar uma festa de aniversário para o seu filho de 3 ou 4 anos requer sobretudo criatividade se quer gastar pouco. Por exemplo, combinar cores pode ajudar a criar o ambiente que deseja, se a festa tem como tema as princesas nem tudo deve ter princesas mas pode ter tudo tons de rosa, por exemplo. Se a criança quer uma festa sobre dinossauros, os tons verdes serão os seus aliados. Se for habilidosa com as mãos pode procurar na internet como desenhar e fazer personagem da Disney você mesma, investirá algum tempo mas poupará dinheiro.

Decoração de mesa para festa de 3 e 4 anos

A decoração da mesa é fundamental mas se quer poupar um pouco sem sacrificar a estética então utilize antes toalhas de papel, pratos e guardanapos simples e sem estampados, mais econômicos que os temáticos. Coloque chapéus coloridos para cada convidado e torne a mesa mais atrativa com engenho e criatividade. Pode pensar em investir um pouco mais numa torta ou bolo decorado de acordo com o tema da festa, assim terá uma mesa chamativa sem gastar muito.

Como organizar uma festa para crianças de 3 e 4 anos - Decoração para aniversário de 3 anos e festa de 4 anos

O que servir em festa de 3 e 4 anos?

A comida para a festa de aniversário de crianças com 3 e 4 anos pode ser totalmente preparada em casa, incluindo os snacks e pratos que os mais pequenos adoram e que já são um clássico nas festas infantis. Se planeia a festa num espaço fechado lembre-se de retirar tapetes, mantas e todo o que se possa manchar, bem como algo que se possa partir.

A comida para o aniversário do seu filho deve ser pensada especialmente para os menores: sanduíches simples, snacks variados, salsichinhas, biscoitos. Tudo aquilo que eles adoram e que nem sempre podem comer. Não elabore coisas elegantes e sofisticadas porque eles não vão apreciar e as festas de aniversário de seus filhos são para as crianças e não para os pais. Você vai conseguir poupar muito dinheiro se pensar desta forma.

No que diz respeito aos pais convidados para a festa de aniversário, pode preparar algumas coisas simples para eles irem petiscando, como uma tábua de queijos, enchidos, patês, nada de muito elaborado, afinal os protagonistas deste dia são os mais pequenos e não os adultos.

Brincadeiras para festa de 3 e 4 anos

Para as crianças o principal na sua festa de aniversário é a diversão, por isso é bom que escolha um espaço aberto com jardim ou terraço para que os pequenos possam correr, brincar e desfrutar. Recorra aos jogos clássicos para este tipo de festas, em vez de contratar uma animadora pode recorrer a uma amiga, prima, irmã que tenha carisma para divertir as crianças e fazê-los passar um bom momento. E se você ou alguma amiga é habilidosa pintando podem montar um posto de "pinta faces" para decorar os rostos das crianças que o queiram fazer.

Sempre na linha dos clássicos: algumas cadeiras, música e você já tem a brincadeira das cadeiras com pouco esforço. Adivinhações, rifas, colocar o rabo no elefante, procura do tesouro, todas as brincadeiras que adorávamos quando pequenos e que hoje em dia continuam fazendo sucesso. Um investimento pequeno e diversão garantida. Faça-as simples e você vai ver como todos se divertem.

E claro os jogos devem ter as suas recompensas, mas para os prêmios não é necessário gastar uma fortuna. Você pode encontrar opções muito econômicas de brinquedos e packs que são geniais para os mais pequenos e que permitem que o seu orçamento se mantenha estável. Lembre-se de comprar pelo menos um prêmio para cada jogo que planeja fazer.

Pinhata

Um bom investimento para festejar a festa de aniversário do seu filho é comprar uma piñata, esta deve estar de acordo com o tema da festa. A piñata ou quebra-pote é o momento chave da festa infantil e um clássico nos países latinoamericanos, por dentro pode enchê-la com brinquedos simples e baratos, doces e chocolates. Se comprar tudo em pacotes sairá muito mais econômico. É fundamental a supervisão de um adulto para esse tipo de brincadeira.

Lembrancinhas para festa de 3 e 4 anos

Para as lembrancinhas com guloseimas que se entregam a cada criança convidada no final da festa pode escolher um papel colorido e preparar você mesma as bolsinhas. Recheie os saquinhos com balas, chocolates e doces. Lembre-se que por serem crianças de 3 e 4 anos, é importante tomar cuidado com tudo aquilo que possa ser perigoso como pirulitos, por exemplo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar uma festa para crianças de 3 e 4 anos, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Conselhos
  • À medida que os convidados forem chegando e dando os seus presentes ao seu filho lembre-se de ficar junto dele para os receber. Ele pode abrir os presentes do convidado e depois você pode levá-los para outro sítio da casa e arrumá-los.
  • Para os adultos a aparência pode ser importante mas para as crianças o que lhes interessa é irem a uma festa para se divertirem. Tenha sempre isso em mente e tente fazer com que eles passem um bom momento.
  • Se tiver um orçamento suficiente não é necessário gastar uma fortuna em decoração, mais vale investir em jogos e em distrações para os mais pequenos.

Escrever comentário sobre Como organizar uma festa para crianças de 3 e 4 anos

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Viviane
Estou organizando a festa do meu filho de 03 anos tema Thomas e Seus amigos... vcs tem dicas para este tema pois esta dificil de achar decoração.
flaviane da silva guarez
tenho um primo que vai fazer 3 anos como devo fazer um anivesario pra ele simples e barato?
Marsus Adriana da Silva
olá, quero fazer a festa de 4 anos para o meu sobrinho. Pensei em fazer O Pequeno príncipe. Será que ele está muito grande para esse tema? Por favor, se puderem, aceito sugestões. Obrigada, Marsus
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Marsus, depende muito dos gostos do seu sobrinho. Se você sabe que ele gosta do Pequeno príncipe, então será uma ótima escolha, mas tente se informar antes se existe alguns desenhos animados que ele goste mais.
Gisele Machado
OI! Minha dúvida esta relacionada ao tema da festa do meu filho, ele fará 3 anos e eu adoraria fazer uma festa de Príncipe ou Urso Rei, mas confesso que estou achando o tema um pouco infantil demais para idade...(mas eu quero muito esse tema). Por favor, gostaria uma opinião??
Mayara
Ola boa noite !!! Meu menino vai fazer 4 aninhos, ele gosta do homem-aranha, batman e ben 10... Estou com pouca grana porem qro mto fazer uma festinha para ele .... Nunk fiz uma festa eu mesma organizando estou totalmente perdida poderian me dar dicas?
eva
o tema que eu quero,e cauntry vai ser num sitio o que posso colocar ,no mes de maio acho q vai ta frio ,ou ate mesmo estava pensando na fazendia me de algumas dicas,pois estou com pouco dinheiro mais queria fazer algo bem arrumadinho ele vai fazer 4 aninhos aguardo resposta obrigado
BARBARA MARIA
OI TUDO BOM EU NAO SEI COMO ORGANIZAR A FESTA DA MINHA FILHA PORQUE O MEU DINHEIRO ESTA PORCO MAIS A MIHA FILHA ESTA QUERENO A FESTA DELA.
Sara
Renata valeu! Obrigada pelo seu comentário! Continue seguindo os nossos artigos :)
Renata
Amei noossa esclareceu minhas dúvidas vou indicar pra muitos com certeza

Como organizar uma festa para crianças de 3 e 4 anos
1 de 3
Como organizar uma festa para crianças de 3 e 4 anos

Voltar ao topo da página