PARTILHAR

Como fazer uma fantasia de romana

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 julho 2019
Como fazer uma fantasia de romana
Imagem: ebay.com

A fantasia de romana é uma das mais rápidas e fáceis de fazer em comparação com outras fantasias. Se o convidarem de repente para uma festa de fantasias, ou se não sabe do que se fantasiar no Halloween ou Carnaval, uma fantasia de deusa romana é uma ótima opção! Você só precisa de tecido branco, um broche e um fecho. Em umComo vamos ensinar você a fazer uma fantasia de romana.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma fantasia de Kratos
Passos a seguir:
1

Vá a uma loja de tecidos e peça para lhe mostrarem um tecido branco, beje ou marfim. Por que é necessário um tecido dessa cor e não de outro? Porque na Antiga Roma todo mundo se vestia de branco, exceto a realeza, cujas roupas costumavam ser de tons roxos. Se não quiser gastar dinheiro, poderá optar sempre por um lençol branco.

2

O tecido que escolher deve ser suficientemente grande para que depois o vestido ou toga chegue dos ombros até os pés. Deve cobrir o seu corpo por inteiro, por isso escolha o dobro da quantidade de tecido que cobre a parte da frente. Os vestidos curtos eram só para crianças.

Outro dos elementos chave dos trajes romanos é o cinturão dourado. De maneira que, irá necessitar de um cordão, tecido ou fita desta cor com o comprimento suficiente para dar várias voltas. É sempre melhor sobrar do que faltar, por isso não hesite em comprar entre 2 a 2 metros e meio.

Como fazer uma fantasia de romana - Passo 2
Imagem: artelibre.net
3

Se quiser fazer a sua fantasia caseira de romana mais completa, procure por broches em tons dourados para segurar as pontas do traje. Este elemento é opcional, mas dará à sua fantasia um toque mais elaborado. Mas, se quiser fazer a fantasia mais simples, pode atar as extremidades com um nó, de seguida explicamos-lhe como.

4

Agora que já tem os elementos mais importantes da fantasia de romana, vamos fazer o vestido. A forma mais fácil de fazer um vestido de romana é atando-o a um ombro e deixando o outro descoberto. Para isso, estenda o tecido branco, pegue em um dos extremos com uma mão e o outro com a outra mão. Passe o tecido por trás, como se quisesse envolver nele, mas que fique à altura das axilas. Agora, pegue no extremo esquerdo e passe-o à frente, até ao ombro direito (deve passá-lo por debaixo do braço para que o ombro não fique coberto), tapando o peito. E leve o extremo direito até à axila esquerda, deverá passá-lo à frente do anterior.

Como fazer uma fantasia de romana - Passo 4
Imagem: disfarcesycarnaval.es
5

Agora que já tem os extremos cruzados, deverá apenas uni-los. Pegue na ponta que ficou na axila esquerda e ate-a com a outra ponta passando-a por detrás, por baixo do braço. Faça um nó suficientemente forte para que não se desfaça e esconda as pontas por dentro do traje. Já tem o seu vestido de romana feito, fácil! E ao ficar com uma ligeira abertura na perna aumenta a credibilidade da sua fantasia, visto que as autênticas romanas usavam vestidos assimétricos. Se quiser, pode coser um broche para unir os extremos do vestido, mas esta opção irá demorar mais tempo do que a anterior.

Como fazer uma fantasia de romana - Passo 5
Imagem: disfarcesycarnaval.es
6

Vamos agora fazer o cinturão. Este passo é livre, por isso pode atar o cinturão dourado como mais gostas, mas vamos dar a você algumas ideias. A mais simples é pegar na fita, cordão ou pedaço de tecido e passá-lo pela cintura e dar duas voltas simples. A outra opção é um pouco mais elaborada, mas passa por tentar colocá-lo em forma de cruz, e atá-lo atrás com um nó duplo. Para isso, coloque o cordão por detrás, situando-o na parte mais alta da cintura, pegue em um extremo e leve-o por trás até ao extremo inferior contrário. Faça o mesmo com a outra ponta, passe os dois extremos por detrás (agora na cintura) e dê-lhe a volta para fazer o nó atrás.

Como fazer uma fantasia de romana - Passo 6
Imagem: disfarcesbacanal.com
7

Visto que o traje de romana é muito simples, pode complementá-lo com uma toga. Para isso, pode pegar em um lençol vermelho ou comprar um tecido estampado com motivos romanos. Para o colocar, coloque simplesmente um dos extremos sobre o braço esquerdo, de forma a que o tecido fique bastante pendurado atrás, e leve o outro extremo até ao ombro direito, passando-o por detrás. Não ate, deixe ficar solta. Embora este seja um elemento que lhe irá permitir resguardar do frio, é importante que saiba que é uma peça que costumava fazer parte do vestuário dos homens.

Como fazer uma fantasia de romana - Passo 7
Imagem: angelotodaro.it
8

Se desejar, também pode adicionar à fantasia um toque diferente com os complementos, pulseiras douradas, pendentes largos e um penteado com ondas. Ondule todo o seu cabelo com ondas grandes e marcadas e, como provavelmente irá sobrar-lhe fita do cinturão dourado, pegue em um pedaço e coloque-o na cabeça. Quanto à maquiagem, as romanas caracterizavam-se por serem mulheres que usavam maquiagem excessiva. Por isso, opte por um look mais simples e natural, com sombras de olhos em tons marrons e nude, maçãs do rosto destacadas e lábios discretos.

Como fazer uma fantasia de romana - Passo 8
9

Quanto aos pés, o calçado por excelência dos romanos eram as sandálias. De maneira que, resgate as suas sandálias de verão e consiga uma fantasia de romana caseira para a festa de carnaval ou Halloween.

Veja também: Como fazer roupa típica alemã

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma fantasia de romana, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer uma fantasia de romana
Imagem: ebay.com
Imagem: artelibre.net
Imagem: disfarcesycarnaval.es
Imagem: disfarcesycarnaval.es
Imagem: disfarcesbacanal.com
Imagem: angelotodaro.it
1 de 7
Como fazer uma fantasia de romana

Voltar ao topo da página ↑