Partilhar

Como fazer um discurso no jantar de Natal da empresa

Por Sara Viega. Atualizado: 18 outubro 2018
Como fazer um discurso no jantar de Natal da empresa

Na véspera do Natal nossas agendas começam a ficar preenchidas com compromissos sociais, jantares, festas, reuniões e momentos para passar de forma mais íntima com os nossos entes queridos e também com os companheiros de trabalho. E é claro que o jantar de Natal da empresa é um momento adequado para se dirigir aos colaboradores com algumas palavras de estima, de modo a terminar o ano de forma positiva. Se tem de assumir essa responsabilidade mas não sabe por onde começar, eis algumas dicas para que saiba fazer um discurso no jantar de Natal da empresa.

Também lhe pode interessar: Como organizar a festa de Natal da empresa

Como fazer o discurso de confraternização da empresa

O discurso de fim de ano para funcionários pode ser um divisor de águas em critério de motivação da equipe, assim como qualquer interpretação dúbia pode ser suficiente para gerar descontentamentos. É por isso que vale a pena pensar em alguns pontos cruciais antes e durante o agradecimento na festa de confraternização de empresa:

1. Faça o discurso de Natal antes da refeição

Um bom momento para se dirigir aos colaboradores é após todos terem chegado, ao beberem um aperitivo, antes da refeição. Nesta altura, ninguém estará demasiado animado por causa do álcool e de certeza que aguardam algumas palavras por parte de um representante da empresa. Não espere pelo final para o fazer, pois isto pode ser interpretado como o resultado de alguns copos a mais

2. Seja espontâneo

Este pequeno discurso para festa de confraternização da empresa deve ser espontâneo. Não deve escrevê-lo nem fazer deste um momento formal que tome demasiado tempo ao jantar. Todos estão presentes para partilhar um momento diferente fora do escritório e não para prolongar o horário de trabalho. Você não vai querer que os colaboradores se entediem.

3. Agradeça

Em primeiro lugar, agradeça a presença de todos, pois deixaram um espaço na agenda para partilhar com os colegas de trabalho durante estas datas tão importantes. Um agradecimento de festa de confraternização de empresa é sempre uma boa forma de começar.

4. Relembre

No discurso, poderá exaltar os objetivos atingidos da empresa no ano que está a terminar, as metas que alcançaram e as dificuldades que conseguiram ultrapassar para chegarem onde estão agora, sempre com uma tónica positiva e animada.

5. Discurso de fim de ano para emocionar

Explique resumidamente que o próximo ano será melhor, que haverá mais trabalho e novos objetivos a atingir. Neste tipo de discursos, é importante destacar valores como o trabalho árduo, o companheirismo e o respeito, ideias com que todos se identificam e que, geralmente, são necessárias para que um grupo de trabalho funcione bem.

6. Agradeça (sim, de novo)

Finalmente, agradeça novamente a presença de todos e destaque que tudo o que alcançaram durante o presente ano não teria sido possível sem o contributo de cada um dos colaboradores que constituem a empresa. Esta frase, que pode soar a cliché, é muito valorizada por todos, pois faz sentir que todos fazem parte de uma estrutura que funciona e em que cada indivíduo é tido em conta

Após este breve discurso, convide todos a continuarem a desfrutar a noite, deseje um feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos os colaboradores e respetivas famílias e conclua o discurso. Desta maneira simples e com umas breves palavras ficará muito bem visto perante todos os colaboradores, quebrando o gelo e fazendo-os sentirem-se úteis e valorizados

Veja também: Como revelar amigo secreto de forma engraçada

Como fazer um discurso no jantar de Natal da empresa - Como fazer o discurso de confraternização da empresa

Presente de Natal para funcionários

Durante o Natal, um detalhe muito acarinhado por parte dos trabalhadores é receber alguma lembrança da empresa. Isto faz com que sintam uma certa cumplicidade com o seu trabalho, com os seus chefes e definitivamente com o seu trabalho. Nestes dias de alegria, de felicidade e de demonstrar carinhos, é quando mais se aprecia este tipo de detalhes, algo que embora pareça incrível fará com que o trabalhador valorize mais o seu posto de trabalho. Mas, o que dar de presente para os funcionários? Agora que você já sabe como fazer um discurso de final de ano para funcionários, explicamos-como escolher os presentes de Natal para a sua empresa.

É difícil saber o que oferecer aos trabalhadores da sua empresa durantes as datas de Natal. É complicado procurar algo de forma geral que agrade a todos, que seja útil e por sua vez que seja elegante, mas no entanto que não seja uma grande despesa. Muitas hipóteses nos passam pela cabeça, mas como conselhos, foque-se em pensar que é apenas um detalhe para lhes desejar um feliz Natal e o agradecimento por fazerem parte da equipe.

O simples gesto de oferecer, seja o que for, será bem recebido pelo trabalhador. Uma cesta, um bilhete de lotaria, uma garrafa de vinho ou qualquer coisa típica do Natal será bem aceite e sobretudo agradecido, principalmente em época de crise que custa tanto acabar o mês no que diz respeito a economias.

Presentes personalizados

Se tem uma empresa pequena e conhece bem os seus empregados, não duvide em fazer-lhes um presente personalizado e diferente para cada um deles: desde um livro, um CD ou qualquer coisa que saiba que possa agradar ao seu colaborador. Ficarão muito contentes e além disso vão dar valor a personalização dos presentes.

Jantar da empresa

Pode organizar um jantar de empresa, muito típico nestas ocasiões e nesse mesmo jantar se não sabe muito bem o que oferecer, pode dar um agradecimento com algum produto da mesma empresa que lhes possa agradar ou lhes possa ser útil. Irá surpreendê-los a além disso, aproximá-los da empresa e dos seus produtos.

Viagem de final de ano

Caso consiga e tenha orçamento para tal, pode fazer uma pequena viagem de empresa, durante um par de dias, em que os trabalhadores tenham contato fora do trabalho e compartilhem a experiência de poder viajar. Um hotel acolhedor, excursões, atividades, jantares e almoços servem de mote para partilhar alegrias e certamente que todos irão adorar.

Festa de confraternização

Também pode ser muito divertido e muito original organizar uma festa em que possam ir com os seus familiares e filhos. Uma festa em que os mais pequenos recebam os seus presentes de Natal e jantem todos na companhia dos seus companheiros de trabalho e família.

Sugestão: 30 ideias geniais para brincar de amigo secreto diferente

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um discurso no jantar de Natal da empresa, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Conselhos
  • O discurso no jantar de Natal é sempre aguardado pelos colaboradores, que o veem como um ritual para informar que a noite começou oficialmente
  • Se há algum colaborador que se tenha destacado especialmente durante o ano, deve felicitá-lo em privado. Durante o discurso, deve fazer os colaboradores sentirem que foram um contributo importante e não realçar apenas alguns
  • Se não puder evitar destacar o trabalho de alguns membros da empresa devido a um determinado problema por que passaram, deve mencionar todo o departamento

Escrever comentário sobre Como fazer um discurso no jantar de Natal da empresa

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Alino Moura Sousa
Pretendo um discurso de jantar se um grupo de 16 amigos,composto por homens e mulheres.
A sua avaliação:
FERNANDO SILVA, FB, UNIPESSOAL, LDA
Pretendo um discurso de almoço de Natal dos 7 funcionários que a firma detém. Grato.

Como fazer um discurso no jantar de Natal da empresa
1 de 2
Como fazer um discurso no jantar de Natal da empresa

Voltar ao topo da página