Partilhar

30 brincadeiras para noite do pijama

 
Por Yasmin Fonseca. 24 maio 2019
30 brincadeiras para noite do pijama

Festas do pijama são sempre uma forma divertida de receber amigos dos filhos em casa e, com o preparo adequado, pode ser divertidos até mesmo para os pais! Entre arrumar a casa, planejar a programação e contatar os pais de todos os amigos para combinar o evento, às vezes ficamos perdidos sem saber por onde começar. Como eventos do tipo não são nada sem brincadeiras divertidas, veja abaixo 30 brincadeiras para noite do pijama para entreter todos os convidados!

Mímica

Uma boa opção entre as brincadeiras para festa do pijama é a mímica. Para esse jogo você precisará de folhas de papel e de caneta. Antes do jogo iniciar, você precisará cortar pedaços do papel e escrever em cada um algo que o jogador deverá imitar, tente pensar na faixa etária das pessoas que estarão brincando para que o jogo não fica muito fácil nem muito difícil na noite do pijama.

Divida o grupo em 2, de forma que em cada rodada alguém de um grupo vá fazer a mímica para que seja adivinhado.

A brincadeira pode envolver mímicas de:

  • Animais;
  • Profissões;
  • Personagens de filme etc.

Caça ao tesouro

Dentre as brincadeiras para festa do pijama, a caça do tesouro dá um pequeno trabalho para ser organizada mas é uma brincadeira muito divertida e que vale a pena. Para fazer você precisará de:

  • Folhas de papel;
  • Canetas coloridas;
  • Prêmios para serem o tesouro.

Para organizar a brincadeira da caça ao tesouro na noite do pijama, você precisará escrever enigmas sendo que o primeiro deve ser dado e os outros devem guiar as crianças até o próximo enigma. O objetivo é que as crianças adivinhem, pelos enigmas, onde está a próxima dica até que encontrem o tesouro.

O ideal é fazer essa brincadeira em um espaço grande como uma casa, já que a falta de espaço de apartamentos pode atrapalhar um pouco.

Para evitar problemas na hora da divisão do tesouro, você pode separá-lo em saquinhos para que cada um pegue um.

Leitura complementar: Como preparar uma caça ao tesouro para crianças

Bingo

O bingo pode ser muito legal como brincadeira para festa do pijama juvenil se for bem organizado, é possível até mesmo oferecer doces como presente para os ganhadores, contanto que acabe também dando aos outros, afinal, crianças podem ficar magoadas e a intenção não é essa. Compre chocolates ou balas e coloque em saquinhos como lembranças de festa de aniversário.

Caso as crianças não saibam muito bem como funciona um bingo, explique as regras para se certificar de que o jogo correrá bem.

SPA na festa do pijama

Para uma noite de SPA você precisará de alguns itens de beleza que devem ser comprados, ou fazer receitas caseiras, caso você não já os tenha. Os itens essenciais são:

  • Elásticos e presilhas de cabelo;
  • Esmalte;
  • Maquigem;
  • Espelhos;
  • Escovas de cabelo.

Na hora de comprar os itens, dê preferências aos coloridos, afinal, crianças costumam gostar mais de acessórios e pinturas chamativos. Após as arrumações, vocês podem fazer uma sessão de fotos para eternizar o momento e ficar de recordação tanto para os pais quanto para as crianças.

Procure maquiagens e esmaltes hipoalergênicos e leves.

Jogos de tabuleiro nas brincadeiras para festa do pijama

Existem diversos jogos de tabuleiro que podem ser usados em noites do pijama, é necessário apenas prestar atenção na quantidade de jogadores que cada um permite para não deixar ninguém de fora. Jogos fáceis de se encontrar e que podem ser divertidos são:

  • WAR;
  • Jogo da vida;
  • Banco imobiliário;
  • Detetive;
  • Perfil.

STOP

O STOP, também chamado de adedanha, é um jogo divertido para brincar na festa do pijama e que não necessita de muito material, basta uma folha de papel e uma caneta para cada jogador. As categorias de STOP podem ser, entre outras:

  • Cor;
  • Animal;
  • Marca;
  • Filme;
  • Carro;
  • CEP (cidade, estado ou país);
  • Fruta;
  • Comida;
  • Cantor(a).

Assim que decidirem as categorias do jogo, cada um escrevê-las na horizontal em um papel e fazer colunas, então, a pessoa que está comandando o jogo deve escolher uma letra para a rodada e dar o aval de início. O objetivo do jogo é que cada jogador coloque uma resposta para cada categoria (por exemplo, se a letra for A, pode-se colocar ARANHA na categoria animal).

O primeiro que conseguir preencher todas as categorias de uma letra cada deve gritar STOP, então, todo mundo deve parar de escrever. Ganha quem, no fim do jogo, tiver mais pontos, sendo que cada acerto único vale 10 pontos e cada acerto repetido (ou seja, se mais de 1 pessoa deu a mesma resposta) vale 5.

Culinária nas brincadeiras para noite do pijama para jovens

A noite do pijama precisa ter aquela pausa pra comer, certo? A melhor forma de organizar essa parte é deixando com que a crianças façam a própria comida com sua supervisão. Para que tudo dê certo, basta escolher uma receita simples, assim, você poderá ficar de olho em todo mundo enquanto a comida é preparada e ainda deixará todos entretidos, evitando também que seja necessário se preocupar com o preparo dos alimentos previamente.

Boas ideias de receitas para a ocasião são:

Se quiser fazer uma sobremesa, é melhor que essa parte seja feita antes por você. Tente fazer algo como um bolo de chocolate ou brigadeiro e evite coisas menos usuais que podem não agradar todo mundo.

Twister

O Twister é um jogo já bastante antigo mas que nunca perde a graça e é perfeito como brincadeira para festa do pijama. Para jogá-lo você precisará de um espaço grande, além disso, é necessário ficar sempre de olho para que as crianças não se machuquem.

Para deixar a brincadeira mais divertida, coloque músicas para tocar e certifique-se de que todos já estarão de pijamas, para garantir o conforto na hora de se esticar.

Caso você não encontre o Twister para vender, é possível fazê-lo em casa com um lençol ou papelão grande.

Veja também: Brincadeiras para fazer em festa infantil.

Jogo da adivinhação

Dentre as brincadeiras para noite do pijama para jovens, podemos fazer o jogo da adivinhação. Para esse jogo você precisará de uma folha de papel ou de um quadro negro e de canetas.

Antes do jogo começar, você deverá escrever em pedaços de papel coisas para que jogadores desenharem (escolha coisas simples, pense em coisas que qualquer um poderia reconhecer para tornar o jogo justo). Divida o grupo em 2 e peça para que um jogador de cada grupo vá na frente para fazer o desenho a ser adivinhado.

Na hora de escolher as coisas a serem adivinhadas, pense em:

  • Personagens de desenho;
  • Animais;
  • Objetos do cotidiano etc.

O que vale é a criatividade!

Dança das cadeiras

A dança das cadeiras é um clássico entre as crianças e combina muito com festa do pijama. Para jogar, basta você ter uma cadeira para cada participante menos um (ou seja, se houverem 10 jogadores, serão necessárias 9 cadeiras), então, siga os passos:

  1. Coloque as cadeiras em círculo com o assento para fora;
  2. Peça para os jogadores se posicionarem em volta do círculo;
  3. Comece uma música, assim que começar, os jogadores devem começar a andar em volta da cadeira;
  4. Pare a música, assim que parar, os jogadores devem correr para conseguir sentar em uma cadeira.

Como haverá uma cadeira em falta, algum dos jogadores ficará sem ter onde sentar e sairá do jogo. Para a próxima rodada, basta remover outra cadeira e continuar com a música, o processo deve ser repetido até que reste apenas uma pessoa, o ganhador.

Sessão de filme

Agora que todo mundo já brincou, se divertiu e comeu, uma boa opção para as crianças é assistir a um filme. A escolha do filme depende mundo do gosto das crianças, tente perguntar para seu(a) filho(a) quais seriam boas opções, evitando assim escolher algo que todo mundo já tenha visto ou que não seja muito adequado para a idade.

Filmes de terror costumam fazer sucesso com a criançada, porém, se você estiver lidando com crianças mais novas, tente dar uma olhada no filme escolhido antes para conferir se é uma boa opção e não ter problemas com os pais dos colegas. As comédias e animações costumam ser infalíveis.

Outras brincadeiras para festa do pijama infantil

Outras ideias de brincadeiras para noite do pijama que devem fazer sucesso são:

Se pretende ler mais artigos parecidos a 30 brincadeiras para noite do pijama, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre 30 brincadeiras para noite do pijama

O que lhe pareceu o artigo?

30 brincadeiras para noite do pijama
30 brincadeiras para noite do pijama

Voltar ao topo da página