Partilhar

Como fazer gás hélio caseiro

 
Por Ketlyn Araujo. 4 novembro 2020
Como fazer gás hélio caseiro

Os balões são um dos melhores recursos para decorar qualquer tipo de festa ou celebração. Com certeza, eles já fizeram parte de diferentes eventos infantis e aniversários que você participou. Porém, às vezes os balões não ficam cheios ou não brilham o quanto deveriam, especialmente se são do tipo que possuem formas ou materiais especiais e devem ser inflados com o uso de gás hélio.

O que fazer, então, quando não temos gás hélio em casa? É possível fazer gás hélio caseiro? Quais alternativas nós temos nesses casos? Não se preocupe, pois neste artigo do umCOMO compartilhamos com você tudo o que você deve saber sobre como fazer gás hélio caseiro. Vamos lá!

Também lhe pode interessar: Como fazer um luau na praia

Como fazer gás hélio caseiro

O hélio é um tipo de gás bastante leve que é usado, entre outras coisas, para encher balões. Com certeza, alguma vez na vida, você já encheu um balão de gás hélio e sugou o ar para ficar com a voz mais aguda. Esse curioso fenômeno acontece por conta do movimento rápido que os átomos de hélio realizam.

Porém, o gás hélio não é um produto barato, e seu uso pode ser de arriscado para a saúde, especialmente quando ele é inalado. Além disso, se alguma vez você já procurou onde encher balões com gás hélio, já percebeu que não é todo lugar que conta com esse tipo de serviço, porque, muitas vezes, ele é também trabalhoso.

Por conta disso tudo, nos últimos tempos as pessoas têm buscado outras soluções para encher bexigas sem a necessidade de usar o gás hélio propriamente dito e a alternativa mais atrativa é a preparação de um "hélio caseiro". Esse tipo de gás, que não é exatamente hélio, é tão eficiente quanto o original, além de mais prático, e pode te ajudar a encher balões usando apenas ingredientes presentes no seu dia a dia.

Quer aprender como encher balões com esse método? Continue a leitura!

Materiais necessários para o gás hélio caseiro

Para aprender como fazer gás hélio caseiro você vai precisar de materiais bastante fáceis de encontrar. Se você não possuir todos esses instrumentos e ingredientes em casa, poderá encontrá-los de maneira fácil e econômica em qualquer supermercado. Você vai precisar de:

  1. Balões (quantos você quiser);
  2. Um funil;
  3. Garrafas de água pequenas com o bocal estreito (a quantidade varia, também, de acordo com a quantidade de balões que você quer encher);
  4. Vinagre branco destilado (não recomendado para fins alimentícios);
  5. Duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
Como fazer gás hélio caseiro - Materiais necessários para o gás hélio caseiro

Passo a passo para fazer gás hélio caseiro

Antes de começar o passo a passo a seguir para fazer hélio caseiro, tenha em mente que não vamos produzir o gás hélio propriamente dito, mesmo que ele seja conhecido por esse nome popularmente. O hélio é um elemento químico que pesa menos que o ar e, na ausência dele, no umCOMO te mostramos uma receita caseira, simples e barata para que você possa encher os balões, com o mesmo efeito, sem maiores problemas:

  1. Com auxílio de um funil, despeje um pouco do vinagre branco destilado em uma garrafa (cerca de 1/4, aproximadamente). É recomendável que as garrafas sejam de plástico (já que o vinagre pode estragar materiais como metal e cristal) e que possam ser facilmente apoiadas sobre uma superfície plana.
  2. Em seguida, pegue um balão murcho e despeje o bicarbonato de sódio nele. Para isso, você também pode contar com a ajuda de um funil ou canudo.
  3. Coloque a abertura do balão na boca da garrafa, sempre com cuidado para que o bicarbonato não escape. Assim que você conseguir prender o balão na boca da garrafa, chegou o momento de deixar que o bicarbonato desça até o fundo da garrafa, onde entrará em contato com o vinagre.
  4. Neste passo podemos comprovar a reação química que acontece quando o vinagre entra em contato com o bicarbonato. Conseguimos ver uma espécie de efervescência dentro da garrafa, que é produzida graças à formação do dióxido de carbono, o gás que irá fazer com que o balão infle.
  5. Repita o passo a passo com o restante dos balões que você quer encher. Não se preocupe caso você não obtenha o efeito desejado, pois isso provavelmente deve ter acontecido porque você não fez uso das quantidades certas de vinagre ou de bicarbonato. Repita o processo com maiores quantidades desses ingredientes e, se puder, agite levemente a garrafa para eliminar as bolhas que serão formadas como consequência da reação.

Pronto, você acaba de aprender como fazer gás hélio caseiro! Para mais informações sobre como decorar festas infantis, não perca este outro artigo do umCOMO.

Como fazer gás hélio caseiro - Passo a passo para fazer gás hélio caseiro

Dicas importantes

Agora que você já sabe como fazer gás hélio caseiro, é importante que você também tenha em mente algumas dicas e advertências tanto antes quanto depois de fazer uso dos materiais e ingredientes citados:

  • Os resíduos que permanecem na garrafa após a mistura não são reaproveitáveis, uma vez que a maioria dos compostos restantes é constituída por água. Portanto, se você quiser encher mais balões, você terá que usar uma nova garrafa.
  • Tome cuidado especialmente com as crianças, já que a mistura desses ingredientes pode ser considerada de certo risco para os pequenos, principalmente sem a supervisão de um adulto.
  • Se você não possuir vinagre branco destilado, tente com outro tipo de vinagre, tendo em mente que os efeitos da reação química podem demorar mais para serem notados.
  • Se você não tiver garrafas de plástico, pode usar garrafas de aço inoxidável.
  • Não é recomendável inalar o "hélio caseiro", já que os gases contidos na mistura podem provocar enjoos e outros tipos de complicações.

Agora que você já tem os seus balões, pode ser que tenha dúvidas de como usá-los na decoração. Se este é o caso, não deixe de conferir também como decorar sua festa com balões.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer gás hélio caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer gás hélio caseiro
1 de 3
Como fazer gás hélio caseiro

Voltar ao topo da página