História do Coelho da Páscoa
Um dos símbolos da Páscoa é o coelho da Páscoa, especialmente nos países anglo-saxões, com uma grande tradição de dar ovos de Páscoa às crianças no Domingo de Páscoa. É muito comum decorá-los e escondê-los, organizando assim um jogo estimulante para as crianças que vão procurá-los.
Para as crianças, a principal atração do Domingo de Páscoa é encontrar os ovos de chocolate deixados para trás pelo coelhinho da Páscoa. Apesar da simplicidade deste jogo, por trás dele está uma tradição que precisa ser conhecida para ser transmitida às novas gerações e assim ser preservada. Para saber tudo sobre a história do Coelho da Páscoa, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.
Qual o significado do Coelho da Páscoa
O Coelho da Páscoa é um dos principais símbolos das festividades da Páscoa e representa a fertilidade, o nascimento e a esperança de vida. Para os povos germânicos, o coelho era considerado um símbolo de fertilidade e sua aparência estava associada ao início da primavera, ao renascimento e à renovação da natureza após o fim do inverno.
O coelho era o primeiro animal a sair de sua toca e a procriar, devido à sua enorme capacidade reprodutiva. Foi também associado à deusa Páscoa, a quem o mês de abril e as honras dos festivais da primavera foram dedicados entre os povos do norte da Europa.
Ao longo dos séculos, a figura do Coelho da Páscoa foi progressivamente incluída e adaptada à Páscoa. A partir do século XIX, a fabricação de coelhinhos de chocolate e açúcar começou na Alemanha. Uma das figuras favoritas dos confeiteiros para fazer figuras de chocolate era o coelhinho.
Esta figura foi responsável por trazer os ovos de chocolate coloridos no Domingo de Páscoa, pois a lenda do coelhinho da Páscoa se tornou cada vez mais popular.
Você também pode estar interessado em saber se Domingo de Páscoa é feriado ou ponto facultativo.
História do Coelho da Páscoa
A origem do coelhinho da Páscoa pode ser rastreada até os festivais anglo-saxões pré-cristãos, quando o coelhinho era considerado um símbolo de fertilidade. A lenda do Coelho da Páscoa tornou-se cada vez mais famosa ao longo dos séculos e, a partir do século XIX, as figuras de chocolate que são tão típicas hoje já estavam sendo feitas.
Segundo esta lenda, um coelho estava escondido dentro da caverna na qual Jesus foi colocado, dentro da tumba fornecida por José de Arimatéia. O animal ficou muito assustado e foi observado quando as pessoas entraram, chorando tristemente pela morte de Jesus.
O coelho ficou de pé observando o corpo de Jesus enquanto colocavam a pedra com a qual fecharam a porta. O animal olhou para ele e se perguntou quem era esse homem a quem tantas pessoas amavam tão carinhosamente. Durante muito tempo, o dia e a noite passaram, até que o coelho de repente viu algo surpreendente: Jesus se levantou, dobrando os lençóis em que estava envolto.
Um anjo removeu a pedra que estava bloqueando a entrada, permitindo que Jesus saísse da caverna mais vivo do que nunca. Naquele momento, o coelho entendeu que Jesus era o filho de Deus e quis contar a todos que choravam pela ressurreição de Jesus, para que pudessem deixar de ficar tristes.
Como os coelhos não têm a capacidade de falar, ocorreu ao animal que se ele trouxesse às pessoas um ovo pintado, eles o entenderiam como uma mensagem de vida e alegria, então ele o fez. Desde então, segundo a lenda, o coelho sai todo domingo de Páscoa para deixar ovos coloridos em todas as casas para lembrar ao mundo a ressurreição de Jesus e que as pessoas devem viver com alegria.
Se você vai celebrar a Páscoa com a sua família, veja as melhores receitas para almoço de Páscoa aqui.
Caça aos ovos: como fazer
O jogo da caça ao ovo da Páscoa pode ser feito em qualquer casa. Você pode escondê-los por toda a casa para torná-la o mais divertida possível. Em cada canto, em cada recanto, sob as plantas ou em cestas.
Assobie e comece a caça aos ovos de Páscoa. Todas as crianças têm que tentar encontrar o maior número possível de ovos e podem até ajudar umas às outras a encontrá-los, incentivando assim o trabalho em equipe.
A caça ao ovo de Páscoa é uma tradição em muitos países do mundo. É muito divertido para as crianças esconder ovos pintados nos jardins ou dentro de casa para encontrá-los. É uma forma atraente de celebrar o Domingo de Páscoa com os membros mais jovens da família.
Agora que você conhece a história do Coelho da Páscoa, se quiser se apronfundar mais em Como fazer uma caça aos ovos divertida, não perca este outro artigo.
Se pretende ler mais artigos parecidos a História do Coelho da Páscoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.