Partilhar

Como fazer enfeites de Natal com pinhas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer enfeites de Natal com pinhas
Imagem: msucculent.com

Na hora de decorar a nossa casa no Natal, existem inúmeras ideias para fazer enfeites e muitas delas são bastante econômicas. Hoje vamos ensinar a fazer enfeites de Natal utilizando um elemento natural que podemos pegar em qualquer floresta perto de nossa casa, tratam-se das pinhas. Para além de serem um símbolo típico do Natal, com elas podemos fazer todo o tipo de decorações natalinas, desde centros de mesa, guirlandas, bonecos para o natal, podemos usá-las para decorar velas, entre outras coisas. Se quer saber como fazer enfeites de Natal com pinhas, continue lendo este artigo de umComo e confira as ideias que temos para si.

Centros de mesa com pinhas

Um dos enfeites de Natal que poderá fazer com pinhas são centros de mesa. Eles são fundamentais para decorar a mesa para o jantar de Natal e dar uma luz diferente. Algo muito simples que você pode fazer com pinhas é pegar num jarro alto de vidro e colocar no interior pinhas. Se desejar poderá pintar as pinhas com as cores que estiver utilizando para a restante decoração de Natal da sua casa.

Outra forma de você fazer um centro de mesa com pinhas é pegar em algumas velas, juntá-las e colocar ao redor delas pinhas e azevinhos. Se desejar poderá colocar todos estes elementos diretamente em cima da mesa ou de um prato decorativo, assim será mais fácil de mexer de um lado para o outro. Outra opção seria colar as pinhas ao redor das velas, isto se as velas tiverem uma grossura suficiente para isso. Na falta de velas altas e grossas, também pode optar por colar uma vela pequena no topo da pinha. Adicione ao centro de mesa fitas, bolas natalinas e outros elementos que quiser. Se desejar, poderá obter mais ideias de centros de mesa caseiros para o Natal no nosso artigo.

Como fazer enfeites de Natal com pinhas - Centros de mesa com pinhas
Imagem: blog.dactylo.com.br

Guirlandas com pinhas

As guirlandas são outro dos elementos típicos das decorações de Natal, elas podem ser usadas para pendurar na entrada da casa ou até mesmo no interior desta. Pode colocar guirlandas penduradas nas janelas, em alguma parede ou até mesmo no exaustor da cozinha. As pinhas são perfeitas para fazer guirlandas de Natal e, mais uma vez, se desejar poderá pintá-las das cores a seu gosto. Você pode fazer uma guirlanda apenas com este elemento ou combinar pinhas com laços, bolas natalinas, azevinhos e outros elementos.

Para fazer a guirlanda de Natal com pinhas, você precisará de uma base. Depois de a ter basta ir colando as pinhas e os restantes elementos que quiser utilizar ao redor da base. Neste outro artigo poderá encontrar mais ideias para fazer uma guirlanda de natal.

Como fazer enfeites de Natal com pinhas - Guirlandas com pinhas
Imagem: minhacazablue.blogspot.pt

Cordão de enfeite natalino com pinhas

Outra forma de você utilizar pinhas para fazer enfeites de Natal é criando um cordão de enfeite natalino. Para isso você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Pinhas;
  • Tinta em spray nas cores que quiser utilizar;
  • Pistola de cola quente;
  • Fita métrica ou régua;
  • Cordão de sisal.

Para fazer este cordão de enfeite natalino com pinhas deve começar por pintar as pinhas nas cores que desejar. Pinte as pinhas sempre ao ar livre e forre o local onde as vai pintar com jornal ou papelão. Deixe-as secar bem. Este passo é opcional, uma vez que se desejar poderá deixar as pinhas tal como elas são.

Agora deverá colocar cola quente logo abaixo da primeira camada da pinha. Depois cole o cordão e meça com a fita métrica ou régua a distância que pretende entre uma pinha e outra. Volte a colocar cola na pinha seguinte e cole o cordão. Faça isto até ter o cordão preenchido com as pinhas que desejar. Ao invés de colar as pinhas ao cordão, também poderá colocar um gancho em cada pinha e depois pendurá-las no cordão. Uma vez pronto, basta colocar o cordão de pinhas onde desejar.

Como fazer enfeites de Natal com pinhas - Cordão de enfeite natalino com pinhas
Imagem: reciclaredecorar.com

Mini árvore de Natal de pinha

Você também pode fazer uma mini árvore de Natal de pinha para decorar a sua casa. É muito simples de fazer, você só precisa pintar as pinhas de verde e, para isso pode utilizar tinta guache ou em spray. Deixe secar bem e depois é só enfeitar a sua mini árvore de Natal com peças improvisadas, como pingentes, peças de brinquedos pequenos, jóias velhas, contas para bijuterias e o que se lembrar. Esta é uma ótima atividade para fazer com as crianças de casa, elas vão adorar.

Como fazer enfeites de Natal com pinhas - Mini árvore de Natal de pinha
Imagem: nossavidacomalice.wordpress.com

Bonecos de pinhas

E que tal transformar as pinhas em bonecos bem engraçados para decorar a sua casa neste Natal? Você pode criar bonecos de neve, corujas, renas, esquilos e outros bonecos que desejar. Tudo o que você precisa fazer é fazer as peças em feltro, tecido ou outro material para depois colar na pinha e criar um lindo bonequinho. Para fazer a cara dos bonecos de pinhas pode aproveitar brinquedos que tenha em casa e estejam estragados ou que os seus filhos já não usem. Mais uma vez, esta é uma atividade bem legal para fazer com a criançada lá de casa.

Como fazer enfeites de Natal com pinhas - Bonecos de pinhas
Imagem: town-n-country-living.com

Vela em forma de pinha

Para fazer uma vela em forma de pinha, deverá pegar nas pinhas e atar um fio à volta delas, apertando bem o nó (que depois não se verá). Pode derreter cera em banho maria em duas panelas e adicionar as tintas que quiser, para que as velas em forma de pinha tenham uma cor diferente. De seguida, deixe esfriar um pouco e comece a mergulhar cada pinha na cera derretida. Quantas mais vezes fizer o processo, mais grossa será a camada de cera. Por fim, deixe-as secar e já terá prontas as suas velas em forma de pinha.

Como fazer enfeites de Natal com pinhas - Vela em forma de pinha

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer enfeites de Natal com pinhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre Como fazer enfeites de Natal com pinhas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
gilsa
Que trabalho maravilhoso amei todos.

Como fazer enfeites de Natal com pinhas
Imagem: msucculent.com
Imagem: blog.dactylo.com.br
Imagem: minhacazablue.blogspot.pt
Imagem: reciclaredecorar.com
Imagem: nossavidacomalice.wordpress.com
Imagem: town-n-country-living.com
1 de 7
Como fazer enfeites de Natal com pinhas

Voltar ao topo da página