Partilhar

Como fazer uma fantasia de flor

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 26 junho 2019
Como fazer uma fantasia de flor
Imagem: pragentemiuda.org

A fantasia de flor é muito versátil, pode ser utilizada por adultos e crianças, dependendo da ocasião na qual será utilizada, da flor escolhida e de quem usará o costume. Apesar de não estar entre as fantasias mais complexas e difíceis de se fazer, é sempre bom ter uma ajuda na hora de criar um look para não se esquecer de nada! Está procurando saber como fazer uma fantasia de flor? Chegou ao lugar certo, neste artigo do umCOMO vamos explicar para você cada detalhe!

Também lhe pode interessar: Como fazer uma fantasia de joaninha

Como fazer fantasia de flor: primeiros passos

O primeiro passo para fazer uma fantasia de flor é decidir a flor queremos criar, afinal, não tem como pensar em como fazer fantasia de girassol, rosa, margarida ou qualquer outra que seja sem termos o objetivo acertado.

Outro ponto importante antes de ir atrás dos materiais necessários para a produção do costume é pensar em quem irá usá-lo e qual será a ocasião, afinal, uma fantasia adulta caso queira fazer uma fantasia de flor para o carnaval será muito diferente de uma fantasia infantil para um evento escolar.

Roupa para fantasia de flor

Para a sua fantasia de flor, você vai precisar de roupa verde para simular as folhas. No caso de fantasia feminina, consiga um collant e uma legging, também é possível usar uma camiseta básica ou então ousar mais e utilizar vestidos e saias. Independente do estilo da roupa, é importante que seja verde e também evitar que as peças do look tenham tons que destoem muito.

No caso de homens, é possível apostar em calças ou bermudas, tudo depende de sua preferência, além de camisetas de manga comprida ou curta. Apenas não se esqueça de que tudo deverá ser verde. Para fantasia de flor infantil, aposte sempre no conforto.

Como fazer uma fantasia de flor - Roupa para fantasia de flor

Tronco para fazer fantasia de for

Independentemente do tipo de flor que você escolher para a sua fantasia, essa parte será igual e optativa, ou seja, dá uma graça a mais ao costume mas não precisa ser feita necessariamente. Para tornar a fantasia ainda mais autêntica, consiga um vaso grande de flores de plástico. O vaso será para a pessoa que se fantasiar de flor usar na cintura, por isso deve se certificar que a largura do vaso é suficiente. Depois de ter o vaso deverá cortar o fundo com um estilete.

Agora para simular a ervinha saindo do vaso, consiga alguns pompons verdes e retire-lhes o cabo, a parte onde os seguramos. Ao retirar essa parte, ficará com uma faixa verde e o que vamos fazer com essas faixas é colá-las no interior do vaso. Pegue em uma pistola de cola quente e coloque cola no interior do caso, logo no topo. De seguida, vá colando as faixas dos pompons até preencher pelo menos metade da largura do vaso. Depois disso, coloque as fitas para fora do vaso e já tem as ervinhas simuladas.

Para usar o vaso na sua fantasia, você deverá prender uns suspensórios ao vaso. Pode ser necessário fazer uns furos na borda do vaso para conseguir prender os suspensórios. Caso não encontre pompons verde, é possível utilizar papel crepom.

Como fazer uma fantasia de flor - Tronco para fazer fantasia de for
Imagem: youtube.com

Como fazer máscara de flor em EVA

Agora que o corpo da fantasia já está pronto, é hora de cuidar da parte superior. Vamos fazer a máscara de flor. Tal como dissemos no início, você pode adaptar esta máscara a outra flor, basta apenas mudar a forma e cor das pétalas, entretanto, aqui explicaremos como fazer uma máscara de margarida. Veja abaixo os materiais necessários e como fazer máscara de flor em E.V.A.:

  • E.V.A. branco e verde;
  • Elástico;
  • Fita de cetim;
  • 1 alfinete;
  • Agulha e linha.
  1. Com uma fita métrica, meça a circunferência da cabeça da pessoa que se vai fantasiar de flor. Corte duas tiras de E.V.A. verde do tamanho da circunferência da cabeça. Depois costure uma tira à outra, mas apenas de um lado.
  2. De seguida, desenhe e corte pétalas no E.V.A. branco. Corte pétalas suficientes para preencher a fita de E.V.A. do passo anterior. Para conseguir um verdadeiro efeito de pétala, dobre a pétala de E.V.A. ao meio e passe o ferro por cima. Quando abrir a pétala terá aquele vinco no meio típico das pétalas da margarida.
  3. Agora costure as pétalas a uma das tiras de E.V.A. verde, tal como mostra a imagem. Faça uma pequena dobra na parte que vai ser costurada da pétala, isso vai ajudar a que a pétala se mantenha em pé.
  4. Após ter todas as pétalas costuradas, deverá cortar um pedaço de elástico do tamanho da circunferência da cabeça, de maneira a que a máscara fique segura na cabeça. Corte também duas tiras de cetim de tamanho suficiente para prender a máscara com um laço na cabeça.
  5. Deverá colocar a tira de elástico no meio das duas tiras de E.V.A. e, costurar as fitas de cetim também no interior, uma de cada lado. Depois costura as duas tiras de E.V.A. verdes uma na outra.
  6. No fim do processo, sua flor para colocar no rosto deverá estar como a da imagem abaixo, agora já tem a sua fantasia de flor pronta para este Carnaval!

Além da máscara de flor margarida, caso queira fazer um girassol, por exemplo, basta substituir o E.V.A. branco por um amarelo e cortar as pétalas em formados das da flor. Se quiser, também é possível fazer essa mascara de flor com cartolina.

Como fazer uma fantasia de flor - Como fazer máscara de flor em EVA
Imagem: purlbee.squarespace.com

Maquiagem da fantasia de flor

A maquiagem é algo opcional na fantasia de flor. Caso você queira usar uma maquiagem convencional, não se preocupe, entretanto, caso queira deixar a fantasia um pouco mais elaborada, é um bom método.

A primeira opção para o rosto no caso desse tipo de fantasia é pintar a pele com a cor do miolo da flor, no caso da margarida, por exemplo, serie pintar de marrom, entretanto, é possível fazer uma maquiagem bonita que complete o look. No caso da margarida, você poderá optar por uma maquiagem com tons terrosos para combinar com a planta ou ir pelo caminho oposto e utilizar cores fortes como a de um batom vermelho para destoar, causando contraste com o verde e o branco do resto da fantasia.

No caso de fantasia de flor infantil, é possível desenhar flores na bochecha da criança, apenas tome o cuidado de utilizar materiais hipoalergênicos para evitar reações alérgicas às tintas e maquiagens.

Como fazer uma fantasia de flor - Maquiagem da fantasia de flor

Sapato para fantasia de flor

Na hora de escolher o sapato para fantasia de flores, primeiro devemos pensar na ocasião. Se vamos para uma festa à fantasia, é possível usar um sapato um pouco mais bonito e menos casual.

Além da situação na qual a fantasia será usada, é importante também pensar na cor dos calçados. No caso de fantasia de florzinha, seja qual for, é sempre bom optar por sapatos de cores neutras como preto ou marrom, além, claro, do verde, que estará combinando com as roupas.

A boa escolha em relação à cor da fantasia é essencial pois, apesar de ser algo que fica baixo e não é tão chamativo, uma má escolha na hora de escolher os sapatos na hora de sair por estragar qualquer vestimenta e fazer com que perca o equilíbrio, parecendo que não pensamos muito bem antes de escolher o que usar. Caso tenha um espelho de corpo inteiro em casa, coloque os sapatos escolhidos e olhe bem para ver se está combinando, às vezes é difícil saber como estamos quando usarmos vestimentas fora do usual como uma fantasia.

Veja também: 6 fantasias de frutas fáceis de fazer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma fantasia de flor, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre Como fazer uma fantasia de flor

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer uma fantasia de flor
Imagem: pragentemiuda.org
Imagem: youtube.com
Imagem: purlbee.squarespace.com
1 de 5
Como fazer uma fantasia de flor

Voltar ao topo da página